Business

As vantagens de um ambiente colaborativo

28 de October de 2021
As vantagens de um ambiente colaborativo<

O ambiente corporativo pode ser altamente competitivo no cenário atual devido à busca pelas melhores posições de mercado. Contudo, a abordagem colaborativa se tornou mais interessante por agrupar os colaboradores em um objetivo comum.

O trabalho colaborativo é uma forma não hierárquica de trabalhar em que as pessoas compartilham sua criatividade e habilidades para atingir um objetivo comum. Esta cooperação é possível graças às novas tecnologias de informação e comunicação. 

Algumas ferramentas tornaram-se indispensáveis, pois facilitam a maximização da produtividade e da criatividade dos envolvidos no projeto, mesmo que estejam trabalhando à distância, como o popular home office, após a pandemia.

Uma empresa que trabalha com curso comissário EAD intensivo, por exemplo, pode planejar melhores estratégias por meio do trabalho colaborativo, especialmente no momento em que a maioria dos negócios migrou para a modalidade à distância.

O trabalho colaborativo promove a comunicação, o intercâmbio e o compartilhamento de conhecimentos. Nele, todos podem dar a sua opinião e apresentar as suas ideias, as relações são horizontais e existe uma responsabilidade coletiva.

Conheça agora quais são as 5 principais vantagens de trabalhar em um ambiente altamente colaborativo.

1. Compartilhamento de conhecimento

Um dos principais benefícios do ambiente colaborativo é a oportunidade e a vontade de compartilhar conhecimento. Cada integrante tem muito a ensinar aos demais em decorrência das origens e experiências distintas no ramo.

Em uma sala cheia de indivíduos que estão todos trabalhando em projetos diferentes, a interseção do conhecimento entre os departamentos pode ajudar a promover o fluxo livre de ideias, o que contribui para criatividade e estratégias mais sólidas.

Por exemplo, o compartilhamento de conhecimento entre pessoas do departamento de design de uma empresa pode proporcionar a melhor configuração para uma fachada ACM com letra caixa para a empresa.

As principais contribuições do compartilhamento do conhecimento são:

  • Surgimento de melhores projetos;
  • Ampliação das inovações;
  • Crescimento de conexões pessoais;
  • Estratégias mais sólidas;
  • Maior criatividade;
  •  Aproveitamento de pontos fortes de cada pessoa.

Essas contribuições são essenciais, uma vez que o conhecimento nunca é perdido.

2. Criatividade aflorada

Reunir-se em um espaço de trabalho colaborativo é a melhor maneira de promover a criatividade e o aprendizado. Quando as pessoas se conectam em um ambiente compartilhado, as ideias coletivas prosperam.

Imagine que sua empresa quer aumentar as vendas de ribbon para impressora, mas sua equipe de projetos não tem ideias suficientes. Você pode pensar em colocar os outros setores da empresa para se reunir e ajudar a criar novas estratégias.

Ter outras pessoas no mesmo ambiente pode ajudar a criar novas perspectivas, mesmo que você esteja acostumado a pensar sozinho. Se estivermos com bloqueio criativo, sem saber para onde ir com um projeto, você pode obter informações de outras pessoas. 

Ouvir outras opiniões pode encorajar o entusiasmo dos integrantes pelas próprias ideias, o que, por sua vez, permite que a criatividade alcance novos limites.

3. Cria um ambiente de apoio

Outro grande benefício da colaboração é a quantidade de apoio e senso de comunidade que há no meio dos funcionários. Se trabalharmos sempre sozinhos, somos nosso único sistema de apoio. 

Ao trabalhar em desafios mais difíceis, é útil ter alguém por perto para dar feedback e até mesmo oferecer orientação. Colaborar está claramente relacionado a um melhor desempenho, decorrente do suporte encontrado em um ambiente conectado e social.

Suponha que você venda adesivo para placa de ACM, não atingiu sua meta nos 2 meses que se passaram e está sendo cobrado para ampliar suas vendas.

Sem o apoio da equipe e do trabalho colaborativo, você pode ficar desanimado e não melhorar seu desempenho. Contudo, com o ambiente colaborativo em ação, você é encorajado a continuar persistindo, o que pode implicar em aumento de vendas.

4. Estimula o cumprimento de metas pessoais

Definir metas pessoais é extremamente importante para o sucesso de cada funcionário e assim, trabalhar para cumprir prazos e encontrar a motivação para lidar com todos os detalhes pode ser um desafio. 

Porém, em um ambiente colaborativo, há muito espaço para crescimento individual. A verdade é que cumprir metas individuais é melhor quando há outras pessoas por perto para compartilhar as consequências positivas de um trabalho bem feito. 

Compartilhar nossos objetivos com outras pessoas nos tornará mais inclinados a concluí-los. Identificar e discutir metas de maneira verdadeira e eficaz nos ajuda a ter responsabilidades para cumprir cada etapa. 

Dessa forma, se você bateu a meta de vendas de cartucho de toner, como havia previsto e sua empresa trabalha com o esquema de ambiente colaborativo, os resultados desta conquista serão mais apreciados por todos, elevando a autoestima.

5. Combina pontos fortes complementares

Embora trabalhar sozinho possa permitir o crescimento pessoal, trabalhar em colaboração fornece a base para compartilhar as habilidades de pessoas distintas. 

O trabalho em colaboração permite que cada membro ofereça seus próprios pontos fortes, exclusivamente únicos e que podem ser usados ​​para o benefício de todos dentro da equipe.

O funcionário ideal possui características como autonomia, otimismo, detalhamento e confiança, mas nem todos possuem essas habilidades e podem prejudicar o desempenho individual, afetando a empresa posteriormente.

Um local de trabalho colaborativo inspira a distribuição de forças e fraquezas, sendo uma via de mão dupla: há doação de suas forças e melhoria das fraquezas pela doação alheia de conhecimento.

Imagine que você trabalha em um escritório de contabilidade, sendo especialista em imposto de renda e lhe aparece um trabalho de abertura de empresa simples, que não é sua área de atuação.

Por meio do ambiente colaborativo, você pode solicitar ajuda aos colegas e então desenvolver melhor as habilidades para execução desse trabalho.

4 dicas para implementar o ambiente colaborativo

Abaixo separamos 4 dicas principais para a implementação de um ambiente colaborativo dentro de sua empresa, caso o método ainda não seja adotado.

1. Aponte quais são as expectativas

A colaboração deve ser comunicada aos membros da equipe. Para promover isso, os membros da equipe devem receber funções e responsabilidades individuais e coletivas definidas que terão ao longo do tempo.

Quando eles têm um entendimento claro de sua posição, cada membro da equipe trabalhará com mais eficácia, respeitando seu espaço e o do próximo, evitando conflitos imprevistos.

Em um ambiente colaborativo, cada membro da equipe vivencia o que significa participar da responsabilidade compartilhada pelos resultados. Com esse tipo de foco, o que começa como uma meta se torna uma jornada que traduz muitas experiências positivas.

Imagine que sua empresa vende caixa de gordura inox e você deseja alavancar as vendas em 30% no próximo trimestre. Essa expectativa deve ser repassada ao time e os papéis distribuídos para que isso seja atingido. 

2. Estabeleça uma proposição clara e persuasiva

Se os líderes da equipe não se importarem ou não tiverem certeza sobre as metas e objetivos apresentados aos integrantes, eles encontrarão todos os tipos de razões para não trabalharem de modo colaborativo. 

Para criar coesão, os membros da equipe devem receber uma razão convincente para fazer parte da missão da empresa. Quanto mais atraente e estimulante for a missão, mais fácil será inspirar os membros da equipe a querer fazer parte do que a empresa aspira.

Quando recebem uma causa clara e envolvente os membros da equipe naturalmente se tornam tão apaixonados pelas metas e objetivos quanto seus líderes. Para que a colaboração funcione, a visão e o propósito devem ser claros.

Por exemplo, se você gerencia uma administradora de condomínios comerciais e deseja engajar seus funcionários ao aumento de vendas, pode apresentar uma proposta de participação nos lucros, o que é interessante para toda a equipe.

3. Saiba aproveitar os pontos fortes de cada integrante

Para capacitar cada membro da equipe, é uma ótima estratégia trabalhar com seus pontos fortes, em vez de contornar seus pontos fracos. 

É uma boa ideia fazer com que cada membro faça um teste de personalidade e realizar uma mesa-redonda da equipe para compartilhar os resultados. Isso permite que cada pessoa conheça a si mesma e aos membros de sua equipe de modo mais profundo.

Quando as equipes estão conectadas dessa forma, cada membro está preparado para o sucesso porque a cada um são atribuídas tarefas que influenciam seus respectivos pontos fortes.

4. Incentive a inovação sempre

Para que as equipes cresçam, os integrantes devem ser incentivados a pensar juntos, permitindo o avanço da criatividade, a saída da zona de conforto e o desenvolvimento de pensamento crítico.

Os membros da equipe devem ser treinados e levados a acreditar que os desafios e obstáculos que enfrentam podem e serão superados. É importante perguntar aos membros da equipe sobre seus pensamentos, raciocínios e ideias regularmente. 

Quanto mais conectados e compreendidos eles se sentirem com seu gerente ou líder, mais motivados estarão para desempenhar, impressionar, serem criativos e superar as expectativas.

Conclusão

Em uma atmosfera de confiança e comunicação aberta, o trabalho em equipe e a produtividade podem alcançar novos patamares. 

Trabalhar em um ambiente colaborativo é o melhor caminho para o sucesso, conferindo aos integrantes a chance de unir forças, angariar apoio e usar os pontos fortes para atingir os objetivos coletivos e pessoais.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.