O que é uma carta de crédito? Saiba como funciona na prática!
Saber o que é uma carta de crédito é uma das primeiras ações do consorciado ao pesquisar uma administradora de consórcios. Afinal, ela representa justamente o valor recebido que possibilita a compra do bem tão desejado!
A modalidade do consórcio reúne pessoas físicas e/ou jurídicas em um grupo, que pagam uma quantia mensal a fim de formar uma poupança coletiva. Esse saldo comum viabiliza as contemplações com carta de crédito para que cada participante adquira bens ou serviços, como carros, motos, imóveis, reformas, entre outros.
Só entre janeiro e agosto de 2023, a quantidade de pessoas contempladas pelo consórcio foi histórica: mais de 1,09 milhão de contemplações! De acordo com a ABAC, esse resultado é 10,4% maior em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Logo, percebe-se que é uma estratégia muito eficiente contar com um consórcio, podendo parcelar 100% do valor que será recebido à vista.
Vamos descobrir então como receber essa quantia tão desejada? Continue a leitura e descubra como ser contemplado no consórcio, como funciona a carta de crédito e o passo a passo para usá-la!
O que é uma carta de crédito?
A carta de crédito é um documento financeiro do consórcio que reúne o valor contratado inicialmente para comprar um bem ou serviço, como casa, apartamento, carro ou reformar e construir um imóvel.
Para ficar mais claro, explicamos como funciona o consórcio e a importância da carta de crédito nessa modalidade de compra.
O consorciado faz a adesão a um grupo e determina o valor das parcelas e a duração do prazo de pagamento, adquirindo uma cota. Todos os participantes pagam mensalmente a quantia estabelecida a fim de criar um saldo comum.
Essa poupança coletiva é usada para pagar os consorciados que são contemplados durante a vigência do grupo. O pagamento é feito por meio da carta de crédito, que equivale a uma compra à vista.
Se você quer comprar um carro que custa R$70 mil, ao ser contemplado, receberá essa quantia em forma de carta de crédito para usá-la de acordo com as normas determinadas no contrato.
Como funciona uma carta de crédito?
A carta de crédito funciona de forma diferente de um recebimento do montante à vista. Entenda melhor.
Escolha do valor
Antes de comprar uma cota de consórcio, o participante define o valor que deseja parcelar de acordo com o que pode pagar mensalmente e ao longo do prazo do contrato.
Dica: não comprometa mais do que 30% da sua renda mensal!
Liberação ao consorciado
Para entender como funciona uma carta de crédito, é fundamental saber que ela precisa ser liberada ao consorciado por meio da contemplação.
Durante as assembleias periódicas, geralmente mensais, a administradora realiza sorteios pelo número da cota ou então elege o contemplado por meio da oferta de lance. Explicaremos melhor a seguir sobre isso!
Ou seja: o consorciado pode ser contemplado a qualquer momento! Logo, é preciso ter um objetivo de médio a longo prazo e não desejar comprar seu apartamento na semana seguinte.
Forma de aquisição do bem
A carta de crédito representa o valor à vista, só que ele não é depositado na conta do consorciado. É a administradora quem realiza o pagamento. Assim, ela tem o controle de que a quantia é usada conforme o estabelecido em contrato.
Porém, mesmo que a forma de aquisição seja considerada indireta, o consorciado faz a compra à vista, podendo negociar preços e condições.
Como ser contemplado no consórcio?
Para ser contemplado no consórcio existem duas maneiras: por sorteio ou oferta de lances. A contemplação é feita periodicamente durante as reuniões entre o grupo e a administradora, chamadas de assembleias ordinárias.
Contemplação por sorteio
O sorteio é feito de acordo com as regras definidas pela administradora responsável pela gestão do grupo, podendo ser em assembleias online ou presenciais.
O sorteio pode escolher um ou mais contemplados, que concorrem sob condições iguais.
Contemplação por lance
A oferta de lance no consórcio pode acontecer de maneiras variadas. Porém, de modo geral, funciona como um leilão: a pessoa que der o valor mais alto é contemplada.
O lance é a antecipação das parcelas do consórcio com a finalidade de pegar um lugar na frente para receber a carta de crédito mais rapidamente.
- Lance fixo: o valor é determinado pela administradora, sendo uma porcentagem do valor total da carta de crédito.
- Lance livre: o consorciado escolhe a quantia a ser antecipada e, quem der a maior, leva.
Se houver empate, é necessário conferir o que diz o contrato. Geralmente são feitos sorteios entre os participantes que deram os lances iguais.
Outro detalhe é que se você der o lance e não for contemplado, não precisa pagá-lo, ok?
Como usar uma carta de crédito?
E o que acontece depois de ser contemplado? Calma, vamos explicar como usar uma carta de crédito na prática! Veja um passo a passo prático.
1. Confirmação da contemplação
O primeiro passo para a conquista do valor do crédito. A administradora entra em contato com os escolhidos, até mesmo para realizarem o pagamento em caso da oferta de lance.
2. Entrega de documentos
É preciso enviar alguns documentos a fim de a administradora analisar o crédito do participante para aprovar a entrega da carta.
3. Confirmação da adimplência
É indispensável que todas as parcelas estejam em dia para a carta de crédito ser entregue. Esses detalhes estão expostos no regulamento do contrato do consórcio.
4. Escolha do bem ou serviço
Depois da aprovação, é hora de escolher o bem desejado, que foi previsto em contrato. Existem várias modalidades de consórcio, como imobiliário, de veículos e serviços (reformas, construções, viagens, estudos etc).
5. Negociação com o vendedor
Agora é o momento de agir! Entre em contato com o vendedor e diga que tem o dinheiro à vista. Isso abre portas para negociar descontos ou até mesmo adicionais gratuitos, como em caso de aquisição de carros novos.
6. Envio dos dados à administradora
Depois de escolher o bem ou serviço, entre em contato com a administradora para enviar todas as informações. Informe-se sobre os dados e os documentos referentes à operação que são obrigatórios.
7. Compra do bem ou serviço
A administradora faz o pagamento e você recebe o que tanto desejou! Se quiser, pode acrescentar mais dinheiro e adquirir um bem ou serviço mais caro.
Destacamos que o consorciado pode usar até 10% do valor da carta de crédito para arcar com custos relacionados à compra, como de imóveis e carros, que incluem despesas de escritura, impostos, documentações, emplacamentos, entre outras.
Gostou de aprender o que é carta de crédito e como funciona na prática? Não se esqueça de sempre ler de forma minuciosa o contrato e tirar todas as dúvidas antes mesmo de iniciar o consórcio. Conte com uma administradora que ofereça bom atendimento e passe segurança a todos os consorciados!
Este texto foi escrito pela Racon Consórcios, no mercado desde 1991. É uma marca do grupo Randon Administradora de Consórcios, que atua ainda em diversos segmentos, como veículos, imóveis, transporte pesado, máquinas agrícolas, entre outros.






