Experiências baseadas em dados: 4 passos para implementar
Experiências baseadas em dados é como chamamos os diferentes pontos de uma jornada do cliente que é planejada a partir de informações e métricas reais. Assim, é possível personalizar suas ações, aumentando as chances de conversão.
E como isso funciona na prática?
Primeiramente, é preciso ter clareza de que para tomar decisões baseadas em dados é preciso investir em ferramentas de análise adequadas que, além de coletar e armazenar grandes volumes de dados, permitam processar tais informações.
No entanto, para adotar estratégias de personalização eficazes é preciso superar os desafios na implementação de dados — que não são poucos, e incluem questões de privacidade e segurança, além da necessidade de capacitação dos profissionais.
Neste post, explicamos o que são experiências baseadas em dados, o que é e qual a importância da cultura data driven, como essas informações afetam os resultados da companhia e por que aderir a ela. Por fim, mostramos como ferramentas de análise de dados podem contribuir para a tomada de decisões da sua empresa.
O que são experiências baseadas em dados?
Proporcionar experiências baseadas em dados se refere à adoção de ferramentas de análise para construir a jornada do cliente. O objetivo é desenvolver estratégias de personalização mais eficazes, assertivas e satisfatórias, aprimorando o seu relacionamento com a marca, bem como a sua experiência de consumo.
Essa prática faz parte da chamada cultura data driven, que abordaremos adiante.
Por que dados são tão importantes para as empresas?
Você já deve ter ouvido falar que os dados são o novo petróleo, certo? Isso porque eles são extremamente valiosos, podendo gerar insights capazes de direcionar as ações da sua companhia, tornando-a muito mais eficiente, resiliente e competitiva.
Quer um exemplo?
Ao analisar dados de mercado, você pode conhecer o perfil do seu público-alvo em profundidade, o que permite desenvolver produtos e serviços sob medida e elaborar campanhas de marketing mais eficazes. Dessa forma, é possível identificar boas oportunidades para o seu negócio, impulsionando o crescimento da sua empresa.
O que é tomada de decisão baseada em dados?
A tomada de decisão baseada em dados é o que chamamos de cultura data driven, caracterizada por se apoiar em fatos concretos, ou seja, dados reais, para direcionar suas ações e definir suas estratégias de negócios.
Isso é feito por meio do uso de ferramentas de análise de dados, responsáveis pela coleta, armazenamento e processamento desses dados, a fim de transformá-los em informações úteis, que geram insights valiosos para a gestão do empreendimento.
Sendo assim, neste modelo de gestão, todas as decisões são tomadas com base nas informações geradas pela própria companhia e também pelo mercado.
Basicamente, estamos falando em olhar para o mercado e para os resultados da companhia buscando entender o que faz sentido para os seus clientes, a fim de descobrir o que eles precisam e como atender a essas necessidades.
Assim, uma empresa orientada por dados é aquela que os entende como ativos estratégicos, aproveitando todo o seu potencial para construir uma jornada diferenciada para seus clientes, por meio de experiências baseadas em dados.
Quais os benefícios do uso de dados para a tomada de decisão? 5 vantagens
Como vimos até aqui, informação é um recurso estratégico e extremamente valioso para as organizações. Por isso, fornecer experiências baseadas em dados tende a gerar uma série de vantagens, tanto para seus clientes, quanto para a sua empresa:
- torna a companhia muito mais competitiva e preparada para lidar com os desafios do mercado;
- proporciona maior compreensão das necessidades e preferências dos consumidores;
- confere uma visão mais ampla do mercado, permitindo encontrar oportunidades únicas para explorar tendências antes de seus concorrentes;
- concede acesso a insights valiosos, que revelam o melhor caminho para o crescimento do negócio;
- aumenta a assertividade nas tomadas de decisão, contribuindo para uma gestão mais estratégica e eficaz, baseada em dados e não em “achismos”.
Como tomar decisão baseada em dados? 4 passos práticos
Para tomar decisões baseadas em dados e oferecer experiências personalizadas para o consumidor, é preciso identificar o problema que você deseja solucionar, em seguida, pensar em quais indicadores analisar e, então, reunir informações necessárias, o que pode ser feito por meio de ferramentas de análise de dados.
Entenda cada um desses passos a seguir:
1. Identificação do problema
O primeiro passo para a tomada de decisão baseada em dados é identificar quais desafios você precisa resolver.
Muitas vezes, não encontramos a solução por não saber qual a real raiz do problema. Nisso, gastamos tempo e recursos com palpites que não nos levam a lugar algum. Por isso, concentre-se primeiro em compreender as adversidades.
2. Defina métricas de análise
Sabendo qual é o problema que você está enfrentando, o próximo passo é pensar em como analisá-lo com base em dados. Para isso, é preciso definir indicadores para mensurar o desafio, bem como os resultados das intervenções realizadas.
Um bom exemplo são os indicadores de satisfação do cliente, que permitem mensurar o nível da experiência dos consumidores com a sua marca.
3. Reúna dados
Problema identificado e métricas estabelecidas, é hora de fazer o levantamento de informações para avaliar a extensão do problema e levantar as possibilidades para sua solução. Nesta etapa, você deve reunir o máximo de informações possível.
4. Use boas ferramentas de análise de dados.
Criar experiências baseadas em dados requer um grande volume de informações, tornando muito difícil realizar este trabalho manualmente. É por isso que, para obter bons resultados, você precisa contar com boas ferramentas, que irão te ajudar desde a coleta, armazenamento, processamento e análise desses dados.
Um grande exemplo aqui é a Zendesk AI, uma ferramenta construída com base em bilhões de interações reais de atendimento ao cliente, fornecendo as informações necessárias para otimizar o suporte oferecido pela sua empresa e proporcionar experiências baseadas em dados. Um diferencial para alavancar o seu negócio.
Comece a oferecer experiências baseadas em dados para seus clientes hoje mesmo!
A análise de dados permite às empresas tomarem decisões mais assertivas e coerentes com seus objetivos de negócio, otimizando seus resultados. Ademais, ao proporcionar experiências baseadas em dados, sua companhia alcança um grande diferencial competitivo, uma vez que entrega exatamente o que os clientes desejam.
Isso nos leva a acreditar que a adesão à cultura data driven se faz extremamente necessária, tendo se tornado vital para o sucesso de qualquer tipo de negócio.
Para iniciar esta jornada, você pode adotar softwares desenvolvidos para explorar todo o potencial que a inteligência de dados pode oferecer. É o caso da Zendesk IA, que mencionamos anteriormente, um sistema robusto de atendimento ao cliente.
Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe com a sua equipe para que todos fiquem por dentro do poder das experiências baseadas em dados.