Utilidades

Mercado pet no Brasil: perspectivas e tendências para investir

29 de January de 2025
Mercado pet no Brasil: perspectivas e tendências para investir<

Se tem um nicho que não para de crescer, se consolidando como uma boa oportunidade para empreender, é o mercado pet. 

O avanço contínuo do segmento colocou o Brasil em terceiro lugar no ranking mundial de faturamento no setor, segundo a ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação). 

Paralelamente, segundo informações do E-commerce Brasil, a presença de animais nas casas brasileiras também aumentou, com cães e gatos de estimação em mais de 50% das residências.

De forma direta, podemos afirmar que, sem dúvidas, o mercado pet no Brasil pode ser bastante promissor para quem deseja trabalhar com os bichinhos. 

Esse é o seu caso? Então, continue lendo para entender tudo sobre esse nicho e descobrir as principais tendências para os próximos anos. 

Quanto gera o mercado pet no Brasil? 

Segundo a ABINPET, em 2022, o mercado pet no Brasil faturou R$41,9 bilhões de reais. Já em 2023, a estimativa para a indústria de produtos para animais era de R$46,4 bilhões. Esses valores colocam o nicho pet como responsável por 0,36% do PIB do país. 

O crescimento de cerca de 10% no faturamento entre 2022 e 2023 só reforça que começar a trabalhar com serviços e produtos para animais pode ser um ótimo negócio! 

Se você quer dar o primeiro passo ou mesmo turbinar o seu empreendimento já existente, confira as principais novidades do nicho para investir.

 

Crescimento do mercado pet no Brasil: principais tendências

 

Segundo um levantamento da Agência Sebrae, até 2026, a perspectiva é de que o mercado pet no Brasil cresça 87%, e existem diversas tendências que prometem bombar durante esses anos, mostrando que a tendência tem tudo para se cumprir. 

A seguir, confira algumas delas. 

 

1. Pet food

Empresas que atuam na área de pet food trabalham com alimentos para animais, desde suplementos até refeições completas e naturais. 

Essa é uma das vertentes de maior crescimento no mercado, com chances elevadas de conquistar clientes devido à tendência da alimentação balanceada para os cães e gatos. 

Isso porque muitos tutores têm abandonado a compra de rações para oferecer aos animais de estimação uma dieta mais saudável e orgânica, com alimentos de verdade, mas preparados especialmente para os bichinhos (com alimentos que podem ser consumidos sem danos à saúde dos bichinhos, preparados sem temperos e afins). 

 

2. Pet vet

Na área de pet vet estão desde as clínicas veterinárias até as empresas que trabalham com medicamentos. Nesse nicho está tudo o que engloba o cuidado médico dos animais.

Uma tendência em crescimento nessa área são os planos de saúde para pet, um serviço de atendimento veterinário pago mensalmente.

 

3. Pet care

Essa é uma área que está em constante crescimento há anos, portanto, se você quer investir no segmento, pode se jogar sem medo.

Invista em produtos de cuidado e beleza, roupas, acessórios, equipamentos e brinquedos: as chances de retorno são altas! 

 

4. Pet serv 

Por fim, outra opção de nicho no qual você pode começar a investir é o de serviços. 

Segundo a ABINPET, existem 167,6 milhões de pet shops no Brasil. Embora a quantidade seja expressiva, o nicho continua interessante, sobretudo porque a quantidade de animais domésticos nos lares brasileiros segue aumentando. 

 

Todos os serviços focados no bem-estar dos pets são uma excelente oportunidade, desde a oferta de banho e tosa até o serviço de passeio com animais. 

Em relação às tendências do momento, os hotéis e creches para cachorro têm feito sucesso entre os tutores. 

 

Dica extra: invista em sustentabilidade

Não dá para falar em mercado pet e não lembrar da sustentabilidade, não é? Afinal, esse é um valor bastante importante para a maioria dos clientes do setor. 

Então, independentemente da área que escolher, não esqueça de incluir ações que reforcem esse aspecto na rotina do seu negócio, seja no uso de embalagens sustentáveis em seus produtos até o desenvolvimento de campanhas de conscientização. 

 

3 dicas para faturar mais no seu negócio 

Já ficou claro que o mercado pet no Brasil é um nicho de ouro, não é?

Porém, assim como a perspectiva e a demanda aumentam, o número de concorrentes também tende a crescer. 

Logo, definir estratégias e colocá-las em prática é crucial para manter sua empresa aberta e conquistar seus objetivos em termos de clientes e faturamento. 

Abaixo, veja algumas ideias de ações que podem impulsionar o crescimento do seu negócio. 

 

Esteja presente e ativo nas redes sociais

Atualmente, a empresa que não está na internet praticamente não existe. Afinal, esse é o principal canal que um possível cliente usa para encontrar empresas como a sua. 

Sendo assim, se você não está lá, ele vai encontrar o seu concorrente. Então, invista na criação de conteúdo e coloque seu negócio em evidência. 

Uma dica para alcançar mais clientes por meio das redes sociais é publicar fotos dos pets (com autorização) e marcar os tutores. Certamente, a publicação será repostada por eles, e novas pessoas podem conhecer o seu perfil dessa forma. 

Também é interessante mostrar os bastidores e o dia a dia do seu negócio. 

Se você pretende abrir um pet shop, por exemplo, mostrar a área de banho e o cuidado dos profissionais com os bichinhos pode transmitir mais segurança e confiança aos seus seguidores. 

 

Diversifique os produtos e serviços oferecidos 

Apesar de existirem nichos bem demarcados no universo pet, nada impede que você ofereça mais de um produto ou serviço. 

Por exemplo: se você trabalha com alimentação orgânica para cachorros, também pode ter produtos de pet care em sua loja. Se sua empresa é focada em plano de saúde para animais, por exemplo, por que não associá-la ao serviço de banho e tosa? 

Dessa forma, você pode atrair mais clientes e aumentar as oportunidades de venda

 

Leia também: Cobasi Marketplace: aprenda como começar a vender produtos pet HOJE!

 

Crie programas de fidelidade

Quem não gosta de um programa de fidelidade? No mercado pet, em que a demanda de produtos e serviços nunca acaba, essa estratégia pode cair como uma luva. 

Pense em campanhas interessantes: a cada X banhos, ganhe uma hidratação, tosa ou desconto na próxima ida. Na compra de X refeições orgânicas, ganhe desconto e troque por produtos, serviços ou brindes.

 

Faça parcerias estratégicas 

Apesar do crescimento da concorrência, o desenvolvimento do mercado pet no Brasil aumenta as possibilidades de parcerias, o que pode contribuir para o sucesso do seu negócio, se bem feito. 

Se você atua no nicho de pet serv, por exemplo, pode fechar uma parceria com uma empresa de pet food. As áreas de pet care e pet vet também se relacionam e podem render ótimas oportunidades. 

Dessa forma, além de aumentar os produtos e serviços oferecidos aos seus clientes, você pode atingir pessoas que ainda não conhecem sua marca, além de aumentar o faturamento, caso a parceria envolva comissionamento. 

Agora você está pronto para começar a empreender e surfar a onda do mercado de serviços para animais. Nossa última dica é investir em um sistema ERP, que pode te ajudar a otimizar a sua rotina administrativa, financeira e operacional. Experimente e potencialize as chances de sucesso da sua empresa! 

 

 

Este conteúdo foi escrito pela equipe do Bling, um sistema de gestão on-line que descomplica seu negócio. Oferecemos um ERP que agiliza a emissão de notas fiscais e boletos, além de realizar integrações com as principais plataformas de e-commerce e marketplaces.