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Como o Comportamento do Consumidor pode ajudar sua empresa?

21 de March de 2022
Como o Comportamento do Consumidor pode ajudar sua empresa?<

Dentre as diversas perguntas que podemos fazer a um cliente para descobrir a melhor maneira de conquistá-lo, uma das mais importante é: como você compra?

Isso pelo simples motivo de que a forma como consumimos é a maneira ideal de entender a fundo os desejos e necessidades do público.

Há uma área do marketing que se dedica totalmente a isso e explora o modo de comprar dos clientes com base em teorias da psicologia que nos ajudam a entender melhor como a tomada de decisão e as escolhas funcionam. Estamos falando do Comportamento do Consumidor!

Se você nunca ouviu falar desse assunto, ou não o conhece direito, essa é a oportunidade de ouro pela qual você esperava para desenvolver sua empresa com foco total no público.

Entretanto, se você caiu aqui de paraquedas, não se preocupe. Esse é um tema que pode contribuir muito para os clientes também, já que nos mostra como compramos e como podemos entender esse processo para usufruir o melhor possível dele.

Para isso, continue a leitura e descubra não apenas o que é o comportamento do consumidor, mas como você pode entendê-lo e as principais tendências para 2022.

O que é?

A maneira mais simples de definirmos o Comportamento do Consumidor é pensando nele como todas as ações recorrentes que um determinado público costuma fazer durante sua jornada de compra.

Os pontos principais para os quais devemos olhar aqui são dois.

O primeiro deles é quanto a ações recorrentes. Por mais que cada jornada de compra seja única, existem alguns fatores que se replicam em maior intensidade. Um exemplo disso é o uso das plataformas de busca, como Google Search, Bing e Yahoo, para realizar pesquisas de compra.

Quem nunca “deu um Google” antes de consumir algo, ou pesquisei rapidamente na internet para saber se o preço online era mais vantajoso do que em uma loja física?

Graças a popularização dos smartphones, a internet se conectou totalmente com a jornada de compra dos clientes, ainda que em estabelecimentos físicos.

Assim, se o comportamento comum do público é pesquisar na internet, é dever das empresas estarem presentes nesse momento de busca.

O segundo ponto que devemos nos atentar é sobre a questão do público. Por mais que algumas ações sejam unânimes, como a pesquisa online, há pontos específicos que vão variar de acordo com os clientes da empresa.

Não apenas o nicho em que um negócio está altera a forma como os consumidores compram, mas todos os pontos que te ajudam a segmentar o público podem trazer diferenças na hora de comprar.

Dessa maneira, para conseguir entender como o comportamento do seu consumidor funciona, é preciso saber mais sobre a Jornada do Cliente. A qual vamos te explicar agora!

Como entender o comportamento do consumidor?

A jornada do cliente nada mais é do que um mapa visual, e extremamente detalhado, que vai mostrar as empresas como os seus consumidores compram e o que fazem em cada uma das fases que a controla.

Formada pelas etapas de Necessidade, Descoberta, Avaliação, Compra, Onboarding, Primeiro Valor, Valor Recorrente e Expansão, conseguimos cobrir do pré ao pós compra.

Essa jornada é feita e otimizada de acordo com as personas de uma empresa. Logo, ela é muito confiável e extremamente útil para entender como o cliente compra e descobrir seu comportamento recorrente.

Tendências de comportamento para 2022

Agora que já sabemos em detalhes o que é e como conseguimos descobrir o comportamento do consumidor da nossa empresa, vamos explorar um pouco mais das ações recorrentes dos clientes. Em especial aquelas que serão tendências em 2022.

Mas antes, deixamos como dica o texto Aprenda e Influencie o Comportamento do Consumidor, onde você vai poder se aprofundar nesse tema e encontrar as ações mais características do seu público!

Influenciadores

Já faz alguns anos que vemos o crescimento desenfreado do mercado de influenciadores. Entretanto, para 2022 essa tendência vai aumentar ainda mais.

Isso porque, o comportamento dos clientes estará muito voltado para as mídias sociais, local onde tais influenciadores dominam.

Essa é, mais do que em qualquer outra, vamos observar o aumento da confiança dos clientes nessas figuras de influência. Logo, para conseguir atingir seu público, fazer parcerias com tais comunicadores do seu nicho será essencial!

Social Commerce

Ainda caminhando com as mídias sociais, precisamos falar do Social Commerce. Ele nada mais é do que a venda direta de produtos e serviços pelos canais de redes sociais. Ou seja, Facebook, Instagram, WhatsApp, entre outros.

Sem mais precisar levar os clientes até uma loja, virtual ou física, através dessas mídias, agora a jornada de compra se encurta, de modo que os consumos são feitos diretamente por ali.

Aliados à questão dos influenciadores, o social commerce tem o poder de acelerar a aquisição e conversão de novos clientes!

Voice SEO

Por fim, o último ponto que merece destaque é o Voice SEO. 

Assim como organizamos nossos sites para que eles performes bem no Google e ganhem as primeiras posições com o SEO, precisamos agora otimizar tudo pensando na busca por comando de voz.

Com a popularização das assistentes virtuais, como a Siri e a Alexa, a busca por voz nunca foi tão comum.

Ficar atento às diferenças entre a escrita e a fala e como elas impactam nas pesquisas dos clientes é essencial para chegar até eles.

Conclusão

O Comportamento do Consumidor não é apenas uma ferramenta do marketing digital, mas uma forma inteligente de realmente entender o seu consumidor.

Em um tempo de grande concorrência como o que vivemos hoje, se destacar no mercado é cada vez mais difícil e ao mesmo tempo essencial. Assim, descobrir os comportamentos recorrentes do seu público vai te auxiliar a chegar mais longe e consultá-los de uma forma muito mais simples.

Agora que você já sabe tudo o que precisa e tem as ferramentas necessárias para começar a compreender o cliente, é hora de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa.

Comece a implementar uma cultura de comportamento do consumidor na sua empresa e veja as suas conversões crescerem cada vez mais!