A experiência do usuário é essencial para os negócios, especialmente os online, porque melhora a indexação nos buscadores (aparecimento mais ao topo). Para isso é essencial que se mantenha um bom relacionamento com os potenciais clientes.

Um bom relacionamento com a persona (público-alvo) pode trazer muitos benefícios ao negócio, por exemplo:

  • Marketing expandido (boca a boca);
  • Economia de gastos para aquisição de novos clientes;
  • Aumenta a moral dos funcionários e equipe;
  • Traz autoridade à sua empresa;
  • Retenção de clientes;
  • Fidelização;
  • Satisfação.

Todos esses benefícios contribuem para que a empresa se torne referência no mercado e seja cada vez mais respeitada. A autoridade em determinado assunto e referência podem ampliar as vendas e a perspectiva dos potenciais compradores sobre o negócio. 

Em empreendimentos com sede física, muitos negociantes têm procurado por uma empresa de letreiro personalizado para customizar as placas e induzir ao consumidor uma imagem de autoridade no assunto.

Além desses aspectos, as empresas online têm melhores indexações nos sites de busca como Google, Yahoo e Bing. Isso porque a experiência com o usuário, como o bom relacionamento, é uma das métricas usadas para exibir o site nos resultados.

Agora que você já sabe da importância de um bom relacionamento para seus negócios e quais as vantagens que isso pode trazer, confira 10 dicas essenciais para desenvolver uma melhor comunicação com seu público-alvo.

1. Seja confiante e inspire confiança

Ter confiança sobre o produto que está vendendo e sobre o próprio atendimento é essencial e transmite segurança ao cliente, o que inspira confiança. Para isso é importante ser educado, gentil e polido, sempre respeitando o cliente.

É importante lembrar de não deixar de lado o cliente após a efetivação da compra. Um bom relacionamento, mantido no pós-venda, contribui para a fidelização e construção de uma parceria duradoura.

Quando o atendimento é voltado para consultoria, é essencial ter uma boa vestimenta, adequada a um padrão. Nesse sentido, é recomendado o uso de terno, em muitos casos, com camisa e calça profissional, além de um bom blazer.

2. Esbanje empatia pelo próximo

Mais importante que a divulgação do produto e serviço está a demonstração de empatia pelo cliente, ou seja, que se importa e preocupa com as reais necessidades e sentimentos dele.

Essa atitude traz mais humanização no atendimento, ou seja, estabelece um relacionamento mais facilmente pela demonstração de sentimentos de preocupação, empatia e cuidado pela outra pessoa.

A empatia pode ser uma ferramenta poderosa, que coloca o cliente em primeiro plano, deixando de lado o discurso tradicional de vendas e do realce exacerbado do seu produto, que outrora era o foco principal.

No atendimento presencial ao cliente no próprio escritório, alguns itens no ambiente como climatizador evaporativo com cromoterapia, fotos em porta-retratos e itens com relevância pessoal, como desenhos dos filhos, podem passar uma imagem humanizada ao cliente.

Essa imagem, associada a uma atitude empática se traduz em um cliente altamente envolvido, cativado e propenso a estabelecer um relacionamento duradouro com a empresa.

3. Preste atenção nos retornos do cliente (feedback)

Prestar atenção no que os clientes estão dizendo sobre os produtos e serviços, pode trazer muitas informações sobre o que precisa ser melhorado dentro da empresa e o que pode ser potencializado.

Escutar os clientes com atenção e, até mesmo, pedir desculpas sobre possíveis insatisfações e erros cometidos, aumenta a credibilidade e as chances de uma próxima compra, além da divulgação positiva.

4. Agilize o atendimento

O importante no mundo digital é ser rápido. Os clientes estão cada vez mais exigentes por menor tempo e qualidade de atendimento.

Sendo assim, é essencial que a equipe esteja a posto para atendimento o mais rápido possível. Uma opção é o uso de inteligência artificial para automação de processos como o atendimento, agilizando a necessidade do cliente em poucos minutos.  

O atendimento de consultoria trabalhista empresarial teve de ser aprimorado nos últimos anos pela demanda dos clientes. Hoje eles buscam menor tempo para o atendimento em voga da resolução de suas questões urgentes de trabalho.

5. Crie e veicule promoções personalizadas

A personalização é uma ferramenta fundamental como diferencial dentro dos negócios. A criação de descontos e promoções exclusivas conforme necessidades dos clientes pode fortalecer a relação com eles.

Entender o que o cliente realmente precisa e não forçar a venda de produtos é uma ótima forma de preservar ainda mais a amizade.

Se ele precisa de menor quantidade de produtos e serviços do que aquelas que o negócio propõe, pode-se criar uma oportunidade diferenciada, buscando a satisfação. Assim, o cliente percebe que recebeu uma personalização do serviço, e se realiza.

6. Mantenha uma identidade consistente

A consistência da marca diz muito sobre a qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Sendo assim, é essencial manter uma identidade constante e que repassa uma imagem de estabilidade, o que gera confiança.

A consistência deve ser mantida dentro de 2 principais âmbitos: da jornada e da comunicação.

Consistência da jornada

A jornada de compra do cliente – desde o primeiro contato até o pós-venda – demonstra o modo como a empresa se comporta. Sendo assim, diferentes experiências durante as compras podem trazer uma imagem negativa de instabilidade.

Sendo assim, é imprescindível manter um padrão de atendimento, para que a experiência seja sempre positiva.

Consistência da comunicação

O contato da empresa com o cliente também deve ter estabilidade. As promessas feitas durante a jornada de compra devem ser cumpridas. Isso dá credibilidade e faz com que o cliente volte para compras futuras.

Além desses fatores, nos negócios com sede física o uso de adesivo para placa de ACM é essencial para proteger a placa das intempéries e manter uma identidade visual aos clientes que repassa a imagem de qualidade e consistência.

7. Evite o atrito

Muitas empresas perdem clientes em decorrência do relacionamento ruim, o que pode trazer uma cascata de perdas pela propaganda negativa que essa pessoa insatisfeita fará.

Sendo assim, é imprescindível evitar atrito direto com o cliente e manter sempre uma relação de respeito, trazendo maior credibilidade para a empresa e divulgação positiva pelo público satisfeito.

Para isso, é importante que se mantenha a mesma paciência de quem trabalha com controle de acesso biométrico de grandes empresas: escutar, conversar e manter o respeito acima de tudo.

8. Responsabilidade ambiental e social 

Os clientes têm procurado cada vez mais comprar e se relacionar com empresas que possuem algum tipo de ação voltada ao meio ambiente e contribuição de causas sociais como pequenas ações de combate à fome e à violência.

Muitas vezes, os clientes consultam algum estudo de impacto ambiental sobre a empresa com a qual estão estabelecendo algum tipo de relacionamento. Os resultados obtidos com a pesquisa podem influenciar diretamente na continuidade do interesse pela compra.

Sendo assim, demonstrar ao cliente que a empresa realiza ações de responsabilidade social e ambiental pode cativá-lo ainda mais. A associação com alguma empresa de tratamento de efluentes industriais pode ser uma boa ação de responsabilidade social e ambiental.

9. Compreenda e atenda a hierarquia de necessidades do cliente

Abraham Maslow, um dos grandes nomes na área da administração, estabeleceu que todo ser humano possui uma pirâmide, ou hierarquia, de necessidades, contemplando 5 principais campos:

  • Fisiológica;
  • Segurança;
  • Amor;
  • Pertencimento;
  • Estima e autorrealização.

Empresas que buscam contemplar essas 5 camadas, estabelecem um relacionamento de excelência, mais duradouro e significativo para o cliente.

Por exemplo, se a empresa oferece consultoria de contabilidade e o cliente cita, em uma das conversas, que precisa também de serviços para o âmbito judicial.

A empresa pode não tomar atitude em relação a isso ou indicar outro profissional da área que resolva esse problema para a pessoa. No segundo caso o cliente percebe que a empresa realmente se importa com suas necessidades e fica mais satisfeito.

10. Coloque os clientes em primeiro lugar sempre

Os clientes gostam de atenção e de se sentirem compreendidos. Assim, a empresa deve buscar entender sempre, em um primeiro momento, entender do que o cliente está precisando. Essa preocupação já é um bom começo de relacionamento.

Por vezes, o atendimento pode acabar funcionando como um local em que o cliente desabafa sobre os problemas de seu cotidiano. Isso contribui para que o cliente veja que o foco da empresa está no cliente e não na venda, o que o estimula a comprar.

Conclusão

Um bom relacionamento com os clientes é a base de uma boa venda. Ele traz diversos benefícios como satisfação dos clientes, fidelização, propaganda positiva e economia com marketing.

É importante refletir sobre como sua empresa se relaciona com os clientes. Essas dicas podem ajudá-lo nesse processo, contribuindo para aperfeiçoamento. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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