5 Benefícios da educação corporativa para empresas de tecnologia
Atualmente, o setor de tecnologia é um dos que mais cresce no país, se tornando um dos mercados mais promissores para os próximos anos. Como resultado, a demanda por inovação e por pessoas qualificadas nesse mercado cresce na mesma proporção.
A educação corporativa, que já vinha ganhando força dentro das organizações modernas, surge como uma iniciativa para alavancar ainda mais o setor. No entanto, para alguns gestores ainda fica a dúvida sobre quais são e como aproveitar os benefícios da educação corporativa nas empresas de tecnologia.
Sendo assim, o artigo a seguir tem como objetivo definir o atual cenário da educação corporativa nas empresas modernas, bem como listar 5 benefícios de se investir nessa iniciativa.
Continue a leitura para saber mais!
O atual cenário da educação corporativa
O cenário pós-pandemia colocou ainda mais em evidência a prioridade dos procedimentos de viés digital dentro das empresas. Por exemplo, o trabalho remoto e híbrido foram medidas emergenciais, mas que já estão sendo avaliadas pela gestão de diversas empresas enquanto modelos permanentes.
Desse modo, as empresas de tecnologia, que possuem um foco maior nesse sentido, saíram na frente quando assunto é adaptação. Como resultado, essas empresas garantiram um crescimento ainda maior para o setor, que já seguia em expansão no país.
Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), o mercado de tecnologia da informação deve crescer 14,3% em 2022. Isso demonstra que o crescimento do setor não pretende desacelerar nos próximos anos, pelo contrário.
Por outro lado, todo esse crescimento trouxe também uma carência: profissionais qualificados para assumir esses postos estão em falta no mercado. Por isso, essas empresas perceberam a necessidade de investimento em T&D como forma de suprir essa demanda crescente. Nesse sentido, a educação corporativa cria uma ponte não só para desenvolver times mais qualificados como também para transformar a cultura dessas empresas.
A pesquisa HR Innovation, promovida pela empresa de RH catarinense Ahgora, projeta um cenário de aumento nos investimentos em educação corporativa nas empresas. De acordo com a pesquisa, 76,5% das empresas pretendem priorizar investimentos em educação corporativa já para este ano.
Isso coloca a educação corporativa cada vez mais como um elemento estratégico nas organizações, e quando colocamos em foco o crescimento do setor de tecnologia, isso fica ainda mais evidente. Mas como essa relação acontece de fato e quais soluções em educação corporativa podem beneficiar o setor? É o que veremos a seguir.
Educação corporativa e empresas de tecnologia
Nos últimos anos, a transformação digital trouxe uma nova perspectiva para o mercado e modificou a mentalidade nos ambientes corporativos. Gestores perceberam que o mercado digital exigia não apenas uma mudança de estrutura, mas também de cultura por parte das empresas.
Sabendo disso, empresas de tecnologia estão investindo cada vez mais em educação corporativa como uma forma de qualificar e promover essa mudança de cultura. Uma das alternativas encontradas por essas empresas está na aprendizagem digital como forma de obter maior performance com custos reduzidos.
Na pandemia, cresceu muito a busca por modalidades de educação à distância, e na educação corporativa dentro das empresas não foi diferente. As plataformas digitais de educação garantiram não só a segurança, como também maior flexibilidade de aprendizagem para times inteiros.
Por conta desse movimento as EdTechs, startups com foco em tecnologias voltadas para o setor de educação, estão em alta no Brasil. Para o setor de tecnologia, o ganho é duplo: é possível obter times mais qualificados por meio de plataformas já conhecidas.
Um dos principais apelos da educação corporativa digital para essas empresas está no uso de ferramentas e formatos comuns ao setor. Dentre algumas dessas ferramentas se encontram:
- Gamificação
- Microlearning
- Mobile Learning
- Inteligência Artificial
- Big Data
- Realidade aumentada
Por isso, a educação corporativa está ganhando uma cara cada vez mais digital, um elemento crucial para atender as demandas das empresas de tecnologia no cenário pós-pandêmico. Sendo assim, as empresas que entenderem essas dinâmicas sairão na frente quando assunto for a criação de times mais preparados para futuras crises.
Como resultado, os benefícios a curto e longo prazo são diversos. A seguir, listaremos 5 desses benefícios da educação corporativa para as empresas de tecnologia.
5 benefícios da educação corporativa no setor de tecnologia
Conforme vimos, a educação corporativa está se consolidando como uma das estratégias chave nas empresas para os próximos anos. Além disso, as empresas de tecnologia podem colher vários benefícios quando fazem esse investimento de forma planejada e inteligente.
Cultura de aprendizagem
A melhoria contínua é um dos principais pilares das empresas de tecnologia que entendem a necessidade de serviços voltados para o cliente. Para acompanhar esse processo, é necessário construir uma cultura organizacional focada no desenvolvimento.
Desse modo, a educação continuada é um dos elementos que pode transformar positivamente a cultura da empresa. A educação corporativa permite que esse processo de educação continuada se perpetue na empresa, e quando focada na aprendizagem digital esse efeito é potencializado.
Uma vez que a mentalidade de crescimento faz parte do seu time, novos desafios serão apenas um estímulo a mais rumo ao desenvolvimento. Dessa forma, tanto sua empresa quanto seu time só têm a ganhar.
Equipe mais engajada
Um time melhor qualificado é capaz de resolver problemas mais facilmente, e uma educação de qualidade é o primeiro passo. A educação corporativa ajuda a criar times mais engajados do ponto de vista técnico no trabalho.
Além disso, a educação corporativa ainda ajuda a reter talentos na sua empresa. Segundo um levantamento feito pela Great Place to Work, que avalia as melhores empresas para trabalhar segundo os colaboradores, as oportunidades de crescimento são o maior fator de permanência de funcionários nas empresas (46%).
Em um cenário onde falta mão de obra qualificada, ter times engajados e dispostos a permanecer e se desenvolver na empresa é indispensável. Investir em educação corporativa permite que esse desenvolvimento ocorra de forma gradual e contínua.
Fomento da inovação
A inovação é uma das coisas mais importantes para uma empresa de tecnologia, e um ambiente de aprendizagem nas empresas faz parte desse processo. Uma vez que sua empresa dá o espaço para que seus colaboradores coloquem em prática os conhecimentos adquiridos, se cria um ambiente propício à inovação.
A educação corporativa cria a ponte para que seus colaboradores inovem para além dos próprios cargos e atribuições. Desse modo, sua empresa colhe os benefícios de uma cultura voltada para a inovação e incentiva novas ideias.
Time mais produtivo
A produtividade é outro benefício decisivo que a educação corporativa pode proporcionar às empresas de tecnologia. Nesse caso, o aumento da produtividade vai além de produzir mais em menor tempo. Quando o seu time é preparado, ele executa as tarefas operacionais utilizando o tempo de forma qualificada.
Dessa forma, é possível entregar demandas com foco na qualidade do trabalho realizado dentro do cronograma ideal. Esse é um objetivo que pode ser alcançado quando a educação corporativa é feita de forma assertiva e com foco nas necessidades de cada time.
Indicadores relevantes
Por fim, mas não menos importante, a definição de indicadores de desempenho é um elemento crucial na estratégia de qualquer empresa. Os indicadores de aprendizagem são importantes do ponto de vista dos investimentos e resultados das iniciativas de educação corporativa na sua empresa.
Se levarmos em conta o que já trouxemos sobre o papel da educação corporativa no planejamento estratégico das empresas, esses indicadores são ainda mais importantes. Quando a sua empresa utiliza plataformas de qualidade e que auxiliam na criação desses indicadores, sua estratégia fica ainda mais robusta e bem embasada.
Para concluir, é possível olhar a educação corporativa nas empresas de tecnologia para além dos benefícios financeiros. Quando os investimentos da sua empresa são focados em pessoas, a relação entre o seu time é transformada, e a educação corporativa pode ser o primeiro passo para a construção de ambientes corporativos mais saudáveis e voltados para a qualidade dos resultados obtidos.
Este artigo foi desenvolvido pelo time da Plantar Educação. A Plantar é uma plataforma que oferece soluções em educação corporativa e consultoria educacional com foco na aprendizagem digital. Dessa forma, é possível capacitar colaboradores de forma simples e com flexibilidade para obter melhores resultados.