Business

4 dicas de negociação para manter seus melhores fornecedores ativos

11 de October de 2022
4 dicas de negociação para manter seus melhores fornecedores ativos<

Como um empreendedor, você sabe que os fornecedores são essenciais para o sucesso do seu negócio. Sem eles, não haveria produtos para vender ou serviços para oferecer. Mas às vezes, mesmo os melhores fornecedores podem falhar em cumprir as suas obrigações.

Isso pode ser frustrante e até mesmo prejudicial para o seu negócio. Felizmente, há algumas coisas que você pode fazer para evitar esse problema e manter seus fornecedores ativos e satisfeitos. Por isso, separamos 4 dicas para te ajudar. Quer saber mais? Siga com a leitura! 

1. Seja flexível

Ter fornecedores ativos e disponíveis é vital para o sucesso de qualquer negócio. No entanto, às vezes pode ser difícil mantê-los ativos e envolvidos. A melhor maneira de fazer isso é ser flexível com os seus fornecedores. Isso significa que você deve estar disposto a mudar as coisas quando eles pedirem. 

Não seja rígido em suas demandas. Esteja disposto a ouvir o que seus fornecedores têm a dizer. Eles podem ter ideias que talvez não tenha pensado e que podem beneficiar o seu negócio de embalagem para picolé. Às vezes, isso pode significar fazer alterações nos seus processos internos ou mesmo na forma como você lida com eles.

2. Conheça as necessidades do seu fornecedor

Tente entender o que o seu fornecedor precisa para manter o negócio funcionando. Isso pode incluir coisas como um pagamento mais rápido, uma redução nos preços ou uma mudança nas especificações do produto.

Muitas vezes, os fornecedores estão dispostos a fazer pequenos ajustes para atender às suas necessidades específicas. No entanto, é importante que você compreenda as necessidades dele, como elas afetam o preço e a qualidade do produto ou serviço.

Você deve saber quais produtos ou serviços eles oferecem, quais são seus custos fixos e variáveis ​​e qual é o impacto dessas taxas sobre o preço final do seu produto e serviço de batedeira industrial, por exemplo. 

Você precisa saber quanto ele pode produzir em um determinado período e quais são os custos envolvidos na produção dos produtos ou serviços que você deseja adquirir. Além disso, você precisa considerar os riscos associados às suas operações e à capacidade do seu fornecedor de lidar com esses riscos.

3. Seja claro sobre suas expectativas

Sua equipe deve saber exatamente o que espera do fornecedor e comunicar isso de forma clara e concisa. O fornecedor também deve estar ciente das expectativas em relação aos prazos, qualidade do produto/serviço, custos, etc.

Crie um plano de contingência, tenha um plano B em caso de atrasos ou problemas no fornecimento dos produtos/serviços. Isso irá evitar que você fique sem o que precisa para a fabricação de sua injetora de plástico, para não atrasar seus próprios clientes.

Certifique-se de manter uma boa linha de comunicação aberta com seu fornecedor, para poderem resolver quaisquer problemas rapidamente e sem problemas. Às vezes, os fornecedores enfrentam dificuldades inesperadas (por exemplo, atrasos na entrega dos produtos). Nesse caso, ser flexível pode ajudar a manter um bom relacionamento e evitar atrasos no futuro.

Avaliar o desempenho do fornecedor é importante para garantir que ele esteja cumprindo suas obrigações e atendendo às suas expectativas, para que a parceria possa ser duradoura entre empresa e fornecedor. 

4. Tenha um plano B em mente

Quando os fornecedores trabalham com grandes empresas, é importante ter um plano B para garantir que eles possam continuar a fornecer seus produtos ou serviços em caso de problemas. 

Nunca dependa de um único fornecedor para todos os seus produtos ou serviços. Sempre tenha um plano em mente, caso algo aconteça com o seu principal fornecedor. Isso irá evitar problemas no futuro e garantir que o seu negócio continue funcionando sem problemas. 

Um plano B pode incluir um acordo de backup com outro fornecedor, um estoque maior de produtos ou serviços, ou uma linha de crédito adicional. Ter um plano, garante que os fornecedores possam continuar a atender às demandas das empresas, mesmo em tempos de incerteza.

Garanta que as notas fiscais estejam em dia

As notas fiscais são importantes para garantir que seus fornecedores recebam o pagamento pelos produtos e serviços prestados. Certifique-se de que as notas fiscais estejam sempre em dia para evitar atrasos no pagamento.

Mantenha o contato

Se você não tiver certeza de quando precisará dos produtos ou serviços do fornecedor, mantenha o contato regularmente. Isso manterá o relacionamento entre vocês dois ativo e permitirá que você saiba imediatamente se houver qualquer problema no fornecimento dos produtos ou serviços.

O que achou do texto de hoje? Curtiu nossas dicas para garantir a boa comunicação com seus fornecedores? Se gostou, não se esqueça de enviar para os seus amigos e compartilhar em suas redes sociais, até a próxima!

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais