Marketing

Como organizar um plano de marketing de forma eficaz

12 de April de 2022
Como organizar um plano de marketing de forma eficaz<

Ter um plano de marketing eficaz para uma empresa é um dos primeiros passos para que um negócio comece a dar resultados mais significativos. Na prática, ter essa estratégia funciona como um guia que mostra os caminhos certos que a empresa deve seguir. 

 

Uma das coisas mais comuns nas empresas que aplicaram essa estratégia é a descontinuação. Em outras palavras, um plano de marketing deve ser uma ação aplicada diariamente, e não cair no esquecimento.

 

Criar um plano de marketing é extremamente eficaz para empresas que trabalham com fogão industrial com forno, por exemplo, que estão tendo problemas em criar resultados, ou até mesmo para novos empresários que, mesmo aplicando a estratégia, não conseguiram alcançar seus objetivos. 

 

Muitas vezes uma empresa precisa apenas de um direcionamento para atingir seus objetivos, portanto um plano de marketing consegue facilitar esse processo por meio das estratégias desenvolvidas. 

 

É através de análises e dados coletados que a equipe consegue entender melhor as ações que precisam ser tomadas. Ou seja, para ter uma empresa de equipamentos de segurança epi, por exemplo, é preciso analisar dados estratégicos a fim de ter ações que tragam resultados. 

 

Esse processo é semelhante a um mapa em que são definidos o destino da viagem e a melhor rota para chegar nos resultados almejados. 

 

Como um plano de marketing funciona como uma viagem, a ação passa a fazer mais sentido quando você tira as ideias do papel. 

 

Quando aplicada, o seu modo de funcionar se resume em colocar as estratégias em prática para começar a atrair mais clientes. Obviamente, o marketing também visa gerar mais vendas e fazer com que uma empresa de licenciamento ambiental, por exemplo, cresça no segmento. 

 

Diante desse contexto, iremos mostrar o que é o plano de marketing, como ele consegue ser útil para uma empresa, e, além disso, executá-la de forma eficaz para que os resultados apareçam de maneira mais rápida.

O que é plano de marketing?

Podemos defini-lo como um documento que sintetiza o planejamento das estratégias de marketing para um determinado período. Esse planejamento envolve alguns fatores comuns dentro de uma empresa de usinagem e ferramentaria, por exemplo. No caso, os fatores são:

 

  • Objetivos;
  • Indicadores;
  • Análises;
  • Otimizações.

 

Há outras informações que são desenvolvidas no decorrer do planejamento, contudo estas citadas acima são os principais fatores que são buscados desde o início. 

 

O plano pode ser elaborado para a área de marketing como um todo. Em outros casos, pode ser aplicado em campanhas específicas, como a Black Friday, por exemplo. 

 

As estratégias, por sua vez, acabam envolvendo o Marketing de Conteúdo ou Marketing de Relacionamento, que na prática são um dos mais usados por uma assessoria ambiental, que trabalha diretamente com construção de conteúdos.

 

Todas essas ações são concentradas nos principais produtos ou serviços que a companhia trabalha. 

 

Ter um plano é considerado como uma das principais ferramentas de gestão de marketing. Como já comentado, é esse documento que fica responsável por dar o direcionamento necessário sobre as estratégias e ações que devem ser tomadas.

 

Todo esse processo visa alcançar o objetivo de fazer com que a empresa consiga resultados que não eram alcançados antes das estratégias de marketing. 

 

Agir com base em fundamentos naturalmente faz com que as ações tenham uma eficiência maior do que tomar medidas sem ter nenhum motivo. 

 

Por se tratar de ser uma ferramenta da gestão de marketing, o plano começa a estar conectado à gestão do negócio, assim fica mais visível como o planejamento pode afetar uma loja de equipamentos para solda, ou até mesmo para qualquer segmento. 

 

Essa ação é parte do planejamento tático da empresa, que fica relacionado diretamente com o planejamento estratégico e, juntamente a ele, as definições operacionais de cada área.

 

O plano de marketing não possui um tempo determinado, isto é, não há regras quanto ao prazo, assim como é em uma administração de obras, tampouco com os conteúdos publicados e a profundidade do Plano de Marketing. 

 

O ideal a se fazer é que esse documento fique adaptado à realidade que a sua empresa é, não esquecendo dos objetivos que deseja alcançar, executando esse processo sem colocar o documento dentro de uma gaveta.

Etapas para aplicar de forma eficaz

Para que o seu plano de marketing funcione de forma eficaz, é preciso seguir algumas etapas que são fundamentais nesse processo. 

1. Diagnóstico da empresa

Essa etapa visa entender a atual situação da empresa, olhando o número de colaboradores, volume de vendas, estrutura do negócio, histórico de faturamento e os objetivos da gestão. 

2. Análise do ambiente de negócios

A análise do ambiente de negócio é o momento em que a equipe olhará um pouco para fora, para investigar fatores que podem afetar a atuação da empresa. 

3. Análise da concorrência

Como o próprio nome já diz, é o momento de estudar como os concorrentes atuam para que o seu negócio possa ser aprimorado e diferenciado.

4. Definição de público e personas

Após analisar o mercado, chega o momento de entender as características do seu público-alvo, buscando saber suas dores, desejos e necessidades. 

5. Definição de posicionamento

Depois de entender quais as principais características do seu público, chega a parte de posicionar seus conteúdos estrategicamente para cada grupo. 

6. Definição de objetivos

Essa parte acontece depois de organizar as ideias de forma clara, assim fica fácil definir os principais objetivos. Na prática, a definição de objetivos auxilia até mesmo uma empresa de análise de água que busca novos resultados. 

7. Definição de KPIs

Os KPIs são indicadores importantes que devem ser definidos e acompanhados para entender a evolução da empresa.

8. Definição de estratégias

A etapa de definição de estratégias envolve colocar em prática o plano de marketing, visando seus objetivos. Os 4 Ps do marketing também devem ser incluídos:

 

  • Preço;
  • Produto;
  • Praça;
  • Promoção.

 

Particularmente, essa estratégia dos 4 Ps é bastante conhecida entre as táticas de divulgação.

9. Recursos e orçamento 

Definir os recursos e o orçamento que você terá desde o início do plano de marketing é importante para que não tenha surpresas nos investimentos. 

10. Cronograma e responsáveis

Essa parte fica responsável por viabilizar a execução do plano, organizando todas as ações e definindo a responsabilidade de cada envolvido. 

11. Elaboração do plano

Após todas essas etapas chega a parte de finalmente colocar em prática o plano, desenvolvendo o mesmo através dos dados coletados.

Importância de ter um plano 

É natural que algumas empresas em seus dias iniciais não saibam a importância de ter estratégias de marketing. 

 

Porém, ao iniciar suas operações, logo percebem que é necessário divulgar seus produtos, atrair clientes e construir uma relação com eles. 

 

Através dessa necessidade, a empresa começa a investir em divulgação, imprimindo panfletos, fazendo cartões de visitas e criando uma conta nas principais redes sociais. 

 

Mesmo com esses investimentos, não ter uma estratégia por trás tende a fazer com que o empresário tenha seus esforços praticamente em vão. 

 

Outra situação bastante comum é quando o empresário até tem um planejamento de marketing, porém suas ideias ficam guardadas somente na sua cabeça. 

 

O restante da equipe apenas executa as ações ordenadas, sem saber onde a empresa quer chegar, e nem entender o sentido do que estão fazendo. 

 

Nesses dois cenários, as chances para que a empresa tenha dificuldades em fazer resultado são consideravelmente grandes. 

 

Quando a companhia percebe que seus resultados são difíceis de serem alcançados, é neste momento que um plano de marketing consegue ser útil, definindo o melhor caminho para a empresa trilhar e alcançar seus objetivos. 

 

Ideias soltas acabam sendo, na maioria das vezes, inúteis para o processo de evolução de uma empresa. O plano de marketing consegue reunir ideias claras sobre o objetivo que a companhia deseja buscar. 

 

É através da coleta de ideias claras que o marketing começa a ser, de fato, executado, colaborando com a evolução da empresa.

 

Você pode estar pensando que esse plano é voltado somente para os gestores, porém ele é um documento que deve ser um guia para toda a equipe, para que os envolvidos saibam de suas responsabilidades e como o trabalho desempenhado de cada um consegue ajudar nas estratégias de marketing.

Tipos de marketing

Entender os tipos de marketing é necessário para que você saiba qual deve ser aplicado em seu negócio. 

Inbound

Focado em atrair novos clientes e nutri-los com conteúdos estratégicos, fazendo com que os leads avancem no funil de vendas.

Outbound marketing

Diferente do inbound, o outbound consiste em estratégias de prospecção de clientes. Em outras palavras, o marketing irá atrás dos consumidores.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo, por sua vez, é um dos mais utilizados pelo fato de desenvolver conteúdos estratégicos capazes de atrair clientes e, além disso, construir um nível de autoridade no ramo.

Marketing de relacionamento

Resumidamente, é uma estratégia que tem o objetivo de acompanhar o cliente em sua jornada de compra.

Marketing de retenção

É uma ação voltada para que os clientes sejam fidelizados por meio de promoções e maneiras de atender.

Marketing com foco em branding

O branding fica responsável por toda estrutura visual da empresa, que vai desde as cores do logotipo até um bom nome.

Marketing de influência

Consiste em realizar parcerias com pessoas que possuem uma certa admiração pelo seu público.

Marketing interativo

Como é de se imaginar, o marketing interativo busca fazer com que a empresa tenha uma interação maior com o seu público-alvo através das plataformas usadas.

Marketing em redes sociais

O marketing voltado para as redes sociais preza a adaptação dos conteúdos para cada rede social, isto é, o texto publicado no Facebook deve ser diferente do que for publicado no Instagram.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.