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Como fidelizar clientes?

26 de October de 2022
Como fidelizar clientes?<

Fidelizar clientes é uma prática muito procurada por empresas e prestadores de serviços para conquistar clientes fiéis.

Desta forma, fidelizar clientes nada mais é do que táticas para transformar seus compradores esporádicos em clientes fixos.

Quando seus clientes voltam aos seus produtos, isso é feedback o suficiente de que os serviços ofertados estão do agrado do público consumidor.

Por isso, é de total importância que haja o monitoramento de retorno de clientes após a utilização dos serviços ofertados.

Desta forma, em um cenário contrário, onde os clientes não retornam sabe-se, também, que há algo que ou não o agradou ou não supriu suas necessidades. 

Porém, é claro que nunca conseguiremos suprir todas as expectativas e necessidades de todos os clientes que passarão por nossos serviços.

Mas ainda assim, podemos fazer algumas mudanças para tentar oferecer o que procuram e, claro, fazer com que voltem.

Além do feedback, ter clientes fiéis é o que mantém os gastos os uma empresa em equilíbrio, pois com a fidelidade dos consumidores, terá um fluxo de caixa constante. 

Imagine uma empresa que não consegue fidelizar seus clientes, ela dependerá somente de consumidores esporádicos e ficará à mercê dos gastos.

Isso causa insegurança e desconforto no dia a dia, o que pode transparecer para os clientes e acabar piorando a situação.

Por isso, fizemos este conteúdo com algumas dicas de como fidelizar seus clientes para não passar por tais dificuldades.

 

Localização

Essa é uma dica para quem está começando a se programar para abrir seu próprio negócio, sua micro empresa.

Caso for uma empresa física, ou seja, uma loja física em algum local específico e não uma loja online.

Preste atenção na região onde irá investir seu imóvel, este é um fator muito importante na hora de captar clientes.

Isso porque você deve se colocar no meio em que o seu público estará para que tenha mercado consumidor.

Além disso, atente-se com a concorrência, isso mesmo, procure locais onde não haja tantos pontos de vendas como o seu disponíveis.

E quando achar o local perfeito, pesquise os valores da região e como é o comportamento dos moradores do bairro.

Isso lhe dará a perspectiva de quais caminhos tomar para se colocar no mercado daquela região.

Sobre valores, não deixe seus produtos ofertados abaixo da média da região, pesquise e fique na média para que entre na concorrência e não desvalorize seu produtos ou serviço.

 

Brindes Personalizados 

Todos gostam de brindes, não é mesmo? Pois é, seus clientes não são diferentes. Investir em brindes personalizados como canecas, copos, até mesmo chaveiros, canetas, etc é uma ótima forma de fidelizar seus consumidores.

Isso porque ao levar seu item personalizado para casa o cliente terá seus contatos e sua marca em sua casa.

Fazer brindes úteis para o dia a dia é uma ótima tática para manter seus clientes visualizando seus produtos e assim lembrando seus serviços diariamente.

Brindes além de serem úteis diariamente alegram o coração de todos que os recebem.

 

Atendimento

O atendimento também conta muito, e talvez seja o mais importante, na hora de fidelizar seus clientes. 

Isso porque quando vamos em um local e somos bem tratados, recebidos com respeito, zelo e atenção necessária, nos sentimos confortáveis em retornar.

Mas atenção! Não importune seu cliente com muitas perguntas e sugestões, apenas apresente-se e se coloque à disposição. Já é o suficiente.

Fique a uma distância confortável do cliente, deixe que ele sinta-se à vontade para circular no ambiente sem que esbarre em você.

Desta forma, o cliente não se sentirá pressionado a levar produto e sim confortável para questionar e verificar se é de seu agrado ou não.

Isso mostra respeito pelo gosto do cliente, que é seu principal foco e deixa o mesmo com o ar de que você o entende.

Outra dica sobre atendimento é saber o que será perguntado, ou seja, estude seus produtos, fique atento nas dúvidas frequentes e saiba respondê-las de prontidão.

Assim, você passará segurança sobre seu produto e seu cliente saberá que é de confiança.

 

Ambiente 

O ambiente de sua loja é a cara de seu negócio, será a primeira impressão. E se a primeira impressão é a que fica… podemos caprichar, não é mesmo?

Bom, primeiramente vamos falar do principal: a limpeza.

A limpeza do ambiente é imprescindível para uma boa primeira impressão, então mantenha o ambiente limpo e agradável.

Invista em aromatizadores é uma ótima forma de deixar o ambiente cheiroso e com ar de limpo.

Uma boa dica também é escolher uma fragrância e mantê-la, assim sua loja ficará com um cheiro característico.

Outro ponto também sobre o ambiente é a decoração, é muito importante que ela siga um padrão e que esse padrão seja mantido nas cores, nos objetos, na fachada, na logo.

Isso cria uma face característica para a sua empresa.

Além disso, não deixe os ambientes muito poluídos de produtos e objetos, distribua-os de forma simples e que não fiquem acumulados.

Outro ponto importante também é sobre os preços dos produtos, garanta que todos tenham seus respectivos preços em suas embalagens etiquetadas corretamente. 

 

Para finalizar 

Todos estes pontos irão te ajudar em fidelizar seus clientes, com um ambiente agradável, um bom atendimento e uma boa disposição de seus produtos, com certeza seus clientes voltarão a sua loja.