Evolução dos chatbots com IA: como impactam o atendimento?
A evolução dos chatbots com a IA como protagonista é um evento ligeiramente recente. Porém, essa tecnologia já está aí há mais de meio século e, ano a ano, se mostra cada vez mais importante para as empresas em diferentes frentes.
Boa parte das organizações já se deram conta disso e, para assumir o protagonismo no mercado em que atuam, precisarão se manter atualizadas com essa tecnologia.
Consoante a isso, conforme o relatório Zendesk CX Trends, 67% dos líderes pretendem aumentar os investimentos em IA/bots, reforçando seu compromisso com os clientes e, é claro, seu lugar na disputa pela liderança do seu nicho.
A sua companhia faz parte deste grupo ou vai ficar para trás?
Neste post, falamos sobre a evolução dos Chatbots com IA, como eles funcionam e de que forma impactam no atendimento ao cliente. Ao final, apresentamos um exemplo de sistema de chatbot baseado em IA que veio para mudar tudo!
Como foi a evolução dos Chatbots com a IA?
Os chatbots baseados em IA, como os que conhecemos e usamos hoje, se tornaram ferramentas essenciais para o sucesso de qualquer empresa, sobretudo na área de atendimento ao cliente. Contudo, essa não é uma tecnologia realmente nova, tendo em vista que a criação do primeiro chatbot se deu ainda na década de 60.
É claro que, nesta época, o que tínhamos era um modelo rudimentar, baseado em regras simples e padrões de correspondência de texto. Gradualmente, este conceito foi sendo aperfeiçoado, avançando particularmente com o surgimento da Internet.
Com o avanço das tecnologias de Machine Learning e inteligência artificial, os chatbots se tornaram ainda mais potentes, capazes de aprender e evoluir.
Hoje, com a incorporação de recursos como processamento de linguagem natural (PLN), redes neurais e IA generativa, expandimos ainda mais os seus limites, tornando-os capazes de interagir de forma autônoma, identificar contextos e responder de acordo, mantendo uma conversação de alto nível com seres humanos.
A evolução da inteligência artificial em chatbots gerou um salto em produtividade, já que tais ferramentas são aplicadas em diversos contextos nas empresas, do suporte ao cliente à automação de tarefas, otimizando uma série de rotinas.
Qual é o impacto dos chatbots no atendimento ao cliente?
Devido à evolução dos chatbots com IA, a qualidade do suporte dedicado ao cliente deu um grande salto nos últimos anos. Um dos pontos de destaque é o aumento da eficiência devido à automatização. Ao assumir as atividades repetitivas, os chatbots permitem que os agentes humanos se dediquem a tarefas de maior complexidade.
Com isso, temos um aumento de produtividade, considerando que os bots são capazes realizar diversas tarefas de forma simultânea, sem comprometer seu desempenho.
Inclusive, devido à sua capacidade de interatividade avançada, os chatbots tornaram o atendimento ao cliente muito mais ágil e eficiente, reduzindo o tempo de espera e resolvendo grande parte das solicitações dos usuários rapidamente.
E não podemos deixar de mencionar a redução de custos advinda disso, uma vez que o robô permite operar com uma equipe muito mais enxuta.
Outro aspecto extremamente positivo é a possibilidade de personalização do suporte. Integrados com sistemas de CRM (Customer Relationship Management), os chatbots têm acesso aos dados do cliente e seu histórico de atendimento, conferindo o contexto necessário para um atendimento de excelência, feito sob medida.
E esses são apenas alguns exemplos do impacto que essa tecnologia gera para as empresas. O fato é que o atendimento via chatbots com recursos de interatividade avançada permite aprimorar o suporte, transformando a experiência dos usuários.
Como funciona um chatbot com IA?
Ao contrário do modelo baseado em regras, que segue um script com respostas pré-programadas, um chatbot de IA é capaz de analisar e entender o contexto das mensagens enviadas pelos usuários, para, em seguida, buscar em seu banco de dados a resposta mais apropriada para cada situação.
Com isso, se torna muito mais efetivo, tendo em vista que sua atuação não se limita às situações inseridas em sua programação. Logo, podemos dizer que a evolução dos chatbots com IA conferiu a esta ferramenta a capacidade de aprender. Assim, quanto maior o número de interações, mais ele aprende e mais eficiente se torna.
Exemplo de evolução dos chatbots com IA
Um grande exemplo do potencial que a evolução dos chatbots com inteligência artificial pode oferecer para as empresas é a Zendesk AI, um sistema construído a partir de bilhões de interações reais de atendimento ao cliente, que entende as necessidades dos usuários e fornece uma experiência de suporte aprimorada.
Desenvolvida em parceria com a OpenAI, este é o próximo passo na evolução da inteligência artificial em chatbots. Com interatividade avançada no atendimento ao cliente, ela consegue detectar a intenção do usuário e sugerir respostas, além de identificar o agente certo para encaminhar as solicitações não solucionadas.
Inclusive, seus bots operam de forma automatizada e são altamente personalizáveis, o que permite que sejam configurados conforme o tom de voz de cada marca.
Definitivamente, uma IA que se destaca em um mercado que anseia por novidades capazes de oferecer um diferencial competitivo à altura das exigências dos clientes.
Sua empresa está acompanhando a evolução dos chatbots com a IA ou vai ficar para trás?
Não é de hoje que a tecnologia vem alavancando a produtividade nas empresas, possibilitando que otimizem suas rotinas, aprimorando a qualidade dos serviços que oferecem a seus clientes, que estão cada vez mais exigentes.
Aliás, a evolução dos chatbots com IA é um exemplo de mudança que alterou as regras do jogo, elevando a barra da competitividade.
Isso significa que, para ocupar um lugar de destaque, é preciso se manter por dentro das novidades sobre o futuro dos chatbots e se atualizar constantemente.
Afinal, como diz o ditado: “quem chega primeiro, bebe água limpa”. Ou seja, quem sair na frente conseguirá aproveitar as melhores vantagens dessa tecnologia.
E, então, como vai ser? Como a sua empresa está se preparando para o futuro? Está acompanhando a evolução dos chatbots com IA?
Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com a sua equipe e mostre a todos como o atendimento via chatbots pode contribuir para os resultados.