Finanças Empresariais

Edutech: 5 meios de pagamento para aumentar a receita

23 de January de 2025
Edutech: 5 meios de pagamento para aumentar a receita<

Uma edutech (também conhecida como edtech) é uma startup de educação que investe na inovação tecnológica para otimizar a qualidade de ensino e tornar mais eficiente e conveniente o aprendizado dos estudantes.

Esse modelo de negócio surgiu na onda de uma série de segmentos de negócio que também apostam na tecnologia para melhorar a experiência dos clientes, como as fintechs, especialistas no ramo financeiro, e as foodtechs, empresas voltadas ao ramo de alimentos.

De acordo com o relatório Mapeamento Edtech 2022, desenvolvido pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), em 2022, o Brasil já tinha 813 startups desse tipo ativas.

Isso engloba as plataformas de cursos online, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os Sistemas de Gestão Educacional (SIG/SIS) e os aplicativos de gamificação de ensino. 

Tal segmento contempla tanto empresas B2B quanto B2B, isto é, modelos de negócio distintos e, principalmente, diferentes formas de lidar com o cliente, sejam pessoas físicas ou outras pessoas jurídicas.

Logo, é vital pensar em como essas empresas devem atuar no mercado para atrair e fidelizar clientes e, claro, superar a concorrência. Nesse contexto, oferecer os melhores métodos de pagamento com experiências personalizadas pode ser um diferencial e tanto!

Mas quais os principais meios de pagamento para uma startup edutech? Quais são os benefícios deles? Como implementá-los? Confira o conteúdo até o fim e tire todas as dúvidas!

Quais são os melhores meios de pagamento para uma edutech?

Como vimos, existem diversos modelos de edutech com propostas de negócio bem diferentes entre si. 

Por exemplo, uma empresa B2B que oferece plataformas de aprendizagem para outras instituições de ensino tem uma proposta comercial totalmente diferente de um aplicativo que ensina línguas para o usuário.

Portanto, cada tipo de edutech precisa olhar para a própria operação a fim de descobrir quais são as soluções financeiras e os modelos de pagamento e cobrança que combinam com seu modelo de negócio e com as demandas dos clientes.

Os 5 principais tipos de pagamento que uma edutech pode oferecer são os seguintes:

  • cartão de crédito;
  • cartão de débito;
  • boleto bancário;
  • transferências, como o Pix;
  • carteiras digitais.

O ideal é contar com um gateway de pagamento que ofereça todas essas formas de transação para atender às demandas dos clientes. Quanto mais opções de pagamento sua marca ofertar, maiores serão as chances de ver um negócio fechado.

E isso vale tanto para os modelos B2B quanto para o modelo B2C! Falando nisso, é comum vermos startups edutech nessas duas esferas de atuação oferecendo planos de assinatura para seus clientes, não importa se são empresas ou consumidores pessoas físicas.

Nesse caso, o modelo de cobrança conhecido como pagamento recorrente é uma ótima pedida. Esse sistema automatizado notifica mensalmente os assinantes de cursos e plataformas para que efetuem o pagamento do serviço.

Isso automatiza os processos, o que reduz os erros nas cobranças, assim como diminui os níveis de inadimplência, gerando mais receita e capacidade de planejamento para o negócio.

Por que oferecer soluções de pagamento personalizadas na startup edutech?

As soluções personalizadas de pagamento para edutech são fundamentais para adequar o modelo de negócio às principais necessidades dos clientes. 

Nessa operação, todos os lados saem ganhando. Enquanto as empresas padronizam os processos de cobrança com eficiência, os clientes têm uma experiência de compra mais interessante e conveniente com as marcas.

Por sinal, adquirir um bom gateway de pagamento traz um combo de soluções efetivas, que, com certeza, não irão só corresponder às necessidades mínimas dos clientes, mas também expandir e aprimorar o relacionamento deles com a marca.

Dentre os benefícios, podemos enumerar:

  • opções de pagamentos diversas, que contemplam as necessidades de diferentes perfis de clientes;
  • soluções de crédito e de cobrança personalizadas, conforme o comportamento de consumo do cliente;
  • relatórios de performance para monitoramento dos resultados e mapeamento de tendências para insights;
  • sistema de pagamento recorrente e outros modelos de customização. 

Por exemplo, um bom recurso para pagamento recorrente permite criar planos de cobrança personalizados, com a segmentação criada para a carteira de clientes da marca.

Além disso, esse recurso oferece um upgrade na experiência do cliente, uma vez que ele é notificado periodicamente para realizar o pagamento das assinaturas. Esse contato pode ser via e-mail, Whatsapp ou SMS e já conter o número de boleto ou link de pagamento.

Caso opte pelo débito em conta, os valores já são descontados automaticamente da conta corrente indicada.

Portanto, como podemos ver, a tecnologia está a favor das edutechs para padronizar processos e personalizar os métodos de cobranças dos seus clientes, sejam pessoas jurídicas ou físicas.

Como funciona o Programa Edutech do Governo?

A consolidação da inovação tecnológica no ramo da educação conta com a ajuda de projetos cujo objetivo é ensinar jovens a desenvolver habilidades de programação e sistemas digitais.

É o caso, por exemplo, do Programa Edutech do Governo do Estado do Paraná. Esse é um exemplo de iniciativa pública que visa capacitar novos profissionais para esse segmento de mercado em franca expansão e, ainda, incentivar a inovação em diversos campos do saber. 

Gostou de aprender mais sobre o mundo das edutechs e o caminho do sucesso nesse universo? Esperamos que sim!

Para se manter informado, continue acompanhando todas as atualizações do nosso blog! Vem mais conteúdo bom por aí! Até a próxima!

Este artigo foi escrito pela Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros.