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Como fazer teste A/B e experimentação

6 de April de 2023
Como fazer teste A/B e experimentação<

Realizar a experimentação com fatores diversos é a solução para identificar as melhores práticas para um determinado site, encontrando qual a opção mais vantajosa, e essa busca pelas melhores opções pode ser feita através de um teste A/B.

O site de uma empresa possui diversos elementos que devem conversar entre si, banners de imagem estática e vídeo, chamadas para ação, textos explicativos, preços, elementos em pop-ups, figuras e tantos outros elementos que buscam prender a atenção do usuário.

Uma empresa de mini porta pallet, por exemplo, pode ter diversos tipos de imagens mostrando o uso do produto, para utilizar, mas como ele irá entender qual o melhor tipo de imagem para gerar as conversões desejadas?

É neste momento em que o teste A/B e a experimentação será colocada em prática, para comparar estas opções.

 

O que é teste A/B e experimentação?

Uma das estratégias mais usadas, em setores diversos, para identificar as melhores alternativas disponíveis sempre foi a realização de testes. Para definir melhores elementos em sites não seria diferente.

O teste A/B consiste na realização de comparações de determinadas variáveis para otimizar resultados dentro do Marketing Digital. Esse conjunto de ações também pode ser chamado de teste de divisão.

Esses testes têm como principal objetivo melhorar os resultados das taxas de conversão da marca, encontrando quais são as alterações que mais geram modificações positivas nessa métrica.

 

Como fazer um teste A/B?

Existem diversas variáveis que podem ser usadas como fonte de experimentação para um teste A/B. Uma empresa de galpão metálico, por exemplo, pode usar a variável de texto para decidir entre uma chamada direta ou subjetiva, para incluir em definitivo na estratégia.

Mas antes de iniciar o teste em si, é preciso seguir alguns passos para conseguir encontrar o resultado. Estes passos são essenciais para definir quais das variáveis serão mais úteis para a definição da estratégia.

Conheça abaixo alguns a lista dos passos que devem ser dados para iniciar um teste A/B de sucesso.

 

  1. Monte uma hipótese

    Uma hipótese consiste em algo que é possível avaliar de alguma forma concreta e palpável, podendo ser verdadeira, indiferente ou falsa. Ela não é a definição final, mas pode funcionar como um objetivo a ser comprovado.

    Uma empresa que vende cantoneiras de ferro, por exemplo, parte da hipótese que as imagens do produto aplicadas na construção convertem mais que as imagens somente do produto.

    Tendo então essa hipótese como ideia inicial a empresa conseguirá definir todos os próximos passos para o teste, tendo então um ponto a ser provado ou descartado.

     

  2. Calcule a amostra

    A amostra do público, para a realização do teste A/B, é o volume de acessos que o site obteve, dentro do período em que o teste estiver sendo realizado. 

    A variação entre os indicadores que serão usados pode definir a quantidade da amostra necessária. 

    Se uma empresa de luminária para forro de gesso, por exemplo, realizou um teste e identificou que o número de cliques subiu de 15% para 20%, em uma imagem com texto, em comparação com outra sem.

    Nesse nível de variação a amostra precisa ser um pouco maior, para que a variação seja validada. Contudo, se o número de cliques subiu de 15% para 50%, o volume da amostra poderá ser menor, afinal o resultado é mais expressivo, garantindo uma certeza maior.

  3. Realize o teste

    Após definir a amostra necessária para medir a variável em questão, e tendo em mãos a hipótese que será testada, poderá-se iniciar efetivamente o teste, colocando em prática todo o planejamento feito até então.

     Independente de qual seja o produto do teste, de materiais comuns como o tijolo refratário ou um complexo, como um produto industrial, é necessário utilizar plataformas para a realização do teste, pois a mensuração apenas por observação pode ser incorreta.

    As plataformas disponíveis podem ser de diversos tipos, sendo pagas ou gratuitas, o importante é entender qual a melhor opção para cada tipo de variável, tendo em mente a facilidade para mensurar dados.

  4. Mensure os dados

    O principal objetivo para a realização de uma experimentação com um teste A/B é naturalmente obter um resultado, seja o esperado ou não. Para isso é necessário avaliar os resultados obtidos e assim tirar as conclusões.

    Os resultados naturalmente podem ser diferentes do esperado, se a intenção era comparar o quanto um vídeo a e b melhoraria os resultados de um site de porta de enrolar manual, por exemplo, o resultado pode ser que na verdade nenhuma das opções surtam efeito.

    Quando o resultado não for o esperado, também é uma resposta, afinal a formulação da hipótese por si só possui essa possibilidade, sendo então a mensuração de todo o dado gerado ainda mais importante.

Benefícios do teste A/B

As mudanças nos mercados atualmente fazem com que as empresas precisem se reinventar. Quando uma empresa de palete pbr, por exemplo, realiza um teste A/B em seu site vai conseguir entender até que ponto o seu público mudou e encontrar novas soluções.

Para além desse monitoramento das alterações no comportamento do público, os testes A/B conseguem entregar inúmeros outros benefícios ao negócio, indo desde os processos de captação até o de retenção, alguns desses benefícios são:

 

  • Crescimento da Taxa de Conversão;
  • Menor rejeição;
  • Redução de custos;
  • Melhora da experiência do cliente;
  • Aumento das vendas.

 

Ao iniciar um teste A/B o principal foco é o aumento dos resultados, como conversões, cliques ou maior tráfego para páginas específicas. E com tantos esforços voltados para essa área, nitidamente os principais benefícios estão inclusos nessa etapa.

Contudo, outros setores como a experiência do cliente também conseguem receber diversos tipos de retorno. Isso ocorre, pois o usuário se sente mais confortável em um ambiente que atende às suas necessidades e gostos pessoais.

O lado financeiro do negócio será também altamente beneficiado. Se uma empresa que oferece revestimento cimento queimado, por exemplo, resolve investir em um site ele disponibiliza um investimento considerável em cada um dos elementos.

Encontrando a opção que mais agrada o usuário os esforços de investimento serão colocados de forma mais otimizada, evitando desperdícios e reduzindo os custos no final do período de avaliação.

 

Casos de sucesso do teste A/B

O teste A/B é uma tendência em todo o mundo, tendo empresas que apresentam resultados reais em diversos setores e lugares. Estes cases de sucesso não se resumem a grandes empresas, sites de médio e pequeno porte também conseguem obter bons resultados.

O site Ecommerce News, reconhecido mundialmente, lançou alguns cases internacionais de marcas, tanto de ecommerce, que consiste em sites de comércio virtual, quanto de portais e sites de outros segmentos.

Conheça abaixo algumas destas marcas que obtiveram resultados expressivos através do teste A/B.

 

Wikijob

O Wikijob é um site que reúne diversos conteúdos relacionados ao mercado de trabalho, divulgando vagas, ofertando cursos e demais notícias relacionadas a área. 

Tendo uma expressão de atuação global, com mais 12 milhões de acessos anuais está é uma ótima marca para entender o impacto do teste A/B.

O teste A/B realizado pelo Wikijob consistiu na comparação da variável do elemento da opinião do cliente na página de vendas. O site criou uma página A que não apresentava esses depoimentos, e uma segunda página B com a presença desse elemento. 

Os resultados do teste foram assertivos e com uma variação confiável, pois mostrou um crescimento de 34% nas vendas da página B, que contava com os depoimentos positivos dos clientes.

 

Tafford

A loja Tafford é uma empresa de produção de pijamas, jalecos e demais uniformes médicos ou cirúrgicos. A atuação da empresa atualmente é através de lojas físicas, e commerce e distribuição em sites parceiros, como a Amazon, por exemplo.

O teste A/B realizado pela Tafford decidiu buscar a opinião de seu público com relação às imagens usadas no site. 

Na versão A do teste foram colocadas apenas um banner com peças de roupas, enquanto os demais tinham textos e informações, já na opção B, todos os banners continham peças de roupas.

A versão A foi a vencedora do teste, apresentando uma melhoria de 13% nas vendas, o que pode ser atribuído à imagem de organização passada pelos banners informativos.

Vodafone

A Vodafone é uma empresa de telefonia inglesa que atualmente está presente em mais de 25 países. O teste realizado pela Vodafone mostra que essa comparação pode ser feita em diversas estratégias de marketing, como o Remarketing, por exemplo.

Nessa ocasião, a variável utilizada no teste foi o CTA, sigla em inglês para chamada para ação, aplicado dentro de emails para usuários que abandonaram o carrinho de compras. 

O cenário A apresentava o texto “Volte para o Vodafone.nl”, enquanto o cenário B trazia o botão de CTA “Complete seu pedido”. A segunda versão conseguiu aumentar os resultados em 20%, e o sucesso foi atribuído ao tom mais direto ao lidar com o usuário.

As possibilidades do teste A/B são quase infinitas, assim como seus benefícios, portanto mais do que uma opção para a estratégia, o teste vem se configurando cada vez mais como uma necessidade para o negócio.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.