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Confira o crescimento dos e-commerces de 2021 para 2022

21 de June de 2022
Confira o crescimento dos e-commerces de 2021 para 2022<

Desde 2020 os e-commerces estão crescendo de forma significativa. Esse movimento, que está relacionado com a pandemia de Covid-19, tem contribuído para uma mudança no comportamento dos consumidores, favorecendo também a profissionalização no mercado digital.

As pessoas estão buscando cada vez mais por soluções digitais, e com o mercado em crescimento, aumenta a demanda pela contratação de novos profissionais. Mas será que esse movimento de crescimento tende a continuar em 2022 e nos próximos anos?

E-commerce brasileiro em 2021: dados e estatísticas

Para compreender o fenômeno de expansão dos e-commerces, precisamos começar analisando os números de 2021.

 

De acordo com dados disponíveis na Plataforma e-commerce Brasil, em 2021, os e-commerces bateram recordes de faturamento representando um aumento de 26,9% em relação a 2020 e uma arrecadação de R$ 161 bilhões. Confira os principais números:

 

  • Entregas: 353 milhões — aumento de 16,9% em relação a 2020.
  • Ticket médio: R $455 por compra — aumento de 8,6% em relação à 2020.
  • 4º trimestre de 2021: 101,6 milhões de pedidos (no quarto trimestre de 2020 o total foi de 86,6 milhões).

 

Entre os pedidos realizados, as categorias de produtos em destaque incluem: itens de moda, perfumaria, beleza e saúde. A venda de medicamentos teve um crescimento de 87% no seu faturamento.

 

O segmento de eletrônicos também teve bons resultados. A venda de celulares, eletroeletrônicos e eletrodomésticos cresceu no último ano. O levantamento mostra dados interessantes sobre as regiões com maior volume de compras e o perfil dos consumidores:

 

  • 62,3% das encomendas realizadas em e-commerces em 2021 se concentraram na região Sudeste.
  • 15,1% das encomendas se concentrou na região Nordeste.
  • 58,9% dos pedidos foram feitos por mulheres e 41,1% das compras foram realizadas por homens.
  • O ticket médio das compras realizadas por mulheres foi de R$ 387 e dos homens, foi de R$ 552.
  • A faixa etária predominante nas compras online é de consumidores com idade entre 36 e 50 anos (34,9% do total).
  • Consumidores entre 26 e 35 anos representam 32,1% do total e compradores com idade acima de 51 anos representam 16,6%.

 

Segundo dados levantados por meio da pesquisa da Neotrust, o cartão de crédito é a modalidade de pagamento mais utilizada pelos consumidores no e-commerce.

 

  • Cartão de crédito: 69,7% das compras.
  • Boleto bancário: 16,9%.
  • PIX: 2,3%.
  • Outras formas de pagamento: 11,1%.

 

Embora os pagamentos com PIX tenham representado um percentual inexpressivo em 2021, estima-se um aumento considerável no uso dessa modalidade de pagamento em 2022.

E-commerce em 2022: expectativas e economia

Já estamos na metade do ano e o contexto econômico nacional e internacional têm afetado empresas de todos os portes. Apesar do avanço das vacinas, os desafios geopolíticos envolvendo Rússia e Ucrânia e as eleições presidenciais, geram tensão nos mercados, afetando consumidores e negócios.

 

De acordo com a Neotrust, em 2022 está estimado um crescimento de 9% nas receitas dos e-commerces. Se essa previsão se concretizar, as lojas online vão bater um recorde no seu faturamento: R$ 174 bilhões.

 

No entanto, questões econômicas — alta da inflação e do dólar — e perspectivas para o PIB podem contribuir para que esses resultados não sejam atingidos. Entre as categorias com maior perspectiva de crescimento estão:

 

  • Setor de eletrônicos — estimativa de crescimento: 21%;
  • Setor de eletroportáteis — estimativa de crescimento: 19%;
  • Setor de alimentos e bebidas — estimativa de crescimento: 18%.

 

Fabrício Dantas, CEO da Geotrust, destaca que: “para 2022 é esperado que haja uma expansão no marketplace, com as empresas mais preparadas para este canal. Outra tendência é a melhoria na interação do físico com o digital, que irá permitir mais eficiência nas compras e na relação do consumidor com a loja”.

 

Vale destacar que o crescimento do e-commerce não é sinônimo de preocupação para as lojas físicas. O retorno à “normalidade” já tem contribuído para aumentar o movimento e o faturamento das lojas físicas.

 

As expectativas são positivas para o e-commerce, que deve continuar crescendo nos próximos anos. Com as experiências positivas no mercado B2C (venda para consumidores), o mercado B2B (entre empresas) também deve investir em compras online. Segundo dados do The Ultimate B2B E-commerce Guide: Tradition is out. Digital is in, até 2025, 80% das vendas B2B devem ocorrer no meio digital.