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Dicas para usar Instagram no seu negócio

20 de May de 2022
Dicas para usar Instagram no seu negócio<

Como você sabe, criar um site para sua empresa ou blog é o passo mais crucial para o seu sucesso on-line.

Mas ainda há muito o que fazer depois de publicar seu site, como atrair tráfego e segmentar as pessoas certas.

Para alcançar seu público, você deve estar na frente dos usuários onde eles já estão gastando muito tempo – as mídias sociais.

Um dos canais de mídia social mais populares é o Instagram, que tem mais de um bilhão de usuários mensais ativos.

Lá, as pessoas vão para se inspirar, descobrir novos conteúdos e conhecer novos negócios e marcas como a sua.

Os usuários do Wix relataram que compartilhar conteúdo em plataformas de mídia social, incluindo Instagram, aumentou o tráfego do site em mais de 2X.

Mas o Instagram não é apenas benéfico para gerar cliques.

Com a ajuda de ferramentas disponíveis apenas para contas comerciais, os esforços de marketing do Instagram também permitem que as empresas alcancem o reconhecimento da marca, promovam seus produtos e serviços e impulsionem as vendas.

Neste artigo, você encontrará dicas eficazes para usar o Instagram no seu negócio e atingir suas metas de marketing.

Desenvolvendo sua estratégia

Os memes engraçados do Instagram e as fotos “Throwback Thursday” ( #TBT ) com certeza são divertidas.

Mas para transformar o Instagram em um canal de marketing instrumental para o seu negócio, primeiro você precisa trabalhar no desenvolvimento de uma estratégia sólida.

  • Defina metas claras de marketing do Instagram
  • Identifique seu público-alvo do Instagram
  • Faça uma análise competitiva
  • Crie um perfil e uma biografia otimizados sólidos
  • Decida sobre uma estética consistente do Instagram

Defina metas claras de marketing do Instagram

A parte mais crítica de qualquer estratégia de marketing é definir metas claras. Entender por que você está no Instagram ajudará você a medir melhor o sucesso.

Comece delineando uma meta primária e secundária que defina o que você espera realizar com seus esforços.

Além disso, pense em quanto tempo e orçamento você está disposto a investir para atingir essas metas de forma realista.

Alguns dos objetivos de marketing mais comuns do Instagram incluem:

  • Apresentando seus produtos ou serviços
  • Construindo o reconhecimento da marca
  • Aumentando as vendas
  • Compartilhando notícias e atualizações importantes da empresa
  • Impulsionando a fidelidade à marca e a confiança entre os usuários
  • Promovendo uma comunidade envolvente

Identifique seu público-alvo do Instagram

Se seu público é todo mundo, seu público não é ninguém, então certifique-se de estar em sintonia com quem você gostaria de alcançar e o que é importante para seu grupo-alvo.

Decida sobre uma persona de cliente ideal em diferentes categorias:

  • Demografia: idade, sexo, localização
  • Persona: interesses, pontos de dor, motivações
  • Comportamento do Instagram: hashtags que eles usam, com o que eles se importam/postam, quais marcas eles seguem

Um excelente lugar para localizar um público-alvo ideal é a lista de seguidores de seus concorrentes.

Como esses usuários já demonstraram interesse em sua categoria de produto, provavelmente também estarão interessados ​​em suas ofertas.

Faça uma análise competitiva

Ao fazer marketing no Instagram, lembre-se de “manter seus amigos próximos e seus inimigos mais próximos”.

Você pode fazer isso executando uma auditoria sobre o que está ou não funcionando bem em seu espaço.

Você também deve seguir suas marcas favoritas, visitar seus concorrentes e empresas que você admira e observar esses padrões:

  • Hashtags : quais hashtags eles estão usando? Existem hashtags repetidas em seu setor?
  • Legendas : que tipo de linguagem é usada para se comunicar com seu público?
  • Conteúdo e recursos visuais: quais imagens e tipo de conteúdo parecem ressoar mais com seu mercado-alvo com base nas curtidas e no engajamento das postagens da concorrência?

Embora você não deva copiar a mesma estratégia, perceber padrões acontecendo em seu setor fornecerá uma orientação para começar.

Após sua análise competitiva, você verá muitos perfis comerciais relevantes do Instagram que podem ser usados ​​como inspiração. Agora é hora de criar o seu próprio.

Crie um perfil e uma biografia otimizados sólidos

Assim como você ficaria com a melhor aparência e usaria roupas casuais em sua entrevista de emprego, o Instagram da sua empresa também deve parecer profissional e apresentável.

Desde decidir o que você escreve em sua biografia até selecionar as cores das imagens em seus Stories, seu perfil deve representar a aparência da sua marca.

Escreva uma biografia perspicaz

Por mais que gostemos de pensar que não somos rápidos em julgar as pessoas, as primeiras impressões são inevitáveis.

Portanto, você deve ter uma biografia cativante no Instagram da marca, pois esta é a primeira seção que as pessoas veem quando chegam à sua página.

Neste espaço, você tem 150 caracteres para mostrar a personalidade da sua marca e o valor do seu serviço ou produto.

Inclua estes detalhes em sua biografia para um perfil otimizado:

  • Nome: pode ser igual ou diferente do seu nome de usuário. Como seu nome é pesquisável, considere adicionar palavras-chave que descrevam seu serviço para aumentar suas chances de ser encontrado pelos usuários.
  • Categoria: escolha em qual tipo de setor sua marca se enquadra para ajudar os visitantes a entender rapidamente quais serviços você oferece.
  • Descrição: em poucas palavras, descreva o que sua empresa faz.

Você pode adicionar emojis, pois eles costumam falar por si mesmos, ou até incluir uma hashtag relacionada ao seu conteúdo.

  • CTA: adicione uma chamada para ação. Pode ser tão simples quanto “comprar”.
  • Informações de contato: forneça as informações que os usuários precisam para entrar em contato com você.

Ao adicionar um número de telefone ou e-mail, os clientes em potencial poderão entrar em contato com você imediatamente, em vez de precisar visitar seu site apenas para encontrar essas informações.

  • Link do site: no Instagram, sua biografia é um dos únicos lugares em que você pode incluir um link clicável, portanto, adicione um.

Se você deseja direcionar seus cliques para mais de um destino, pode fazê-lo usando um link de bio social.

Aplicativos como Elink.io, Shorby e Linktree permitem que você agrupe vários links em uma única página da Web para navegar entre as principais páginas de destino de sua escolha, como sua loja on-line, blog ou outros canais sociais.

Escolha uma foto da marca como perfil

Para ser facilmente identificado no Instagram, você deve usar seu logotipo como sua foto de perfil.

Com a ajuda de um criador de logotipo, você pode criar uma imagem limpa e poderosa para seus canais de negócios e sociais.

Apenas certifique-se de que sua imagem tenha pelo menos 320 x 320 pixels e lembre-se de que o Instagram a cortará em uma forma redonda.

Para ajudá-lo a obter as dimensões desejadas, você pode usar uma ferramenta de redimensionamento de imagem.

Permaneça na marca usando o mesmo logotipo em suas plataformas de mídia social e em seu site.

O próximo passo é garantir que você mantenha seus visitantes visualmente engajados com um feed bem projetado.

Decida sobre uma estética consistente do Instagram

Projetar um feed do Instagram é muito parecido com criar um site. Existem inúmeras cores, fontes, imagens e layouts que ajudam a compartilhar com sucesso a mensagem da sua marca.

Para combinar todas essas peças em movimento, você pode usar um criador de postagens sociais, escolher facilmente um modelo impressionante e personalizá-lo para se destacar no Instagram.

Paleta de cores em imagens, textos e histórias

Mostre suas cores verdadeiras, ou seja, da sua marca, escolhendo de 3 a 5 tons que aparecerão de forma consistente em suas fotos e texto.

Aprimorar uma família específica de tons criará uma aparência visualmente atraente e profissional.

Filtros em imagens

Os filtros são para as fotos o que a maquiagem é para as modelos: nem sempre é necessário, mas com certeza ajuda a criar um melhor efeito.

Você pode obter essa transformação em suas fotos usando um software de edição, os filtros integrados do Instagram ou as predefinições do Lightroom.

Fonte em imagens ou histórias

As fontes que você usa fazem parte da linguagem da sua marca, portanto, certifique-se de que ela represente você.

A lenda da moda Chanel criou uma fonte de assinatura que permaneceu a mesma por décadas, mesmo no Instagram.

Se você também deseja um sucesso de marca semelhante, seja consistente com as fontes exibidas em suas histórias, imagens e vídeos.

Modelos

Para ajudá-lo a criar conteúdo visual atraente, você pode personalizar modelos pré-criados do Instagram.

Eles parecem muito profissionais e são fáceis de editar para se adequarem à sua marca e aos objetivos do Instagram.

Os modelos podem economizar tempo de criação e ajudar a obter uma sensação consistente em sua conta.

Existem modelos prontos do Instagram para postagens sociais sobre vendas, downloads de aplicativos, alertas de novos produtos, lembretes, cotações e muito mais.

Destaques da história

Algumas histórias do Instagram são boas demais para desaparecer para sempre.

Em vez de deixá-las expirar após 24 horas, você pode salvar histórias anteriores em um local permanente chamado “Destaques da História”.

Essas histórias salvas ficam abaixo da sua biografia e podem ser visualizadas por qualquer visitante.

Enquanto os consumidores os usam para destacar grandes eventos, como casamentos ou férias, as marcas os aproveitam para apresentar a si mesmos, seus produtos e suas ofertas.

IGTV

Clipes entre 1 minuto e 60 minutos de duração são perfeitos para o formato IGTV que permite publicar conteúdo de vídeo vertical.

Esses vídeos podem ser usados ​​para análises de produtos, entrevistas ou mostrar os bastidores da criação do produto.

Se você tiver conteúdo de vídeo de outros canais, poderá converter facilmente seu conteúdo de vídeo para Instagram TV.

Pode valer a pena criar esse conteúdo para exposição, pois o Instagram afirma que os vídeos IGTV aparecem 4X maiores que as fotos no Explore.

Assim como nas postagens de feed e nos rolos, você pode levar as pessoas a assistir ao seu conteúdo IGTV compartilhando o vídeo em sua história.