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Impactos da inteligência artificial para a experiência do cliente

26 de February de 2025
Impactos da inteligência artificial para a experiência do cliente<

Usar inteligência artificial para personalizar a experiência do cliente é um passo decisivo para a transformação digital no atendimento ao consumidor. Logo, se a sua companhia ainda não aderiu, provavelmente está perdendo espaço no mercado.

Isso porque o consumidor moderno não somente valoriza, como espera receber uma experiência personalizada ao estabelecer contato com uma marca. Assim, empresas que não o oferecerem, tendem a ser ofuscadas pela concorrência, que está ligada.

Conforme o relatório Zendesk CX Trends, 62% dos clientes acham que as empresas poderiam estar fazendo mais com os dados que coletam sobre eles.

Para além de uma segmentação simples, essas pessoas desejam poder contar com experiências verdadeiramente personalizadas individualmente.

“E como fazer isso?”

Usando inteligência artificial para personalizar a experiência do cliente, é claro!

Mas, calma! Nem tudo está perdido. Ainda dá tempo de surfar essa onda e se destacar criando experiências incríveis para seus clientes com base em IA.

Neste post, explicamos como transformar a experiência do cliente por meio do uso de inteligência artificial, criando um diferencial competitivo que tem sido cada vez mais valorizado pelos consumidores: a personalização do atendimento.

 

Como transformar a experiência do cliente?

 

Para transformar a experiência do cliente é preciso conhecê-lo profundamente, entender suas necessidades e expectativas, além, é claro, de oferecer um suporte personalizado e de qualidade ímpar, capaz de superar suas expectativas. É aqui que entra a inteligência artificial, otimizando todas as etapas do processo de atendimento ao consumidor.

Não à toa, nos últimos tempos observamos um verdadeiro “boom” nesta área, com o constante surgimento de novas aplicações dessa tecnologia, do contato inicial ao pós-venda, aprimorando processos e levando inovação à experiência do cliente

 

Impactos da transformação digital no atendimento ao cliente.

 

O principal impacto da transformação digital no atendimento ao cliente está na modernização, presente tanto nas rotinas empresariais quanto no comportamento de compra e consumo das pessoas — o que não poderia ser diferente, visto que hoje temos acesso à informação de forma instantânea, na palma da nossa mão.

Sem dúvida, uma das maiores responsáveis por esta mudança foi a evolução da IA. Presente em todas as etapas do processo de atendimento ao cliente, a inteligência artificial promove inovação e transforma sua experiência da água para o vinho.

Com ela, é possível se aprofundar no perfil do cliente, conhecer suas necessidades, entender o que desejam e desenvolver estratégias de relacionamento mais eficazes, capazes de entregar experiências altamente personalizadas e satisfatórias.

Sem falar no potencial que a automatização, proporcionada pela IA, agrega para os negócios, tornando o processo de atendimento muito mais fluido, ágil e eficiente.

Todos esses elementos contribuem para o encantamento do cliente, causando uma impressão positiva e deixando-o a um passo da conversão.

 

Como a inteligência artificial pode transformar a experiência do cliente?

 

Um dos maiores diferenciais gerados pela transformação digital nas empresas é a possibilidade de personalizar a experiência do cliente com IA. Mais do que indicar conteúdos com base em seu histórico de navegação e preferências, a inteligência artificial possibilitou o desenvolvimento de produtos e serviços feitos sob medida.

Dessa forma, é possível encurtar o caminho percorrido entre a percepção de uma necessidade até a decisão de compra, aumentando as chances de conversão.

Contudo, a contribuição da inteligência artificial para a experiência do cliente não para por aí! Já que, como explicamos anteriormente, ela pode ser aplicada em todas as etapas da jornada de compra, isto é, antes, durante e depois da venda.

Assim, ela também contribui para otimizar a experiência do cliente à medida que gera insights relevantes para o atendimento, seja com chatbots baseados em IA ou com informações sobre o humor do consumidor, por meio da análise de sentimento.

 

Qual é o papel da IA generativa na transformação da experiência do cliente?

 

A IA generativa contribui para a transformação da experiência do cliente devido a seu potencial de humanização associado à automatização. Afinal, ao contrário do que muitos pensam, um atendimento via chatbot não precisa ser frio e robótico. 

Mais conhecida pela sua aplicação no famoso ChatGPT, a IA generativa é uma subárea da inteligência artificial, capaz de gerar conteúdos de forma autônoma, a partir de comandos inseridos pelos usuários.

Por exemplo, se o cliente fizer uma pergunta ao chatbot, o sistema irá gerar uma resposta com base em seu banco de dados, considerando seu histórico e outras informações relevantes para encontrar a solução para o seu problema.

É o caso da Zendesk AI, focada no suporte ao consumidor, sendo desenvolvida pela OpenAI com base em bilhões de interações reais de atendimento ao cliente. Um exemplo de solução poderosa, mas que é muito fácil de implementar e usar.

Assim, é possível oferecer um suporte humanizado, ágil e eficiente aos clientes, otimizando sua experiência por meio do uso da IA generativa. Incrível, concorda?

O fato é que com a experiência do cliente personalizada com inteligência artificial, sua empresa estará no caminho certo! E, quem sabe, até se torne um grande case de sucesso com o uso de IA no atendimento. Já imaginou?

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