Business

Gestão do Comportamento nas Organizações

5 de October de 2022
Gestão do Comportamento nas Organizações<

As organizações estão focadas em melhorar a produtividade e os lucros. Por exemplo, uma das principais tendências é melhorar o engajamento dos funcionários por meio de políticas como flexibilidade no local de trabalho. 

Esses tipos de estratégias podem motivar os funcionários, impactando a produtividade e a lucratividade.

Outra opção está disponível através do campo da gestão do comportamento organizacional, que adota uma abordagem mais científica para atingir os objetivos de negócios, incluindo  análises comportamentais.

O que é Gestão do Comportamento nas Organizações?

O gerenciamento do comportamento organizacional aplica princípios comportamentais a indivíduos e grupos em ambientes de negócios, indústria, governo e serviços humanos. 

Este método pode ser visto como a interseção entre a ciência comportamental e a melhoria nos ambientes organizacionais.

A gestão do comportamento está enraizada no campo da análise aplicada do comportamento, que desenvolve técnicas para produzir comportamentos socialmente significativos em uma ampla gama de áreas e problemas comportamentais.

Está focado quase exclusivamente em estratégias práticas que podem ser usadas para mudar o comportamento. 

Por exemplo, em vez de se concentrar em traços de personalidade que são mais preditivos de alto desempenho, a gestão do comportamento se preocupa mais em investigar  métodos para melhorar o desempenho.

O crescimento da gestão do comportamento resultou em três áreas de especialidade primárias:

Gestão de desempenho 

Aplica princípios comportamentais para gerenciar o desempenho dos funcionários. 

Isso costumava ser sinônimo do termo “Gestão do Comportamento”, mas agora tem seu próprio campo, contrastado por áreas de especialidade voltadas para outros níveis da organização.

Análise de sistemas 

Refere-se à análise e modificação dos processos organizacionais para beneficiar a organização. 

Este campo se concentra em como indivíduos ou grupos de trabalhadores podem concluir tarefas interdependentes que levam à criação de produtos ou serviços importantes para toda a organização.

Segurança baseada em comportamento 

É uma especialidade em rápido crescimento que analisa e modifica os ambientes de trabalho para reduzir lesões e promover um comportamento seguro. 

Como funciona a gestão do comportamento organizacional

Os aplicativos de gerenciamento de comportamento organizacional isolam, analisam e modificam os eventos do ambiente que afetam mais diretamente o desempenho. 

Intervenções específicas permitem que os profissionais modifiquem efetivamente o comportamento em ambientes organizacionais.

Exemplos de intervenções

Existem duas categorias de intervenções: intervenções baseadas em antecedentes e intervenções baseadas em consequências.

Intervenções baseadas em antecedentes incluem esclarecimento de tarefas, modificação de equipamentos, estabelecimento de metas, orientação e treinamento.

O esclarecimento de tarefas envolve definir claramente as tarefas dos funcionários;

A modificação do equipamento envolve a alteração do equipamento usado para as tarefas;

A definição de metas envolve a definição de metas de desempenho e, em seguida, o acesso a recompensas;

O treinamento envolve a identificação e modificação de conhecimentos, habilidades ou capacidades inadequadas dos funcionários.

As intervenções baseadas em consequências incluem feedback, elogios e incentivos monetários e não monetários.

O feedback envolve a entrega de informações sobre o desempenho passado ao funcionário, que pode variar de acordo com o formato (verbal, escrito, gráfico) e agente de entrega (gerente-supervisor, consultor-pesquisador ou colega de trabalho). É de longe a intervenção mais comum usada em gestão do comportamento.

Incentivos monetários e não monetários envolvem dinheiro, benefícios ou itens tangíveis dependentes do desempenho. Eles são frequentemente combinados.

Etapas em um programa de gestão do comportamento

A gestão do comportamento é realizada por psicólogos, da própria organização ou contratados especificamente para esse fim.

Aqui estão alguns passos comuns que ocorrem durante este trabalho, independentemente do problema, cenário e intervenção.

Determinar os principais resultados

Normalmente, o praticante ou pesquisador trabalha com gerentes e executivos para identificar os resultados desejados.

Encontrar os pontos

O profissional trabalha com gerentes e executivos para determinar comportamentos importantes e resultados imediatos necessários para alcançar os resultados-chave. 

Esses comportamentos e resultados são frequentemente chamados de “pontos” ou “alvos”.

Desenvolver um sistema de medição

O profissional ajuda o público-alvo a desenvolver uma maneira precisa e confiável de medir o comportamento e os resultados identificados. 

Esse método geralmente envolve o rastreamento de custos associados aos pontos de identificação. 

As medições fornecerão informações sobre os níveis atuais do comportamento e dos resultados, além de fornecer uma comparação de linha de base que pode ser usada para avaliar os efeitos das soluções.

Diagnosticar o problema

O profissional ensina os gerentes a fazer perguntas e realizar observações do ambiente de trabalho e tarefas concluídas para ajudar a determinar a causa das deficiências de desempenho. 

Fazer perguntas e coletar dados geralmente envolve quatro grandes áreas de causas potenciais: antecedentes, conhecimento, equipamentos e processos, habilidades e consequências.

Desenvolver e implementar uma solução

Após os resultados da avaliação, o profissional trabalha com os gerentes para desenvolver e implementar soluções que abordem as deficiências identificadas.

Avaliar os efeitos

Normalmente os resultados são medidos antes, durante e após a implementação da solução. 

Existem pelo menos três tipos de resultados que interessam na gestão de comportamento das organizações: resultados de mudança de comportamento, aceitabilidade do tratamento e resultados de custo-benefício. 

Os resultados da mudança de comportamento ajudam a verificar se a solução mudou o comportamento pretendido e produziu os resultados pretendidos. 

A aceitabilidade do tratamento é importante porque a solução não será mantida se os funcionários e gerentes a considerarem inaceitável. 

Os resultados de custo-benefício ajudam o profissional a calcular os números de retorno sobre o investimento.

Como a gestão do comportamento é conduzida nas empresas?

A gestão do comportamento empresarial é um pouco diferente. 

Você não precisa lidar com as emoções/aspirações de uma única pessoa, mas sim com grupos e equipes que precisam se entender e trabalhar em conjunto para alcançar os melhores resultados para sua empresa.

No mundo dos negócios, você pode encontrar várias áreas de aplicação para gerenciamento de comportamento. 

Primeiro, você tem gerenciamento, treinamento, análise de sistemas e melhoria de desempenho. 

A gestão do comportamento empresarial é semelhante à gestão de recursos humanos, embora ao contrário desta última, esteja mais focada no nível do sistema e no comportamento aplicado do que na pessoa em si.

Antes de realizar o gerenciamento de comportamento, é necessário garantir que você tenha informações com base na maneira como as pessoas agem no trabalho. 

Além disso, você precisa avaliar como o trabalho de uma pessoa afeta outros funcionários. 

A gestão do comportamento também se concentra na forma como os grupos agem, a fim de identificar as pessoas cujo desempenho precisa ser melhorado. 

O foco principal da gestão comportamental é tornar seu negócio mais produtivo e com melhores resultados.

Uma boa estratégia para obter melhores resultados com a gestão do comportamento é usar o reforço positivo. 

Outra estratégia de gestão de comportamento que tem se mostrado muito eficaz é a comunicação aberta. 

Isso exige que você remova as barreiras e políticas que inibem a comunicação no local de trabalho.

Na maioria das vezes isso não permitirá que os funcionários trabalhem com mais eficiência, se não puderem expor suas ideias e pensamentos, especialmente se fizerem parte de um grupo.