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Como lidar com a inadimplência de clientes corporativos

23 de June de 2023
Como lidar com a inadimplência de clientes corporativos<

Como empreendedor, em algum momento vai se deparar com clientes que não efetuaram o pagamento. Lidar com essa conta em atraso e com a inadimplência geral dos clientes pode ser um processo estressante e que consome tempo.

 

Afinal, o fluxo de caixa é o aspecto mais importante e, se o seu fluxo de caixa estiver sendo afetado negativamente por um cliente que não quitou sua conta em atraso, você pode acabar ficando sem dinheiro.

 

E nesse momento surge uma grande dúvida: “como cobrar um cliente inadimplente?”. Pensando nisso, reunimos os principais pontos sobre a inadimplência de clientes neste artigo.

 

Aqui você encontrará: 

  • O que é um cliente inadimplente?
  • Por que não ter receio de cobrar clientes inadimplentes?
  • Dicas de como lidar com clientes inadimplentes
  • Como cobrar clientes inadimplentes?
  • Como prevenir a inadimplência?

O que é um cliente inadimplente?

Um cliente inadimplente é aquele que não cumpriu com as obrigações financeiras acordadas anteriormente com a empresa. Essa situação pode ocorrer por diferentes motivos, como insatisfação com o serviço prestado, dificuldades financeiras e outros. 

 

É importante compreender os motivos que levaram o cliente a não pagar suas dívidas. Uma vez que eles podem variar desde a insatisfação com o produto/serviço até a incapacidade de cumprir com suas obrigações financeiras.

 

Independentemente do motivo que levou à inadimplência do cliente, é essencial não desistir dele e aplicar técnicas de cobrança adequadas. Uma vez que o inadimplente de hoje, pode se revelar um consumidor de extrema importância para o seu negócio amanhã.

 

A partir de quando um cliente passa a ser considerado inadimplente?

Uma dúvida muito comum entre cobradores e clientes é avaliar a partir de quando um cliente pode ser considerado inadimplente.

 

Um cliente é considerado inadimplente a partir do momento em que não cumpre com o prazo estabelecido para o pagamento.

 

Portanto, não importa se o atraso é de um ano, um mês, ou até mesmo um dia. A partir do momento em que há um atraso ou falta de pagamento de dívidas, contas ou parcelas de empréstimos, é registrado um caso de inadimplência.

Tipos de cliente inadimplentes

 

Conheça os 5 tipos de cliente inadimplentes

 

  1. Os anjos

Esses clientes têm uma postura cooperativa. Eles compreendem que o valor está em atraso e desejam resolver a situação pagando o valor total pendente.

 

  1. Os hipsters

Esses clientes gostam de brincar e manter um clima descontraído. Eles dificilmente se preocupam com o dinheiro. Você precisa entrar na brincadeira com eles, mas também manter a conversa focada na dívida deles.

 

  1. Os cínicos

Eles geralmente não pagam em dia e também não explicam o motivo. Com esses clientes, é eficaz encontrar algum ponto em comum. Isso ajuda a avançar a conversa e facilita o início da discussão sobre a dívida deles.

 

  1. Os amadores

Frequentemente, esses clientes estão desinformados e desorganizados. Eles podem até ser qualificados, mas têm pouca experiência ou conhecimento sobre seus pagamentos. Com os amadores, é útil mostrar a eles o motivo de sua dívida e fazer com que entendam que sua dívida não é insignificante, além de mostrar como pagar imediatamente pode ajudá-los.

 

  1. Os dominantes

Esses clientes geralmente sabem mais sobre suas contas do que os cobradores. Você deve permitir que eles estejam no controle sempre que possível. Pois permitir que eles o guie para uma solução é mais eficaz do que tentar resistir.

 

Se você puder falar com eles, com certeza isso ajudará muito a conseguir a confiança deles.

 

Agora que você conhece os principais tipos, é hora de aprender como cobrar clientes inadimplentes. Continue lendo!

5 dicas de como lidar com clientes inadimplentes

Lidar com clientes inadimplentes pode ser desafiador para qualquer negócio, mas existem estratégias eficazes que podem ajudar a resolver essa situação de forma amigável e construtiva. Aqui estão cinco dicas para lidar com clientes inadimplentes.

 

1. Seja firme, porém amigável

Independentemente do motivo da falta de pagamento, é necessário ser firme, porém amigável e justo com o cliente.

 

Você não quer que eles sintam que você é influenciável ou que cede facilmente. No entanto, ao mesmo tempo, também não quer prejudicar o relacionamento que construiu.

 

Demonstre que está disposto a elaborar uma solução que atenda às suas necessidades e que, ao mesmo tempo, possibilite o pagamento da dívida.

2. Envie lembretes

E-mails e mensagens são ótimas formas de lembrar aos seus clientes que eles possuem uma conta em atraso. Além de ser mais fácil que contatá-los por telefone

 

Em muitos casos, contas em atraso podem ser causadas simplesmente pelo esquecimento dos clientes, especialmente se você estiver lidando com proprietários de negócios sobrecarregados.

3. Tenha uma política para lidar com a inadimplência

É sempre bom ter processos para lidar com clientes em atraso. Uma política de cobrança de dívidas é uma boa prática, e deve fazer parte de qualquer contrato ou acordo.

 

Fazendo isso, seu cliente saberá exatamente o que esperar caso não efetue o pagamento de suas faturas.

4. Elabore faturas simples e claras

Ao enviar uma fatura para um cliente, certifique-se de que esteja claro o que você está enviando. Coloque como assunto do e-mail a palavra FATURA e explique claramente o que está sendo cobrado, qual a taxa e como eles podem pagar.

 

Também é útil incluir informações relevantes sobre o que está sendo cobrado, assim o seu cliente não ficará confuso em relação à cobrança.

5. Facilite o pagamento

Ofereça o máximo de opções de pagamento possível para seu cliente – débito automático, cheques, pagamentos presencialmente, por telefone, PayPal, entre outros.

 

Quanto mais tipos de pagamento você aceitar, mais fácil será para o seu cliente lhe pagar, e eles serão menos propensos a deixar sua fatura de lado porque precisam encontrar uma forma de pagamento.

 

➡ Leia também: Pagamento recorrente: 6 motivos para utilizá-lo na sua empresa

 

Tenha em mente que cada situação é única, portanto, adapte essas dicas às necessidades específicas do seu negócio e dos seus clientes. O objetivo principal é encontrar soluções que sejam justas para ambas as partes e preservem o relacionamento comercial.

Como prevenir a inadimplência?

Uma excelente forma de prevenir a inadimplência de clientes é adotar um software de gerenciamento financeiro. Esse tipo de solução oferece uma série de benefícios que estão alinhados com as dicas apresentadas anteriormente.

 

Primeiramente, softwares de gestão financeira são altamente personalizáveis, permitindo que você ative apenas os recursos que realmente precisa, tornando o controle financeiro uma tarefa prática e fácil de executar.

 

Além disso, eles possuem a capacidade de centralizar o controle de contas bancárias, cartões de crédito, lançamentos recorrentes e formas de pagamento. O que oferece uma visão abrangente das finanças, facilitando a identificação de possíveis problemas de inadimplência.

 

Conheça o Contas Online!

O Contas Online é uma solução de controle financeiro versátil e flexível, projetada para atender às necessidades tanto de empresas quanto de pessoas físicas.

 

Completamente personalizável, o software se adapta às suas preferências e objetivos, oferecendo uma experiência sob medida para otimizar o gerenciamento financeiro.

Ao adotar um software de gerenciamento financeiro como o Contas Online, você estará colocando em prática as boas práticas de prevenção à inadimplência.

 

Através da centralização do controle financeiro, geração de relatórios, facilidade de pagamento e segurança dos dados, você estará fortalecendo a gestão financeira da sua empresa e reduzindo os riscos de inadimplência.

 

Essa abordagem proativa contribui para uma relação saudável com os clientes, proporcionando um ambiente financeiro mais estável e sustentável para o seu negócio.

Esse guest post foi escrito por Contas Online, que ajuda as empresas a controlarem suas finanças com facilidade e segurança.