Automação comercial: conheça 4 ferramentas para otimizar suas vendas
A automação comercial é a prática responsável por trazer ganhos em agilidade e eficiência para as empresas, por meio do uso de tecnologia como suporte aos processos comerciais, facilitando e aprimorando a relação entre o empreendimento e sua cartela de clientes.
O grande objetivo dessa solução é trazer melhores e mais significativos resultados internos, minimizando a recorrência de erros humanos.
A popularização da automação comercial serve como sinal de alerta para as empresas, especialmente do setor varejista, que ainda estão indecisas sobre a adoção de uma ferramenta para auxiliar no desenvolvimento da rotina de trabalho e atendimento ao público.
Se você não deseja que sua empresa esteja atrás da concorrência, acompanhe este conteúdo que preparamos sobre o tema e aprenda, entre outras questões, a importância e os tipos de automação, assim como uma lista de ferramentas que vão ajudar o seu negócio a obter resultados reais, com garantia de efetividade e bom custo-benefício.
Boa leitura!
O que é automação comercial?
Em resumo, automação comercial é o processo que consiste em utilizar ferramentas e métodos tecnológicos que possibilitem uma facilitação no sistema de trabalho da empresa.
O foco é tornar cada vez mais automático e menos manual a execução de tarefas diárias, dando mais tempo aos gestores e colaboradores para que foquem em demandas mais importantes e que envolvam o uso do intelecto para resolução de problemas.
Esse segmento de automação, como o próprio nome sugere, é voltado ao comércio, como as lojas físicas, e-commerces e outros setores do varejo.
Os resultados que o uso correto desse método pode trazer ao negócio são excelentes, aumentando a produtividade, lucratividade e melhorias nos setores operacionais.
Pense o seguinte: sabe aquela tarefa recorrente, que você precisa fazer todos os dias, semanas ou meses?
Com um sistema de automação comercial, isso é facilitado, tornando cada vez menos burocrático a execução.
A parte estratégica da empresa também ganha, proporcionando dados confiáveis para o planejamento de ações futuras.
Quais são os tipos de automação comercial?
Debaixo do leque da automação comercial, existem seis principais setores que podem ser automatizados graças a esse método: vendas; marketing; propostas; contratos; API; relacionamento com o cliente.
As mudanças e adaptações podem ser classificadas de três maneiras.
-
- Automação fixa: mais rígida, pouco flexível. Este é o tipo de automação característico das linhas de montagem nas indústrias. Apesar de ser impossível realizar alterações no sistema sem a necessidade de elaborar um novo projeto, traz ganhos em eficiência e capacidade de produção.
- Automação programável: é possível criar diferentes orientações dentro do mesmo sistema. Pode ser benéfico, desde que haja um ótimo planejamento, já que eventuais ajustes demandam uma quantidade significativa de tempo e dinheiro.
- Automação flexível: sistema de fácil atualização, com excelente potencial para otimização de tempo e variedade de soluções. Pode ser mais custoso, porém, os resultados tendem a ser melhores.
Na empresa varejista, a automação comercial tem um destaque especial em cinco setores: documentação; controle financeiro; análise de crédito; vendas; e estoque. A seguir, explicamos a funcionalidade de um sistema de automação em cada um.
Documentação
Um sistema de automação comercial é fundamental para otimizar o processo de emissão e armazenamento de documentos fiscais. Dependendo da ferramenta, as informações podem ficar alocadas em servidores internos ou na Nuvem.
O acesso também se torna democrático, permitindo que várias pessoas – autorizadas – tenham à disposição os dados para trabalhar.
Controle financeiro
Você também garante para a sua empresa um maior controle financeiro, ou seja, o fluxo de entradas e saídas, como as contas a pagar e o que deve receber dos clientes.
Quanto maior for a sua operação, mais complexo costuma ser para controlar de maneira eficaz esse setor. Em contrapartida, quanto maior o número de registros e transações, mais útil a automação tende a ser.
Análise de crédito
Uma preocupação pertinente a cada gestor é quanto ao não pagamento – inadimplência – por parte dos clientes.
Com um sistema de automação, a análise de crédito é igualmente facilitada, trazendo maior segurança para as negociações, já que minimiza as chances de vender para alguém que não tem o crédito limpo.
Vendas
A implementação da automação comercial também traz ganhos naquela que é, possivelmente, a área mais vital do negócio: vendas.
Isso ocorre por meio do atendimento melhorado, onde o vendedor tem acesso ao banco de dados onde constam todas as informações relevantes para o fechamento da negociação.
Diminui o tempo de conversa com o possível cliente, mas aumenta as chances de conversão.
Estoque
Uma empresa que não tem controle pleno sobre seu estoque, cedo ou tarde vai acabar tendo graves problemas.
O sistema que será utilizado vai automatizar todo o processo, trazendo previsibilidade e otimizando a tomada de decisão, uma vez que os erros humanos serão diminuídos.
Benefícios da automação comercial
Agora que você já sabe o que é automação comercial e entende quais são os tipos de segmentação e em quais setores esse modelo é útil, deve estar se perguntando sobre quais os benefícios de investir nessa solução.
A seguir, descrevemos as vantagens de automatizar a sua empresa.
- Custos reduzidos com processos e desperdícios de matéria-prima;
- Otimização logística;
- Ganho de tempo para gestores e colaboradores;
- Melhora no relacionamento com o cliente;
- Faturamento e vendas controlados;
- Atendimento ágil e simplificado.
Melhores ferramentas de automação
A seguir, apresentamos quatro ótimas ferramentas para automatizar a parte comercial da sua empresa e, com isso, otimizar as vendas.
Buscamos listar sistemas que sejam úteis em mais de um setor, garantindo flexibilidade, previsibilidade, melhoria na gestão de tempo, entre outras características fundamentais para justificar o investimento.
CRM
Um software de Customer Relationship Management (CRM) é um sistema desenvolvido para atuar simplificando vendas complexas na sua empresa.
Essa ferramenta otimiza as vendas por meio da centralização de toda a sua operação comercial, sendo robusta, intuitiva e de fácil instalação. Entre as principais vantagens do Ploomes estão:
- Automatização do funil de vendas e workflows;
- Padronização na geração de propostas complexas;
- Integração com ERPs;
- Consultas externas a API aberta;
- Redução de erros e otimização dos recursos da empresa.
ERP
O Enterprise Resource Planning (ERP) é um dos preferidos das empresas graças ao seu potencial de integrar os processos da empresa por meio de três pilares: automação, controle e otimização.
O ERP também funciona como uma central de dados, onde todas as informações sobre o negócio são alocadas em um mesmo sistema, possibilitando o fácil acesso de gestores e colaboradores.
Dessa forma, a cadeia produtiva é otimizada de ponta a ponta, gerando os seguintes benefícios para o negócio:
- Setores inteligentes na empresa;
- Fluxo de caixa automatizado;
- Integração com o CRM;
- Eficiência nos planejamentos;
- Acesso democrático às informações;
- Segurança de dados;
- Redução de erros humanos.
Ferramentas de Business Intelligence
O Business Intelligence (BI) é uma das ferramentas com maior adesão quando o assunto é automação comercial e trabalhar com inteligência de dados para potencializar as operações da empresa.
Um sistema BI atua coletando, reunindo e analisando dados internos (sua empresa) e externos (do mercado), transformando números e palavras em informações estratégicas para embasar a tomada de decisão.
O software BI funciona ainda melhor se utilizado junto a um CRM, auxiliando, especialmente, as áreas de marketing e vendas. Confira os benefícios do BI:
- Melhoria na coleta e análise de dados;
- Otimização do tempo;
- Informações seguras e bem embasadas;
- Impulsiona os resultados de marketing e vendas;
- Dados sempre atualizados;
- Integração inteligente entre os setores.
Marketing
A comunicação entre sua empresa e o cliente deve estar totalmente alinhada para que haja sucesso nas negociações e, dessa forma, um aumento no número de conversões e lucro.
Para isso, utilizar uma ferramenta de automação de marketing é uma excelente opção para manter seu público sempre bem informado sobre as novidades do seu negócio e do mercado, em diferentes canais de comunicação.
Os benefícios de contar com uma ferramenta assim são:
- Maior número de leads gerados;
- Otimização do tempo de conversão;
- Melhores oportunidades de venda;
- Melhoria do processo de pré e pós-vendas;
- Ciclo de vendas reduzido;
- Agilidade na negociação;
- Aumento do ROI;
- Redução do Custo de Aquisição por Clientes (CAC).
Em todas as ferramentas, vale uma pesquisa e debate com especialistas da área e os colaboradores da empresa, para que seja definido em conjunto, com estratégia, qual o melhor sistema para automatização comercial.
Tire todas as suas dúvidas sobre CRM
O CRM é uma excelente opção para fazer a gestão da sua cartela de clientes de maneira definitiva, melhorando a visão estratégica sobre o negócio, trazendo maior eficiência aos processos e aumentando a produtividade da equipe.
Acesse agora mesmo um guia completo de CRM e tire todas as suas dúvidas sobre os benefícios da adoção desse sistema.