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Baixa nas transações com cartão acende alerta no setor

6 de June de 2023
Baixa nas transações com cartão acende alerta no setor<

Segmento de cartões busca se adaptar à concorrência de novos meios de pagamento

 

O volume das transações com cartões da indústria brasileira registrou um aumento de 10,7% no primeiro trimestre de 2023, gerando um faturamento de R$ 839,5 bilhões, segundo pesquisa da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).  Apesar do crescimento, o número está bem abaixo do nível de crescimento esperado pela Abecs, que girava em torno de 14% e 18% para este ano.

Usar maquininhas com menor taxa e adotar melhores práticas é essencial para otimizar a experiência do usuário. Isso é importante para conquistar consumidores e gerar mais segurança para as compras. 

 

Primeiro trimestre costuma ser fraco para o segmento de cartões 

Geralmente, o primeiro trimestre é mais fraco para o segmento de cartões. O principal motivo é a diminuição do consumo das famílias, que estão concentradas em organizar as contas do início do ano. 

As transações utilizando somente cartão de crédito somaram R$ 539,2 bilhões no período. Segundo o presidente da Abecs, Giancarlo Greco, a indústria cresceu 10,7% no trimestre, um número ainda saudável, a mensagem importante é o crescimento do portfólio de cartão de crédito. 

Por outro lado, as transações com cartões de débito caíram 0,3% na comparação com os números do primeiro trimestre de 2022, gerando um faturamento de R$ 234,6 bilhões no período. Já cartões pré-pagos tiveram um crescimento de 47% no período, com um faturamento de R$ 65,5 bilhões. 

Greco ressalta que as transações com cartões em meios eletrônicos têm crescido em todos os segmentos e são um grande componente para o avanço da indústria neste ano. 

Mercado de cartões busca se adaptar a concorrência com meios de pagamentos digitais 

 

Depois do sucesso do Pix no mercado, há um burburinho sobre o desuso de outros meios de pagamentos convencionais. Estamos assistindo a essa mudança de consumo e vendo meios como o dinheiro em espécie e o boleto em pleno declínio, o que não deve acontecer com os cartões de débito e crédito. 

Com o crescimento do e-commerce e a chegada de meios de pagamentos digitais, como o Pix e as carteiras digitais, o segmento de cartões busca se adaptar à concorrência dos novos meios de pagamentos. Um levantamento da Shopee, um dos principais marketplaces no Brasil, mostra que o Pix e o cartão de crédito são os meios de pagamento preferidos dos usuários. Isso mostra que os cartões não devem cair em desuso. 

Mesmo com as novas carteiras digitais e o Pix, o cartão de crédito continua sendo um dos meios de pagamento preferidos dos brasileiros. Para o consumidor, o cartão de crédito traz agilidade e segurança para o consumidor, já que os dados são verificados e confirmados em tempo real. 

Além das vantagens na hora da compra, o cartão de crédito ainda oferece ao cliente outros benefícios, como programa de milhas, pontos e cashback. Isso é essencial para criar uma experiência mais atrativa para o usuário. Além disso, é possível parcelar compras sem juros e aumentar o limite de crédito com o tempo. 

Para os comerciantes, o cartão de crédito ainda é bastante atrativo, tanto na loja física como no e-commerce. Os consumidores são atraídos pela possibilidade e as vantagens de pagar suas compras no cartão. O cartão de crédito ainda traz meios de segurança com métodos de prevenção de fraudes e estorno bem estruturados. 

Com isso, o segmento de cartões continua sendo vantajoso para os consumidores. A chave para seguir em alta é adotar novas estratégias e recursos para melhorar a experiência dos clientes, que estão cada vez mais exigentes. Agilidade e segurança são valores primordiais para lidar com os períodos de baixa e conseguir ser consistente em um mercado com novas e boas opções de pagamento.