Business

O que é banco de nicho? Como funciona? Quais as vantagens? Entenda!

22 de August de 2023
O que é banco de nicho? Como funciona? Quais as vantagens? Entenda!<

O banco de nicho é mais uma das novas tendências que nos últimos anos consolidaram-se para democratizar, flexibilizar e ampliar o leque de soluções financeiras e bancárias mundo afora. 

Essa modalidade tem como objetivo oferecer serviços bancários a nichos específicos do mercado de forma personalizada. A ideia aqui é ouvir as dores e demandas de uma comunidade e criar soluções direcionadas para esse público.

Nesse contexto, temos bancos voltados para negros, transsexuais, gays, estudantes, modalidade de pequenos empreendedores e por aí vai. 

A transformação que propiciou o surgimento de bancos de nicho foi possível graças aos novos rumos que o mercado financeiro vem tomando, principalmente, de uma década para cá.

Em especial, o surgimento dos bancos digitais, a consolidação de fintechs diversas e a implementação do open finance são peças fundamentais dessa nova realidade em que os serviços bancários, tradicionalmente ligados a grandes empresas e à burocracia,tornaram-se vetores de inovação e aprimoramento da experiência do cliente.

Foi essa transformação digital que consolidou a experiência bancária a poucos toques no app de um smartphone. Foi ela também quem ajudou a popularizar e tornar mais acessíveis os processos de abertura de conta, solicitação de um cartão de crédito, empréstimos e muitas outras iniciativas.

Os bancos de nicho são frutos dessa nova realidade. E você vai descobrir agora como eles funcionam e impactam no cotidiano dos seus clientes. Confira!

O que é banco de nicho?

Banco de nicho são instituições financeiras que oferecem serviços especializados para um público-alvo bem segmentado, como comunidades, minorias, setores profissionais, dentre outras possibilidades.

A ideia aqui é romper totalmente com o conceito de instituição bancária mais ampla e com procedimentos genéricos e padronizados para todos os clientes.  

O banco de nicho vai em demandas de mercado que tradicionalmente não são contempladas com bons produtos ou que até mesmo não possuíam acesso a uma conta corrente e cartão de crédito.

Dentre os principais exemplos de bancos de nicho, temos o TPM Bank (“Tou Poderosa Mesmo”), instituição digital que abre contas exclusivamente para mulheres, e o Conta Black, banco digital voltado exclusivamente para pessoas negras.

Nesse contexto, há espaço também para bancos voltados para pessoas trans. Como diferencial, está a possibilidade de cadastro de nome social para que ele seja transcrito no cartão de crédito, além de soluções financeiras especiais para o grupo.

Outro exemplo são os bancos voltados para segmentos profissionais. Imagine um banco digital 100% focado em microempreendedores individuais (MEI). Naturalmente, uma categoria profissional tão nichada e com tantas particularidades tributárias pode ser contemplada por uma instituição que resolva suas demandas.

Quais as vantagens de um banco de nicho?

O banco de nicho é uma demanda cada vez mais real do nosso mundo de negócios cada vez mais inclusivo e com empresas que colocam a experiência do cliente em primeiro lugar. 

O open finance, por exemplo, é um projeto do Banco Central com o objetivo de acelerar a inovação no setor financeiro ao mesmo tempo que dá mais transparência de dados e informações entre as instituições.

Essa possibilidade que as empresas têm de agora mergulhar nos dados do seu público-alvo para desvendar suas dores e demandas é fundamental para que as novas soluções bancárias, especialmente as nichadas, consigam se dirigir à sua parcela de mercado de forma cada vez mais personalizada. 

Nesse contexto, falemos então três vantagens do banco de nicho que devem ser levadas em consideração:

Atendimento personalizado

A proposta mais valiosa por trás de um banco de nicho é a experiência personalizada que ele entrega a seu cliente.

A própria forma como esse modelo de negócio se organiza beneficia tanto a empresa quanto o público-alvo. Afinal, ao segmentar os clientes em grupos, fica mais fácil identificá-los e criar processos mais assertivos que dialoguem com o que os consumidores desejam.

Isso diminui gastos, erros estratégicos e torna todo o preço bem mais rápido e agradável para todas as partes envolvidas.

Maior inclusão a serviços bancários

O banco de nicho pode oferecer serviços sob medida para determinados grupos que não encontravam as soluções esperadas em instituições tradicionais ou que, em muitos casos, não conseguiriam nem acesso a determinados serviços.

No caso de pessoas trans, há a possibilidade de inserção do nome social; para microempreendedores individuais, fica mais fácil conseguir opções de crédito mais condizentes com a realidade do negócio; e os exemplos continuam.

E o melhor é que os bancos de nicho também podem oferecer todos os benefícios já comuns em bancos digitais, como facilidade para abrir conta corrente, extrato pelo próprio app, solicitação de segunda via do cartão e serviço de crédito em poucos minutos, etc.

Clientes mais fiéis e satisfeitos

O resultado final não poderia ser outro: clientes mais satisfeitos, reconhecidos e fidelizados à marca. 

Como já mencionamos, a experiência e o sucesso do cliente é o objetivo maior de toda e qualquer empresa que deseja se manter competitiva em um cenário tão competitivo e volátil como o do mundo digital.

Por isso, esforços não devem ser poupados para chamar a atenção do seu público e fazê-lo se sentir especial. Nessa relação, tanto o banco quanto o público saem vitoriosos.

Entendeu tudo sobre banco de nicho? O mais legal é que essa modalidade de negócio é facilmente colocada em prática por meio de uma plataforma white label de serviços bancários.

Essa ferramenta já vem com toda a estrutura pronta para que ela seja configurada e aprimorada de acordo com o segmento de negócio que você deseja investir. Não é incrível?

Esperamos que tenham gostado do conteúdo! Para mais artigos informativos que nem esse, fique de olho nas novidades do blog. Até a próxima!

Este artigo foi escrito pela Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros.