Gamificação empresarial: como implementar em sua empresa?
Com todos os avanços tecnológicos, muitas empresas precisaram se reinventar e implementar novas estratégias para crescer no mercado. É aí que entra a gamificação empresarial. Você já imaginou colher todos os benefícios que a gamificação pode trazer para sua empresa?
Se você ainda não sabe ao certo como implementar a gamificação no seu negócio, não se preocupe. Vamos te ajudar ao longo deste artigo.
O que é gamificação?
O termo foi originalmente criado por Nick Pelling, em 2002, e se trata da prática de utilização de conceitos relacionados aos games. Pode ser aplicado a diversas áreas, como vendas, marketing, saúde, educação, finanças, e várias outras.
Embora o termo tenha sido oficializado em 2002, o conceito já era praticado muito antes disso. Empresas e instituições que visavam caminhos para potencializar resultados, implementaram a gamificação e colheram bons resultados a partir disso. Alguns exemplos podem ser as gincanas em escolas ou até mesmo programas de pontuação em cartões de crédito.
Componentes básicos da gamificação empresarial
Para que a prática corporativa seja definida como gamificação, são necessários alguns requisitos. Vamos entender mais?
- Convite à participação
A participação deve ser voluntária. O colaborador deve se sentir à vontade para integrar o momento a partir dos estímulos propostos, isto é: regras, dinâmicas de funcionamento, reconhecimento, recompensas, dentre outros.
- Regras
Assim como nos jogos, a gamificação empresarial deve se manter alinhada aos valores da organização. Para que isso seja cumprido da melhor forma possível, é importante estipular um conjunto de regras e orientações para que as atividades sejam realizadas.
As regras devem conter: o que é preciso fazer para passar de nível; prêmio de cada etapa; objetivo final; o que não é permitido; sistema de pontuação; atitudes eliminatórias, etc.
- Metas
Atribuir metas à gamificação empresarial é uma forma estratégica de estimular a alta performance da equipe. Sincronizar as metas da empresa com os objetivos do jogo tornará o trabalho mais leve, produtivo e motivador.
Exemplos de metas a serem atingidas podem ser: aumentar o volume de vendas em X% ou reduzir o tempo de resposta de suporte em X minutos.
- Feedback
Como uma ferramenta de gestão, a gamificação empresarial precisa caminhar juntamente com o feedback, afinal a equipe precisa entender o motivo de não terem atingido a meta ou o por que não passaram para próxima fase.
Se o feedback for em tempo real, melhor ainda. Assim as ações realizadas ao longo da fase poderão ser apontadas quase que instantaneamente para a equipe, fazendo-se entender os motivos de terem avançado ou não para o próximo nível.
- Recompensa
Por último, mas não menos importante, a recompensa. É importante que a empresa defina a melhor forma de recompensar os colaboradores. Podem ser folgas, bônus, brindes, bottons, vale-eventos, etc. Nessa parte é necessário mostrar que a empresa valoriza os esforços das equipes para superar os desafios propostos.
Por que implementar a gamificação empresarial?
Investir em gamificação empresarial pode trazer diversos benefícios não só para a empresa, mas também para os colaboradores. Vamos ver quais são eles?
Foco
Um processo gamificado estimula a concentração dos colaboradores e ajuda a priorizar tarefas em meio às rotinas cada vez mais atribuladas.
Competição saudável
A gamificação estimula a competição saudável entre os colaboradores. Isso pode ser feito por meio de ranqueamento de desempenho nas tarefas, recompensas simbólicas às melhores performances, estímulo de comunicação para o auxílio daqueles colaboradores que não se saíram tão bem naquela fase, e de várias outras formas.
Motivação
Um grande desafio para as empresas é manter seus colaboradores motivados. É bastante comum que alguns membros da equipe se sintam desestimulados e sobrecarregados pelo excesso de demanda ou dificuldade de organização da rotina. A gamificação pode auxiliar nisso. Além de conduzir a empresa, também garante um motivo a mais para o esforço em determinadas tarefas.
Para a empresa
Além de todos esses benefícios citados para os colaboradores, a empresa também colhe frutos da gamificação.
- Estímulo de relações sociais;
- Tomadas de decisões mais seguras;
- Domínio sobre as demandas;
- Diálogo aberto entre equipe e gestão;
- Cumprimento de metas;
- Criação de times de alta performance;
- Mais produtividade para a equipe.
Esses foram só alguns benefícios citados, você pode conferir outros neste artigo.
Como implementar a gamificação empresarial?
Um bom projeto de gamificação deve seguir algumas etapas. Vamos falar mais sobre isso a seguir.
- Levantamento de necessidades: definirá qual o estilo de jogo e qual as regras serão aplicadas;
- Objetivo do jogo: definir quais os objetivos dessa ação será de extrema importância para que você tenha resultados satisfatórios;
- Time de elaboração: ter uma equipe multidisciplinar para ajudar na criação das fases pode ajudar a criação de desafios mais inovadores;
- Testes: para verificar se todo o processo está em acordo, é preciso realizar testes com um grupo focal.
- Ajustes e feedbacks: após os testes, realize ajustes e colha feedbacks do grupo a qual foi aplicado, isso garantirá sucesso na sua gamificação;
- Lançamento: ao apresentar o jogo para as equipes, é necessário que todos os colaboradores entendam qual o objetivo das atividades e o motivo de terem sido incluídos no projeto.
- Mensuração de resultados: criar metas e avaliar a experiência de cada participante te ajudará a mensurar os resultados. O jogo foi concluído com sucesso? O objetivo definido foi alcançado? Quais os benefícios que trouxeram para a equipe?
Exemplos de gamificação na empresa
Entendido como implementar a gamificação na sua empresa, vamos conferir alguns exemplos?
Gamificação em treinamentos
Colaboradores que participaram de treinamentos gamificados ficam mais motivados com o trabalho. Substituir as longas apresentações de slides e horas de operação parada por uma plataforma que permita assistir ao treinamento de qualquer lugar, possibilitando também a realização de atividades e a gamificação de todo o processo garantirá uma ótima adesão por parte dos colaboradores.
Gamificação em processos seletivos
Realizar processos seletivos com a ajuda da gamificação, reforça a identidade da empresa e surpreende os candidatos, já que o processo fugirá do tradicional padrão de entrevistas. Elaborar um jogo com conhecimentos a respeito da empresa pode testar a compatibilidade dos candidatos com a empresa. Outra forma é recepcionar os novos colaboradores com um boardgame, passando por todos os setores de apoio até chegar à sua área de trabalho.
Gamificação em vendas
Um ótimo exemplo de gamificação é para o setor de vendas. Além de trabalhar todos os aspectos pontuados ao longo deste artigo, os jogos comerciais estimulam os colaboradores a atingirem as metas e reforça os conhecimentos da jornada de compra.
Conclusão
A gamificação empresarial gera autonomia, tomada de decisões mais assertivas, melhor cooperação e alta performance da equipe. Tudo isso, consequentemente, traz melhores resultados para a empresa. Colaboradores realizando suas atividades mais rápido e com excelência, aumentam a produtividade em vários níveis.
E aí, tá esperando o que para dar o primeiro passo? Entre em contato com a Plataforma EAD e garanta o sucesso da sua gamificação!