Business

Conheça 5 mulheres empreendedoras que têm marcas de sucesso no Brasil

19 de April de 2022
Conheça 5 mulheres empreendedoras que têm marcas de sucesso no Brasil<

Nem sempre foi assim, mas é cada vez mais comum encontrarmos mulheres no poder. Nas mais diversas áreas, é crescente o número de mulheres que idealizam e gerenciam negócios próprios, incluindo empresas bilionárias.

 

Para começar, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que cerca de 28,9 milhões de famílias brasileiras são gerenciadas por mulheres. O ramo da moda feminina e da beleza é destaque, já que elas gerenciam 45% dos negócios, mas essa não é a única área ocupada por nomes femininos.

 

O empreendedorismo feminino é o assunto do momento, e histórias de mulheres inspiradoras estão se tornando conhecidas. Isso é importante para que outras se sintam representadas e encorajadas a também investirem em seus sonhos de carreira.

Luiza Helena Trajano

Com fortuna estimada em 5 bilhões de dólares, a dona da Magazine Luiza é uma das empreendedoras mais conhecidas do país. Hoje, além de presidente do conselho da Magalu, atua como consultora e mentora para outras empreendedoras e é, além disso, líder do Grupo Mulheres do Brasil, que tem mais de 4 mil integrantes.

 

Antes de virar diretora do Magazine Luiza, ela passou pelos setores de cobranças e de vendas. Formada em Direito, conseguiu fazer a pequena rede de varejo do interior de São Paulo virar uma das gigantes do ramo no país.

Sônia Hess

A empreendedora é ex-presidente da Dudalina, uma das maiores marcas de camisa da América Latina. A empresa foi criada por sua mãe, na década de 1950, contudo foi em suas mãos que cresceu exponencialmente.

 

Em 2013, ela esteve na lista da Forbes, dentre as mulheres de negócios mais importantes do Brasil. Hoje, após vender a Dudalina por uma soma milionária, ela atua como vice-presidente do Grupo Mulheres do Brasil e dá palestras sobre empreendedorismo feminino.

Cleusa Maria da Silva

Dona da Sodiê Doces, a maior franquia de doces do país, Cleusa Maria começou a preparar seus famosos quitutes quando trabalhava como empregada doméstica no interior de São Paulo, depois de ter sido boia-fria desde criança no interior do Paraná.

 

Ela abriu sua primeira confeitaria no bairro onde morava e, atualmente, gerencia uma rede de quase 300 lojas, espalhadas por todo o país, e fatura mais de R$200 milhões por ano. O nome Sodiê, inclusive, é simples como sua dona, vem da mistura dos nomes de seus filhos, Sofia e Diego.

Zica Assis

Heloísa (Zica) Assis é fundadora do Instituto Beleza Natural, uma cadeia de salões de beleza nacional que também desenvolvem produtos e serviços para cabelos crespos e ondulados, inspirados em sua própria necessidade. Dona de um black power de respeito, vende só produtos de fabricação própria.

 

Zica começou a trabalhar ainda criança e já foi babá, empregada doméstica e vendedora de porta em porta. Hoje, tem mais de 25 institutos de beleza no Brasil, lojas nos Estados Unidos e já esteve na lista da Forbes dentre as mulheres mais poderosas do Brasil.

Coco Chanel

Nossa lista termina com uma estilista que não é brasileira, mas é a mais famosa do planeta. A estilista francesa rompeu vários paradigmas da moda e até hoje, mais de 50 anos depois de sua morte, tem uma das marcas mais valiosas do mundo e está na lista das pessoas mais importantes do século XX.

 

Gabrielle Bonheur Chanel tem uma história difícil e, em um dos pensionatos em que morou, aprendeu a costurar. Ela viveu romances conturbados e fez amizades com artistas, que abriram os caminhos para ela mostrar seu trabalho. Feminista, optou por não casar e nem ter filhos.