As possibilidades da gamificação na empresa
A gamificação nos negócios é um tema cada vez mais presente no mundo dos negócios.
O método visa aumentar a produtividade de uma equipe através de um conjunto de atividades divertidas utilizando interatividade, jogos e tecnologia.
Os incentivos estão ligados às recompensas, como nos videogames e atividades lúdicas para aumentar a concentração. Ou seja, são medidas para envolver e obter a participação ativa dos usuários em um processo em que processos e princípios de comunicação não apareceriam à primeira vista.
Nesse sentido, as organizações identificaram um grande potencial nesta prática para fomentar a melhoria do desempenho da força de trabalho e despertar o interesse dos profissionais das novas gerações.
Logo, essa estratégia de gamificação é importante tanto para empresa de comunicação visual em acrílico, como para empresas tradicionais. Afinal, todo mundo precisa relaxar durante a rotina de trabalho a fim de melhorar a produtividade e desempenho.
Vamos abordar mais sobre este conceito de gamificação nas empresas, e como elas podem ser implementadas. Confira!
O que é gamificação para as empresas?
A gamificação corporativa é essencialmente a ação de interação e momentos lúdicos para os colaboradores. No entanto, não é um jogo qualquer, o ambiente interativo deve ser criado para oferecer determinados aspectos às atividades realizadas durante o exercício profissional.
Assim, quando o colaborador consegue atingir os objetivos do jogo, ele recebe uma recompensa por isso. Podendo ser desde embalagens de papel cartão personalizadas, até brindes ou desconto em caso de clientes.
Este é um fator muito importante a ser levado em consideração, a gamificação não é sobre jogos divertidos, mas do ponto de vista técnico. A recompensa não é a derrota do chefe, mas pode passar por uma evolução do cargo ocupado pelo colaborador que participa da dinâmica.
Afinal, o objetivo desse recurso é garantir que as equipes alcancem o desempenho máximo por meio de técnicas de feedback, engajamento e motivação em tempo real.
Para que serve a gamificação nas empresas?
O termo deriva do inglês Gamification ou Ludification e consiste em aplicar princípios e processos de jogos a atividades que não são inicialmente jogos.
Essa técnica pode ser extrapolada para diferentes áreas, como negócios, para orientar os participantes do jogo em relação a comportamentos específicos.
Atualmente, a gamificação está presente em nosso cotidiano como um método para atrair atenção, aumentar a concentração, o esforço e envolver e obter a participação ativa dos colaboradores, tanto em fábrica de placas de sinalização, como em empresas em geral.
Ou seja, de fato, a gamificação pode proporcionar às empresas desenvolvimento de desempenho e produtividade. Graças a isso, é possível aproveitar a psicologia e a motivação e o design de jogos para melhorar comportamentos em qualquer área.
Se a mecânica do jogo for aplicada, a mensagem será transmitida de forma mais duradoura e eficaz. No caso do setor empresarial, a gamificação ajuda a aumentar a participação dos nossos clientes através de estratégias online (sites, smartphones e redes sociais) e desconectadas (centros comerciais, parques e eventos).
Com essas estratégias, é possível alavancar os princípios de recompensas e incentivos para aumentar a ação e interação com o cliente. Em caso de empresa fabricante de etiquetas, por exemplo, pode ser algo bem interessante de ser implementado.
Da mesma forma, empresas de diversos setores que demandam processos repetitivos e cansativos. Logo, participar dos processos de jogos de aprendizagem e interatividade tornam o ambiente de trabalho mais dinâmico e saudável.
Objetivos da gamificação corporativa
De fato, seja qual for o campo em que a gamificação é usada (seja para personalizar o relacionamento de um indivíduo com uma marca, para criar entusiasmo em torno de um projeto ou para aumentar o comprometimento de um cliente ou funcionário), ela pode ser personalizada.
Os colaboradores ou clientes podem ficar envolvidos graças a uma experiência dinâmica e envolvente. Assim, o jogo não é o fim, o seu objetivo é fazer com que o usuário se sinta envolvido e adote objetivos estratégicos.
Listamos 6 principais objetivos da gamificação corporativa:
Experiência dos colaboradores/clientes
Ao optar por configurar a gamificação, as empresas optam por uma abordagem centrada na experiência do usuário e, portanto, no humano. O usuário é colocado no centro do projeto de gamificação e a empresa busca oferecer a ele uma experiência mais qualitativa.
Transmitir uma mensagem com um formato mais lúdico e participativo
Com a gamificação, é possível transmitir a cultura e os valores da empresa aos colaboradores e/ou clientes.
Para os colaboradores, funciona como uma ferramenta de comunicação interna para compartilhar os valores da empresa e ajudar os colaboradores a adotá-los. Quem sabe até uma máquina de pizza pode ser implementada para tornar tudo ainda mais dinâmico.
Ou seja, os colaboradores que conseguissem concluir os jogos, teriam como brinde um lanche garantido com pizzas e refrigerantes. Logicamente, é só um exemplo e ideia, afinal, existem ambientes em que essa dica pode não ser interessante.
Aumentar a motivação, participação e desempenho
Na maioria dos casos, a gamificação tem um efeito psicológico positivo na motivação e no prazer. Este efeito repercute no aumento da motivação e participação e tem um impacto positivo no desempenho.
Fidelizar e fortalecer o sentimento de pertencimento
Uma empresa pode optar pela gamificação para incentivar seus funcionários ou clientes a se engajarem e investirem mais.
Assim, ao oferecer programas de fidelidade ou até mesmo brindes como capachos personalizados de porta aos seus clientes, a empresa pode aumentar a sua fidelização de clientes.
Acompanhar a mudança
O uso da gamificação por uma empresa pode ajudar a apoiar seus funcionários durante uma mudança.
Assim, no quadro de uma reorganização ou de uma nova estratégia, os mecanismos do jogo podem ser utilizados para apresentar novidades, permitir que os colaboradores as apropriem através de missões ou questionários.
Ajudar o usuário a adotar um novo comportamento
A gamificação pode ajudar os usuários a mudarem seus hábitos ao usar um serviço ou produto.
Por exemplo, as sacolas e mochilas personalizadas da empresa ajudam o usuário a ter um sentido de pertencimento sobre a empresa, e assim diminuindo a rotatividade de funcionários.
Vantagens da gamificação nas empresas
A gamificação incorporada na empresa como estratégia de marketing apresenta grandes vantagens como:
Engajamento
Graças à gamificação, o usuário interage com a marca quase diariamente, e com isso, a fidelização pode ser alcançada.
Melhorar a classificação na web
Criar um jogo aumentará o número de interações com a web e, assim, melhorar sua classificação.
Melhor comunicação
Ao criar uma nova conexão com o usuário, uma melhor comunicação bidirecional pode ser alcançada.
Testar comportamento dos usuários
Com as gamificações, é possível testar como os usuários respondem ao lançamento de um novo produto.Isso diminui até os custos de pesquisa de mercado.
Publicidade gratuita
A gamificação também costuma ser acompanhada de boca a boca. Os usuários compartilharam seus resultados nas redes, que pode ser um tipo de publicidade gratuita para engajar ainda mais pessoas à marca.
Mas os benefícios não ocorrem apenas dentro da estratégia de marketing, mas também dentro da empresa, como motivação, melhoria da comunicação ou aprendizado.
Exemplos de gamificação
Se você chegou até aqui, entendeu o que é gamificação e quais são os principais objetivos.
Como você deve ter adivinhado, a gamificação pode ser aplicada a campos muito diferentes. E podem ser utilizados brindes como sacolas personalizadas para eventos, principalmente para marcar os momentos.
Exemplos podem ser encontrados em áreas como: educação, negócios, aplicativos, museus, saúde e bem-estar e muito mais. Essa é uma lista atualizada com os exemplos mais dinâmicos e assertivos nessa questão de gamificação. Ou seja, Atualmente você pode encontrar as seguintes categorias:
- Marketing;
- Urbano;
- Aplicativo;
- Recursos Humanos;
- Bancos e Fintechs;
- Bem estar.
Para cada exemplo, você pode ter uma ideia para implementar a gamificação no seu negócio.
Estratégias de implementação das gamificações
Para implementar a gamificação dentro de um projeto você pode seguir diferentes processos, metodologias e estratégias. Normalmente, as diferentes fases do processo de design podem ser resumidas nestes oito pontos:
- Preparação e análise inicial;
- Mecânica de jogo;
- Seleção;
- Fase de teste;
- Implementação e Desenvolvimento;
- Coleta de comentários;
- Ajustes.
A duração e a complexidade de cada fase dependem do projeto em que você deseja trabalhar e dos recursos disponíveis. Um dos erros estratégicos clássicos é pular a fase de preparação e pular imediatamente para a fase de brainstorming.
A fase de preparação é uma das fases mais importantes. Ela permite que você defina o problema que deseja resolver, o cenário, os jogadores que você está mirando, os objetivos, os comportamentos a serem incentivados e muito mais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.