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9 Habilidades Essenciais na Gestão de Pessoas

5 de October de 2022
9 Habilidades Essenciais na Gestão de Pessoas<

Após um certo período de tempo dentro de um setor, você sem dúvida tem a experiência e as habilidades técnicas para fazer o trabalho.

Embora essas habilidades sejam incrivelmente importantes para o seu desenvolvimento profissional, para dar o próximo passo e se tornar um ótimo gestor de pessoas, um conjunto totalmente diferente de habilidades também deve ser desenvolvido.

Essas habilidades adicionais, mas igualmente importantes, são conhecidas como “habilidades de gestão de pessoas” e devem ser aprimoradas por meio da capacitação e da experiência.

As 9 habilidades na gestão de pessoas

Para garantir que todos na equipe atinjam seu potencial máximo, os gerentes devem construir um conjunto de ferramentas necessárias para motivar cada membro da equipe, melhorar a produtividade e elevar o moral do grupo.

Além disso, também deve oferecer suporte e reduzir o estresse em tempos de mudança, interrupção ou incerteza. 

Conheça as principais habilidades que tornam a gestão de pessoas realmente eficaz.

Confiança

Como em qualquer relacionamento, a confiança é importante. E a relação gerente/funcionário não é diferente.

É vital que os gerentes mostrem a seus funcionários que confiam neles e isso pode ser demonstrado de várias maneiras.

Uma fonte de frustração para muitos funcionários é o microgerenciamento. 

Ao vigiar constantemente suas equipes, isso pode fazer com que você perca o controle do quadro geral e crie insatisfação neste processo.

Em vez disso, tente atribuir um trabalho, descrevendo os resultados esperados, dando tempo para quaisquer perguntas e deixando claro que você está lá para ajudar caso haja mais dúvidas.

Como gerente, quando você mostra a seus funcionários que confia neles, eles se apropriam de seu próprio trabalho e só procuram conselhos quando realmente precisam. 

Isso não apenas tornará os processos mais eficientes para você, mas também poderá funcionar sem qualquer interferência. 

Dessa forma, você ajuda sua equipe a crescer e ter mais confiança em si mesma. desenvolvendo seus funcionários como pessoas e dentro de suas carreiras.

Boa comunicação

Boas habilidades de comunicação são vitais para ser um grande gerente e podem ser a diferença entre confiança ou incerteza em tempos de mudança.

As habilidades de comunicação abrangem quase todas as tarefas de gerenciamento.

Grandes líderes precisam ser capazes de apresentar ideias e visões para inspirar os outros, destacar a importância das tarefas, discutir os próximos passos com a equipe e se relacionar com os que estão ao seu redor.

Ao aprimorar essas habilidades, seus funcionários terão maior clareza sobre suas tarefas e maior compreensão do negócio. 

Isso aumenta a eficiência e também pode levar a maiores taxas de retenção.

Capacidade de motivar

Sabemos que nem todas as tarefas no trabalho são emocionantes. Todos têm tarefas pelas quais anseiam e estão motivados, e aquelas que temem e adiam até o último momento aceitável.

Essas tarefas temidas são onde entram as habilidades de gerenciamento de pessoas. 

Em uma agência de marketing por exemplo, um trabalho desgastante e pouco atrativo são as pesquisas de palavras-chave para   produção de conteúdo para blog.

Apesar de ser um trabalho um pouco maçante e repetitivo, é de estrema importância para o desempenho e o objetivo final que é o ranqueamento nos mecanismos de busca.

Quando for o caso, você deve criar um raciocínio ou um argumento sobre por que algo precisa ser feito de uma determinada maneira e por que é importante, tanto para os objetivos individuais quanto para os negócios.

Para criar esse raciocínio com sucesso, conheça as emoções de seus funcionários e o que importa para eles. 

Ao identificar os talentos, habilidades e pontos fortes dos indivíduos, você descobrirá o que faz sua equipe funcionar.

Agora, use suas descobertas como uma razão para agir. Por exemplo, se seu funcionário for motivado pelo desenvolvimento de carreira, você pode enquadrar um novo projeto como um trampolim para isso. 

Paciência

Gerenciar uma equipe pode ser um trabalho árduo e muitas vezes você pode sentir que nada está indo na direção certa.

Embora isso possa ser frustrante, é vital como gerente que você mantenha a paciência.

Embora algumas pessoas sejam naturalmente mais pacientes que outras, esta é uma habilidade que você pode desenvolver. 

Quando surgir uma situação difícil ou erros acontecerem, mantenha-se calmo, controle suas emoções e pense antes de agir.

Ao manter a calma, você estará preservando a confiança e não irá correr o risco de prejudicar os relacionamentos. 

A capacidade de responder de maneira apropriada e não alimentada por emoções irá transmitir segurança e seus funcionários se sentirão à vontade para compartilhar problemas com você.

Capacidade de dar crédito onde o crédito é devido

Em algum momento durante sua vida profissional, é provável que você tenha estado na posição em que alguém recebeu o crédito por uma tarefa que você realizou com muito empenho.

Frustrante, não é? Isso não apenas leva a sentimentos ruins, mas também diminui as chances do funcionário empregar o mesmo esforço novamente.

Como gerente, saber quando e como atribuir crédito e elogiar as pessoas certas é vital. Isso ajuda a criar motivação e confiança entre você e seus colaboradores.

Certifique-se de que você sabe no que seus funcionários estão trabalhando, como eles estão investindo seu tempo e acompanhe seus resultados. 

Quando você está ciente dos esforços individuais de suas equipes, pode facilmente mostrar que vê e aprecia o esforço e dar o crédito certo.

O reconhecimento pelo trabalho árduo pode ser dado em encontros individuais regulares ou usando uma ferramenta de reconhecimento. 

Utilizar essa ferramenta garante que seu reconhecimento e apreciação sejam vistos em toda a empresa e permite que você celebre as pessoas que estão realizando um ótimo trabalho em uma escala mais ampla.

Habilidades de resolução de problemas

A resolução de problemas é uma parte fundamental da gestão de pessoas. 

Talvez você precise identificar a razão da queda nos índices de produção ou o aumento da rotatividade – sempre haverá problemas a serem resolvidos.

Uma gestão eficaz trabalha para reconhecer e superar vários problemas, antes que eles se tornem maiores.

Para fazer isso, você precisa estar atento aos detalhes. identificando a raiz e resolvendo o problema. Dessa forma você tira a pressão sobre seus funcionários e daqueles que estão acima de você.

Responsabilidade

No final do dia, quando você é o gerente, tudo se resume a você. Isso significa que você não é apenas responsável pelo seu trabalho, mas também pelo trabalho de seus funcionários.

Ter habilidade na gestão de pessoas é se responsabilizar quando as coisas dão errado e receber pouco crédito quando as coisas dão certo. 

Quando os funcionários veem seus gerentes defendendo a equipe, eles apreciam a atitude e retribuem com lealdade.

Positividade

Atitudes são contagiosas e cabe aos gestores garantir que seja uma atitude positiva e não negativa se espalhando pelo ambiente de trabalho.

Como gerente, você precisa garantir que o moral da equipe esteja alto. 

Tente reduzir o estresse e manter as coisas divertidas no trabalho por meio de competições amigáveis, como oferecer um incentivo para atingir um marco ou estabelecer desafios entre as equipes. 

Você pode recompensá-los publicamente por meio de um software de reconhecimento para garantir que toda a equipe se envolva.

Honestidade

Seus funcionários querem crescer, então você precisa dar a eles o feedback que lhes permita melhorar. 

Mas a única maneira que o feedback pode levar ao crescimento real é se for honesto. Isso significa ser verdadeiro, tanto nos bons quanto nos maus momentos.

Ao dar feedback, tente entender o que aconteceu e por que aconteceu de determinada maneira. 

Você pode então dar um feedback honesto e útil sem ser crítico ou negativo. Isso não apenas mostrará honestidade e confiança aos seus funcionários, mas também ajudará no desenvolvimento da equipe, sem diminuir o moral.

É importante lembrar que, quando você é honesto com seus colaboradores, eles retribuem o gesto com maior esforço e engajamento, melhorando o trabalho em equipe.