Business

Conheça os tipos de salário e como aplicá-los

8 de June de 2022
Conheça os tipos de salário e como aplicá-los<

Revelar os principais tipos de salário e remuneração que existem no mercado de trabalho e descobrir quais são suas principais características.

 

Uma das principais estratégias de gestão é manter a recompensa pelo trabalho do funcionário confortável e benéfica para ele. Portanto, o tipo de remuneração é muito importante no recrutamento de novos funcionários e na abertura de vagas em sua empresa.

 

Calculadora de maturação

 

O ser humano, por sua vez, age de forma mais produtiva quando é recompensado pelo que faz. Isto pode ser comprovado pelo sistema de recompensa de nosso cérebro, que condiciona a sensação de bem-estar à atividade realizada.

 

Portanto, a definição do tipo de salário a ser oferecido ao funcionário é muito importante para a empresa. O salário tem que ser digno e compatível com os serviços prestados, e é por isso que mostramos a vocês todos os tipos de salários e remunerações existentes!

 

Piso salarial

 

Esta é a média estabelecida para cada cargo e se baseia nas atividades a serem executadas pelo funcionário. O piso salarial é definido por lei e também pelo senso comum. Há um piso salarial para cada profissão.

 

Salário mínimo

 

Este é o salário estabelecido pelo governo como o valor mínimo que uma empresa pode pagar a um funcionário que trabalha 220 horas por mês. A cada ano, o salário deve e pode ser ajustado, levando em conta o custo de vida da população.

 

Salário profissional

 

Este é o salário mínimo que pode ser oferecido aos profissionais de determinadas áreas. Este tipo de salário é estabelecido por um sindicato profissional e também por uma convenção coletiva de trabalho.

 

Salário bruto

 

Este é o salário fixo que é estabelecido para o funcionário receber, mas antes que o INSS e o IRPF sejam aplicados.

 

 

Salário básico

 

Este é o salário definido no contrato de trabalho, sem aumentos ou valores adicionais. Este salário é fixo e é válido enquanto o contrato de trabalho estiver em vigor.

 

Salário líquido

 

Este é o valor final que o trabalhador recebe após a dedução do INSS e do IRPF. É o que o trabalhador receberá de fato no final do mês, conforme estabelecido no contrato.

 

Interessante, não é? Além dos tipos de salário, há tipos de compensação. Fique conosco e saiba mais sobre eles também.

 

Tipos de compensação

 

Remuneração baseada na competência

Este é um pagamento baseado no que o funcionário faz dentro da empresa, ou seja, ele é pago com base no que ele demonstra em termos de conhecimentos e habilidades. Sua remuneração é definida por suas habilidades duras.

 

Remuneração funcional

 

Este é o tipo de remuneração mais comum. A remuneração funcional é definida pelo plano de trabalho da empresa e opera de acordo com cada função dentro do negócio. Neste caso, todas as responsabilidades e atividades a serem realizadas são predefinidas.

 

Remuneração variável

 

Depende do desempenho e da produtividade do funcionário durante todo o mês. Na remuneração variável, o dinheiro recebido é equivalente ao que o funcionário fez.

 

Participação acionária

 

Esta é uma remuneração vinculada à opção de ações. Ela abre uma parte da empresa para que o funcionário possa fazer parte da empresa e ganhar de acordo com os lucros recebidos e o desempenho da empresa.

 

Remuneração indireta

 

Estes são benefícios que complementam a remuneração do funcionário. Eles podem ser: bônus de transporte, plano de saúde, vales refeição, entre outros.

 

Remuneração baseada na competência

 

Isto é variável e é definido pelas competências de um determinado funcionário para desempenhar seu papel. Por exemplo, se for um requisito para ser capaz de falar inglês, um funcionário que possa falar inglês receberá mais do que um funcionário que não possa falar inglês e desempenhe o mesmo trabalho.

 

O que eu preciso saber antes de decidir sobre o tipo de pagamento e remuneração?

Antes de decidir que forma de pagamento e salário você escolherá para administrar as pessoas em sua empresa, tenha em mente que quanto mais gratificante for para o funcionário, mais atrativa será sua oferta.

 

O mercado de trabalho vem mudando cada vez mais ao longo dos anos, e hoje em dia, antes de contratar você tem que analisar muitos fatores, tais como: habilidades brandas, habilidades técnicas, expectativas salariais, metas de carreira, entre outros.

 

Uma super dica é: concentre-se nas habilidades comportamentais de seus candidatos. As habilidades técnicas podem ser aprendidas, mas as habilidades comportamentais não podem.

 

A maneira como o funcionário se comporta, seu senso de responsabilidade, pontualidade e comunicação são extremamente importantes e, hoje em dia, a maioria das empresas prefere candidatos com habilidades comportamentais em vez de técnicas, justamente por este motivo.

 

Além disso, a escolha dos benefícios que complementam o salário da empresa é um elemento crucial. Não deixe de analisar seus possíveis caminhos e mapear o que será melhor para o resultado final de sua empresa.

 

Comissões e recompensas

 

Este é um tipo de remuneração variável que também depende do funcionário. Nas comissões e bônus, uma parte do benefício é alocada com base no desempenho do funcionário. Como no caso de vendas extraordinárias.