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Como fazer um plano de ação para conquistar novos leads

29 de October de 2021
Como fazer um plano de ação para conquistar novos leads<

Independentemente da área do seu negócio, um dos ativos mais importantes para a realização das suas atividades comerciais está na conquista dos leads, contatos esses que podem simbolizar consumidores em potencial, que devem ser trabalhados por suas ações.

Um lead se diferencia de um cliente comum, pois ele se relaciona não apenas com os consumidores já fidelizados, mas também com aqueles que apresentam algum potencial de compra, tendo que ser acompanhados por outras ferramentas, como um funil de vendas.

Nesse caso um lead pode ser definido como um perfil identificado do seu público em potencial, sendo montado a partir de informações recolhidas como dados pessoais, comportamentos específicos de uma audiência ou os seus interesses de compra.

Com o ingresso da internet ao mercado comercial, tornou-se mais fácil esse processo de coleta de informações, conquistando assim novos leads. Um fornecedor papel fotográfico, por exemplo, pode identificar os seus leads através da navegação em seu site.

Programas de monitoramento, como os chamados cookies, permitem que o administrador de um site consiga analisar a fundo os hábitos de consumo dos seus usuários, como o tipo de produto que eles mais compram, ou o tempo que passam no carrinho de compras.

Por mais que seja importante observar tais tópicos, de forma também a desenvolver melhores maneiras de se conectar com os seus usuários de uma maneira geral, é cada vez mais importante para uma empresa trabalhar com uma comunicação personalizada.

E é justamente nesse momento que se mostra preciso o trabalho com leads, figuras que representam possíveis clientes para uma companhia, levando em conta o comportamento previamente identificado por uma empresa.

Algo importante independentemente da sua área de atuação, indo de um pequeno negócio a um escritório renomado que realiza serviços de consultoria contábil empresarial.

Lembrando que essa identificação de leads também pode ser feita de forma online, com a coleta de informações dos usuários para que eles tenham acesso a materiais ali disponibilizados, como um e-book ou conteúdo similar.

Uma forma de se identificar oportunidades de se capturar um lead é por meio de um plano de ação, capaz de estruturar as atividades que devem ser tomadas para que o seu negócio tenha sucesso no mercado, a partir de ações de vendas e do citado contato com os leads.

Como funciona um plano de ação?

Um plano de ação funciona de maneira similar a outros serviços de planejamento relacionados ao mercado, como um plano de comunicação ou de vendas, capazes de identificar as melhores possibilidades para ambos esses objetivos.

Um plano de ação age como uma estrutura de apoio para os planejamentos mais específicos, identificando oportunidades positivas para que uma empresa consiga otimizar os seus serviços, entregando ao público um produto ou serviço melhor produzido.

E essa melhora não é exclusiva da qualidade desses produtos, mas também de questões relacionadas ao valor dessa produção, com uma possível redução de gastos, que no final do processo será repassado ao bolso dos consumidores.

Como um fornecedor de papéis para plotter sublimação, material este utilizado por agências de produção gráfica e também por estabelecimentos que operam com a produção de camisas e outros materiais personalizados, como canecas e quadros.

Ao conseguir reduzir os seus gastos de produção, esse fornecedor conseguirá trabalhar com valores mais interessantes para o mercado, refletindo diretamente no preço praticado ao cliente final, o mais interessado nessa grande relação econômica.

O plano de ação, no caso, opera como um documento que reúne as informações necessárias para se realizar alguns dos objetivos e metas comerciais de uma empresa, podendo ser confeccionado de forma manual, com planilhas, ou por programas virtuais.

Um sistema de gestão para franquias, por exemplo, permite que um administrador tenha um maior controle sobre as atividades realizadas em todas as lojas pertencentes ao grupo, comparando o sucesso comercial de uma unidade em específico.

Logo, um plano de ação funciona como um material de apoio para a tomada de decisões em uma companhia, auxiliando em um incontável número de possibilidades para uma empresa, como na sua meta de vendas, ou na quantidade de leads conquistados.

Visto essa sua importância para o mercado, cada vez mais esses planos são adotados pelas entidades empresariais, de forma a aprimorar as suas atividades em relação ao seu ambiente interno, e também com a realidade do mercado no qual se encontra.

A presença do plano de ação no mercado

O plano de ação é adotado com uma frequência cada vez maior pelas entidades presentes no mercado, visto a pluralidade de setores aos quais esse projeto de organização pode atuar, de forma a aprimorar as atividades ali realizadas.

Algo que vale tanto para empresas de grande porte, como também para pequenos empreendedores, que buscam se profissionalizar em sua área, atuando com a oferta de serviços contábeis em São Paulo.

Isso acontece também pela multiplicidade de serviços aos quais um plano de ação pode contemplar, indo além do número de vendas, atuando também com outros propósitos mais segmentados, como a necessidade de adequar sua empresa a causas ambientais.

Outro objetivo específico pode ser a conquista de novos leads para o seu negócio, exigindo assim práticas otimizadas para se alcançar essa meta de expansão de público, e do contato com possíveis consumidores.

Como alcançar novos leads com um plano de ação

Para se estruturar um plano de ação com um propósito tão específico, é importante conhecer também as particularidades que constituem esse plano, de forma a adaptar essas estratégias, direcionando-as ao objetivo de se alcançar novos leads.

A realização de um plano de ação costuma funcionar a partir de uma técnica conhecida como o 5W2H, relacionada às perguntas que devem ser respondidas para que um objetivo específico seja conquistado. A sigla em si se refere aos seguintes termos:

  • What? (O quê);
  • Who? (Quem);
  • Where? (Onde);
  • When? (Quando);
  • Why? (Por quê);
  • How? (Como);
  • How Much? (Quanto).

A resposta dessas perguntas é capaz de permitir que uma assessoria aduaneira consiga identificar e alcançar novas possibilidades de clientes. Sendo assim, é importante compreender cada uma dessas estratégias, de forma a criar uma técnica otimizada.

O quê?

Pergunta essa referente ao produto ou serviço com o qual a empresa trabalha, assim como a definição das ações que serão feitas, de forma a se alcançar um objetivo em específico. Também pode estar relacionado a definição de um problema a ser resolvido.

Quem?

Este tópico se destina ao público almejado por uma companhia, levando em conta as suas características e os seus comportamentos. Quando se pensa na comunicação nas redes, essa coleta de informações pode ser feita a partir de formulários online.

Onde?

Questão que lida com a posição geográfica de onde o trabalho da sua empresa é realizado, seja com a oferta de serviços ou com o processo de montagem dos produtos a serem comercializados, como mochila notebook executiva.

Pensando nas empresas virtuais, essa localização se torna mais flexível, assim como nas maneiras de capturar a atenção dos seus prováveis consumidores.

Quando?

Essa acaba sendo a pergunta mais delicada quando se pensa no objetivo de se conquistar um cliente, pois direcionar um anúncio comercial a um público antes do momento certo pode acabar por afastá-lo dos serviços ofertados pela sua empresa.

Para identificar o momento certo de trabalhar com a conversão de um lead conquistado, é importante trabalhar auxiliado por outra estratégia de marketing, que é o funil de vendas, capaz de reconhecer a posição de compra no qual se encontram os seus clientes.

Por quê?

Este tópico está relacionado a motivação principal pela qual uma ou mais atividades estão sendo realizadas, de acordo com os objetivos da sua empresa, como uma maior conquista de leads, como aqui está sendo trabalhado, ou um crescimento no número de vendas.

Como?

Diretamente relacionado ao tópico anterior, essa pergunta questiona quais serão os métodos adotados para se conquistar o seu principal objetivo, levando em conta a especificidade de uma ou mais ações que se mostram necessárias para tal propósito.

Quanto?

A última pergunta é a que mais interessa os setores financeiros de uma empresa, de forma a definir os gastos necessários para se conquistar o objetivo antes definido, além da sua relação com os custos de produção de uma sacola ecológica personalizada, por exemplo.

Voltando a especificidade de se alcançar um alto número de possíveis contatos comerciais, essa etapa do plano de ação trabalha com a identificação dos custos realizados com ferramentas de comunicação.

Pensando exclusivamente nas plataformas digitais, ambientes mais fáceis de se conquistar um lead, os custos se relacionam ao valor de anúncios digitais, disponíveis em sites, redes sociais e páginas de pesquisa.

Um conjunto de atividades que permite com que o seu negócio atue com um número frequente de clientes, contando com atividades que otimizem a sua relação com eles antes mesmo da sua conversão em consumidores.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.