5 principais desafios do M&A
As fusões e aquisições (M&A) no Brasil continuam atingindo volumes altos em 2022. segundo a Transactional Track Record, mais de 1,6 mil operações ocorreram este ano, até o terceiro trimestre, movimentando R$ 233,6 bilhões.
Isso demonstra que o mercado continua aquecido, e há muitas vantagens que um M&A pode oferecer para empreendedores. Entre elas a possibilidade de expandir os negócios para novos mercados.
Fusões e aquisições ou M&A também proporcionam mais economia para as empresas envolvidas, além de acesso ao capital humano e recursos tecnológicos e aos processos bem consolidados da empresa que está sendo comprada. Isso proporciona um aumento de receitas e diversificação da grade de produtos e serviços.
Mas uma operação de M&A também possui alguns riscos e é sobre este tema que vamos tratar.
- Escolha do alvo
A escolha da empresa que será alvo da operação de fusão e aquisição M&A é muito importante. É preciso analisar se há descasamento em relação à atuação da companhia adquirente. Se houver, há chance da transação gerar uma expansão dos negócios para segmentos diferentes, o que pode tornar os processos e a gestão da empresa muito complexa.
- Análise das sinergias
O fator primordial para garantir o sucesso de uma transação, seja de aquisição ou de fusão, é a sinergia entre as empresas envolvidas. Essas sinergias são os potenciais ganhos que a empresa pode ter após a operação, podendo ser eles operacional, financeiro e até administrativo, o que proporcionaria aumento de receitas, fidelização de clientes e melhoria de custos.
- Avaliação da empresa alvo
Outro ponto importante que o empreendedor deve ficar atento no momento de adquirir ou realizar a fusão com outra empresa é a realização de um valuation profissional. A avaliação da empresa que será alvo da aquisição permite que se chegue próximo a um valor justo para a transação, ajudando nas negociações sem gerar desvalorização ou prejuízos às partes envolvidas. No caso de uma fusão, as duas empresas envolvidas devem ser avaliadas.
- Integração da cultura
A cultura empresarial das companhias envolvidas também devem ser analisadas. Uma grande diferença cultural entre as companhias e os gestores podem atrapalhar a implementação de sinergias que geram valor ao negócio após a conclusão da transação.
- Pós-fusão
A implementação das sinergias e integração entre as empresas após a fusão ou a aquisição. Esse é um passo muito importante, pois pode-se imaginar que o processo de compra de uma empresa acaba após a assinatura do contrato. Contudo, efetivar que os ganhos que foram avaliados sejam implementados exige também dedicação e trabalho, e é uma parte do processo que pode ser melhor executada com o auxílio de um time de executivos internos ou com consultoria externa especializada nesse tipo de integração.
Para que a operação de M&A seja bem executada é importante contar com uma assessoria especializada que ajude em todo o processo de compra e venda com foco em entregar as sinergias apontadas no início da operação.
Fonte: Capital Invest – assessoria especializada em fusões e aquisições.