O que é um gateway de pagamento e como escolher o ideal?
Saber o que é um gateway de pagamento e como escolher o melhor para a sua empresa é essencial para entregar aos seus clientes jornadas de compras mais fluidas, rápidas, otimizadas e seguras, bem como para evitar que o seu negócio perca vendas.
Ainda não conhece? Pois saiba que se trata de uma solução que conecta as partes envolvidas em um pagamento digital — isto é, comprador, instituição financeira e vendedor.
O recurso é o responsável por tramitar os dados com rapidez e segurança e garantir que não haja atritos ou interrupções durante o checkout.
Todo o fluxo acontece em segundos e de forma imperceptível tanto para quem compra quanto para quem vende, sendo essencial para processos mais seguros e dinâmicos.
Siga a leitura deste artigo e entenda, em detalhes, o que é um gateway de pagamento, os benefícios de usar e como escolher o ideal para a sua empresa.
O que é um gateway de pagamento?
Um gateway de pagamento é um sistema que conecta os agentes participantes de uma transação de pagamento digital. A solução promove a comunicação entre a pessoa que paga pela compra, a instituição financeira que ela utiliza e o estabelecimento comercial que receberá o valor da venda.
Assim, é função do recurso processar transações online a partir da sua integração em websites e lojas virtuais, bem como garantir rapidez e segurança nesse fluxo.
Aqui, vale destacar que o gateway de pagamento não é responsável pelo repasse do dinheiro do comprador ao vendedor. A solução funciona como um intermediário técnico que transmite as informações financeiras com segurança entre os agentes envolvidos na transação comercial.
Cabe ao adquirente ou subadquirente transferir o valor, isto é, o banco, fintech ou operadora de cartão, no prazo acordado na contratação do serviço financeiro.
Como funciona o gateway de pagamento?
Uma forma de entender melhor o que é um gateway de pagamento é conhecer o seu funcionamento. Em linhas gerais, acontece da seguinte maneira:
- O cliente acessa o site ou aplicativo de um determinado e-commerce, escolhe os itens que pretende comprar e os coloca no carrinho;
- Na tela de checkout, ele define o meio e a forma de pagamento conforme suas preferências e oferta da loja;
- Após a inclusão de dados que comprovam sua identidade, como nome e número do CPF, e da conferência do total da compra, o gateway entra em ação automaticamente;
- O recurso recolhe todas as informações, adiciona camadas de segurança (como a criptografia) e envia para a instituição financeira do cliente;
- O banco, fintech ou operadora de cartão analisa e valida o pedido. Se tudo estiver de acordo, processa o pagamento com a retirada do valor da conta corrente ou do limite do cartão, conforme o meio que o comprador usou para pagar;
- Em seguida, a instituição financeira devolve a resposta ao gateway de pagamento com a informação se a transação foi aprovada ou não;
- Independentemente do resultado, o sistema notifica o e-commerce, o qual pode prosseguir com o envio do produto ou com a sugestão de o cliente tentar outro meio de pagamento, de acordo com o retorno da entidade financeira;
- Na última etapa, o gateway de pagamento registra os detalhes da operação, os quais o vendedor pode consultar para emissão de relatórios ou auditorias, por exemplo.
Agora que você sabe o que é um gateway de pagamento, resta conhecer as vantagens de usar o recurso.
9 benefícios de usar um gateway de pagamento
Estes são os principais benefícios de usar um gateway de pagamento no checkout do seu negócio:
- Aumento do nível de segurança das operações;
- Conveniência e praticidade para quem compra;
- Facilidade para oferecer meios de pagamento flexíveis e atuais;
- Redução do risco de fraude;
- Agilidade no processamento dos valores;
- Escalabilidade;
- Otimização do checkout;
- Melhora da experiência de compra dos clientes;
- Diminuição da taxa de carrinhos abandonados por problemas no checkout.
Como escolher um gateway de pagamento? 9 critérios
Porém, para ter benefícios assim, é essencial saber como escolher um gateway de pagamento. Portanto, na hora de tomar a sua decisão, considere estes critérios:
- Estabilidade: a solução precisa funcionar 24 horas por dia, sete dias da semana sem interrupções. Dessa forma, você não corre o risco de perder vendas justamente na última etapa da jornada de compra;
- Escalabilidade: o gateway deve ter estrutura para acompanhar o ritmo de crescimento do negócio e absorver diferentes volumes de transações financeiras sem falhas ou atritos;
- Agilidade: é fundamental que a tramitação das informações aconteça de forma rápida e imperceptível tanto para quem vende quanto para quem compra;
- Diversidade: bons gateways aceitam diferentes meios e formas de pagamento, critério essencial para a sua empresa oferecer várias opções aos clientes e, assim, atender suas necessidades e preferências;
- Facilidade de integração: precisa se integrar a sua plataforma de vendas e aos sistemas de gestão que já utiliza sem conflito entre as tecnologias ou comprometimento da segurança do gateway de pagamento;
- Taxas: os valores que o fornecedor da solução cobra não podem comprometer sua margem de lucro, tampouco gerar aumento nos preços para os clientes finais;
- Recursos extras: a exemplo de relatórios financeiros e dashboard para acompanhamento em tempo real das transações financeiras;
- Suporte pós-venda: essencial para solucionar qualquer problema operacional que comprometa o fluxo de vendas do seu negócio;
- Camadas de proteção: deixamos este tópico para o final porque a segurança dos gateways de pagamento merece atenção especial. Afinal, falhas comprometem a reputação e a imagem da sua empresa. Portanto, escolha os que oferecem protocolos de criptografia, conformidade com PCI DSS e diferentes medidas antifraude.
O que esperar das tendências em gateways de pagamento?
Gostou de saber o que é gateway de pagamentos, como melhora a experiência dos seus clientes e como ajuda a sua empresa a vender mais? Saiba que muito está por vir e que os novos cenários geram oportunidades incríveis de crescimento!
Estão entre as tendências dessa indústria:
- Expansão dos pagamentos móveis;
- Gateways baseados em API (interface de programação de aplicativos que conecta plataformas distintas);
- Inclusão de diferentes alternativas na hora de pagar — a exemplo das que a ascensão do Pix gera, como Pix Automático (débito em conta via sistema de pagamento instantâneo).
O importante é você se atentar às novidades do mercado de pagamentos e levar para o seu negócio formas e meios personalizados e alinhados com as necessidades, preferências e expectativas dos seus clientes.
Dessa forma, consegue entregar o que eles buscam, destacar a sua marca, atrair e fidelizar público e vender muito mais!
Este artigo foi escrito pela Zoop, fintech brasileira líder em tecnologia para o desenvolvimento de serviços financeiros com a cara da sua marca.






