Business

Gestão de riscos: protegendo seu dinheiro e minimizando perdas

24 de July de 2023
Gestão de riscos: protegendo seu dinheiro e minimizando perdas<

Seja do ponto de vista pessoal ou empresarial, perder dinheiro nunca é uma boa alternativa para ninguém. Por esse motivo, torna-se essencial entender como orientar uma boa gestão de riscos para que, assim, haja uma redução dessa lógica tão danosa.

Falar de finanças não é uma tarefa fácil, uma vez que há uma série de dinâmicas que surgem a partir desses assuntos que podem modificar os rumos da saúde financeira do que quer que seja.

Para entender melhor a respeito de todas essas estratégias, é essencial saber que, até o século passado, falar a respeito de controle financeiro não era um fator tão comum na vida das pessoas e das pequenas empresas.

Isso porque com uma lógica produtiva que garantia um baixo volume de vendas, por exemplo, não era possível fundamentar um crescimento que pudesse lidar com grandes aportes financeiros.

Contudo, com o grande boom empresarial que a industrialização trouxe, os setores financeiros se tornaram departamentos importantes para que houvesse orientações estratégicas sob os pontos de vista mais diversos.

Dessa forma, tornou-se comum a regulação de alguns mecanismos legislativos para lidar de forma sofisticada com esses elementos, o que ajudou a criar uma nova dinâmica dentro do mercado de uma forma geral.

A evolução desses aspectos, inclusive, foi o que deu origem a uma lógica cada vez mais financeira dos investimentos, transformando esse setor em um dos elementos de maiores oportunidades e riscos para os investidores.

Seja como for, é importante entender a respeito de todos esses movimentos do mercado para que, assim, haja uma percepção do que pode ser feito nos dias de hoje para mitigar alguns riscos.

O que é um risco no mundo empresarial?

Diante da alta complexidade que o mundo corporativo assumiu, há uma série de elementos que podem fazer com que alguns riscos surjam e, por causa disso, é preciso entender como eles podem ser reconhecidos.

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que qualquer atitude empreendedora dentro do mundo empresarial pode representar algum tipo de risco e, ao mesmo tempo, oportunidade de crescimento.

Investir no mercado de pintura quadra poliesportiva oficial pode demandar algumas atenções a respeito do consumo desse tipo de serviço por parte de clubes e outros locais que tenham esse tipo de ambiente.

Essa é uma análise que precisa ser feita pensando na oportunidade de crescimento e, ao mesmo tempo, nos riscos que há, por exemplo, de algum concorrente elevar o tom dentro desse nicho.

Por esse motivo, uma análise de negócios e um planejamento acaba sendo um fator determinante antes de qualquer investimento, seja ele em uma elaboração empresarial ou de compra de ações.

Dentro dessa segunda lógica, é preciso que o investidor saiba quais são as tendências do mercado e consiga ter uma segurança maior do ponto de vista do aporte feito, o que pode representar uma noção de ganho mais conservadora.

Essas são as principais manifestações de riscos que podem surgir dentro de uma lógica de investimento, mas há alguns outros pontos que precisam ser levados em consideração de uma forma geral.

Nesse contexto, quando uma clínica de estética está buscando novos serviços para qualificar sua marca no mercado, como é o caso de um microagulhamento masculino, ela está assumindo um risco.

Portanto, é fundamental que ela consiga fazer uma gestão que consiga dar conta de uma série de imprevistos que podem surgir, garantindo que eles sejam resolvidos de forma satisfatória, tornando esse risco uma oportunidade.

Com base em todas essas afirmações, é possível entender que não há crescimento sem que o risco seja levado em consideração e, por causa disso, medidas ousadas pedem atitudes responsáveis

Somente assim uma loja de materiais de construção poderá fazer com que seus investimentos em publicidade para uma laje pré moldada para forro se justifique.

O que é gestão de riscos?

Todo mundo que já esteve em alguma reunião de negócios ou, até mesmo, que participou de debates sobre o tema, já ouviu falar em uma estratégia bastante antiga nesse meio, a análise de SWOT.

Esse é um recurso muito utilizado pelas empresas para que haja uma compreensão a respeito das viabilidades que há dentro de um mercado com base nas dinâmicas internas e externas daquela corporação.

A gestão de riscos trabalha com a análise das fraquezas e das ameaças que uma empresa terá dentro do mercado, garantindo, assim, um caráter de orientações prévias a respeito de alguns elementos como esse.

No entanto, ela não se baseia apenas nesse pilar, uma vez que há uma série de problemas que podem surgir sem que haja uma previsão a respeito.

Uma autoescola que disponibiliza aulas de moto para habilitados e trabalha com segurança digital está, de fato, fazendo uma gestão de riscos a respeito de vazamento de dados.

No entanto, há outras possibilidades que podem incidir sobre esse mercado, como é o caso de crises econômicas e outros fatores, como, nos últimos tempos, foi a pandemia.

A gestão de riscos, portanto, é uma orientação que precisa estar preparada para todas as possibilidades que podem prejudicar a empresa.

Etapas da gestão de riscos

Diante desses pontos, a gestão de risco assume um caráter muito mais técnico, orientando algumas etapas essenciais para que, assim, haja sucesso nesse tipo de abordagem estratégica. Essas etapas são:

  • Definição de objetivos;
  • Análise;
  • Elaborar ações;
  • Monitorar processos.

Tendo isso em vista, a seguir, cada uma dessas etapas será detalhada com maior profundidade.

Definição de objetivos

Seja do ponto de vista de investimentos futuros ou, até mesmo, para inibir riscos em estratégias que já estão acontecendo, é fundamental que a empresa tenha em mente alguns objetivos a respeito desse tipo de abordagem.

Nesse contexto, a criação de uma landing page para vender uma abraçadeira unha reforçada com base em SEO pode assumir um caráter muito mais preventivo do ponto de vista da concorrência.

Análise

Há, hoje em dia, no mercado, uma série de dados que podem ajudar a qualificar a atuação de uma empresa dentro dessas instâncias de atuação, fazendo com que as análises sejam muito mais precisas do ponto de vista dos riscos.

Por exemplo, se a ideia é comprar ações de uma empresa, é possível fazer uma análise a respeito dos movimentos da economia, das tendências globais e, também, das ações da própria empresa para esse fim.

Elaborar ações

Esse é o momento em que a equipe vai buscar compreender todos esses dados e criar hipóteses que poderão fundamentar respostas para possíveis problemas.

Até mesmo um website de uma empresa que vende cortina automática pode assumir um caráter muito mais seguro.

Monitorar processos

Por último, é importante que esses dados sejam monitorados periodicamente para que haja uma compreensão a respeito dos processos a serem estabelecidos.

Como proteger os investimentos?

Há, logicamente, fatores que podem contribuir ainda mais com uma gestão de riscos independente do perfil de investimento, seja ele feito dentro do mercado financeiro ou do mundo industrial.

Com base nisso, é fundamental entender como um investimento pode ser protegido independente dele ser representado por grandes ou pequenos aportes.

Analisar o mercado

Antes de qualquer coisa, um investimento precisa, antes de tudo, ter informações sólidas a respeito do que está sendo feito, uma vez que não há como correr muitos riscos dentro desses segmentos.

Se há uma tendência grande para a venda de brinde troféu, o investimento nesse mercado pode ser importante dentro de estratégias que consigam cobrir as épocas em que há um planejamento de competições.

Evitar promessas milagrosas

Há uma série de companhias que, hoje em dia, prometem retornos milagrosos, criando uma lógica de mercado de ampla euforia, o que pode fazer com que ele se movimente a primeiro momento, mas decaia logo em seguida.

Dessa maneira, é muito melhor ter um investimento em empresas e setores já consolidados do que orientar riscos desnecessários.

Hoje em dia, o mercado de aplicativos de motoboy tele entrega tem crescido muito e pode ser uma grande oportunidade de investimento.

Diversificar o investimento

Quando um país quer se tornar independente financeiramente, a primeira coisa que ele faz é investir na diversificação de sua economia, o que pode reduzir os riscos de crise, uma vez que ele estará presente em diversos mercados.

Esse é um fator que funciona, também, dentro do mundo empresarial, o que pode ser representado por investimentos em diversas estratégias ou, até mesmo, do ponto de vista do mercado financeiro, a compra de ações diversas.

Considerações finais

Diante do avanço cada vez maior das estratégias empresariais e de investimentos, a gestão de riscos passou a ser um fator determinante.

Saber como proteger o patrimônio pode ser um fator determinante e, para que isso ocorra, é essencial que alguns passos sejam dados.

Com o passar dos anos, é claro, esses mecanismos foram se sofisticando, mas, de uma forma geral, há algumas orientações que ainda conseguem se manter.

Nesse caso, é fundamental que haja uma percepção de como garantir ganhos e evitar perdas de uma forma geral.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.