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Guia prático – Aumente sua motivação

4 de April de 2022
Guia prático – Aumente sua motivação<

São anos falando sobre a importância da Motivação no ambiente de trabalho. Muitos estudos têm mostrado as inúmeras vantagens que uma empresa traz para o fato de seus funcionários estarem motivados.

Não é novidade:  quanto maior a motivação, maior o desempenho. Se os colaboradores estiverem satisfeitos com o seu trabalho, não só cumprirão os objetivos estabelecidos, como também proporcionarão novas ideias e melhorias que ajudarão a empresa a funcionar. Por isso, as empresas devem trabalhar para provocar e gerar estímulos positivos em seus colaboradores relacionados às atividades que exercem.

Embora haja muitas teorias focadas neste tema, e elas falam sobre vários tipos de motivação no trabalho, podemos focar basicamente em dois tipos diferentes de motivação:

Motivação intrínseca: nasce do próprio trabalhador e está relacionada à sua satisfação pessoal no desempenho de suas funções, além do benefício material que ele pode alcançar. Responde à necessidade de se sentir autorrealizado e melhora o desempenho no trabalho. Se um funcionário está satisfeito com o que faz e gosta, isso afeta seu estado de espírito e o desempenho de suas funções.

Motivação extrínseca: é aquela em que intervêm fatores que não dependem diretamente do indivíduo, mas focam mais nos estímulos que a empresa pode dar para motivar esse funcionário específico.

Os funcionários são motivados em função do benefício que a realização de determinada tarefa lhes trará ou para evitar um prejuízo. Esta motivação visa recompensar o desempenho dos trabalhadores através de incentivos económicos ou outras vantagens profissionais.

Em um primeiro momento, ao pensar em como trabalhar a motivação dos colaboradores, a remuneração possivelmente será o primeiro elemento que vem à mente, e certamente é um dos fatores mais importantes.

No entanto, cada vez mais incentivos econômicos nem sempre são o que é mais valorizado pelos funcionários. Atualmente, os trabalhadores levam em consideração aspectos como estabilidade no emprego, horários flexíveis ou a conciliação entre trabalho e vida pessoal.

Quais os benefícios que a equipe obtém?

Ter uma equipe desmotivada é uma das situações mais indesejadas para um gerente ou diretor, pois as consequências que isso pode trazer para sua empresa podem ser significativas. No entanto, se um bom trabalho de liderança for realizado e um alto nível de motivação for gerado na equipe, os benefícios podem ser enormes:

Produtividade: a desmotivação dos colaboradores irá inevitavelmente gerar uma certa apatia no seu dia a dia. Isso fará com que esse trabalhador se distraia mais facilmente, não querendo garantir suas tarefas e perdendo gradualmente o interesse pelo trabalho que realiza. Ao contrário, um trabalhador motivado será muito mais produtivo, enfrentando suas obrigações com interesse e entusiasmo.

Comprometimento: quando se gera um nível suficiente de motivação na equipe, um dos efeitos mais positivos é o aumento do seu comprometimento com a empresa. Isso fará com que eles, por iniciativa própria, gerem novas ideias e forneçam sugestões ou soluções. Numa equipa desmotivada, a preguiça fará com que os colaboradores “se deixem levar” e não tentem lançar iniciativas vencedoras, limitando-se simplesmente a garantir as suas obrigações. 

Menos Absenteísmo: a desmotivação é um dos motivos que faz com que os trabalhadores de uma empresa se afastem do seu local de trabalho. Um funcionário privado desse estímulo provavelmente sofrerá de estresse ou ansiedade com mais facilidade do que um funcionário motivado, e mesmo que a desmotivação seja alta, pode levar o funcionário a fingir que está doente apenas para evitar ir ao trabalho para realizar uma tarefa. não sente vontade de fazer.

Menor rotatividade de pessoal: outro dos impactos mais significativos que um baixo nível de motivação pode ter para uma empresa é apresentar uma alta rotatividade de pessoal, com tudo o que isso acarreta. Em primeiro lugar, o risco de sofrer uma “fuga de cérebros”, ou seja, que alguns dos colaboradores mais valiosos da empresa possam decidir sair por não se sentirem suficientemente estimulados no seu trabalho.

Além disso, é preciso levar em conta o impacto que o fato de um funcionário decidir sair tem na produtividade de uma empresa: todo o processo de contratação para encontrar um substituto, treinar o novo funcionário, respeitar o tempo que ele precisará adaptar-se às suas obrigações…

Reputação: Um dos alicerces que constrói o nome de uma empresa é a forma como seus funcionários falam sobre isso. Por isso, se conseguirmos que nossos colaboradores se sintam estimulados em seu ambiente de trabalho, a imagem que eles projetarão da empresa no exterior será positiva. Isso, entre outros impactos, fará com que funcionários de outras empresas demonstrem maior interesse em trabalhar na nossa, o que favorecerá notadamente a atração de talentos.

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Como podemos melhorar o nível de motivação dentro da equipe?

Existem certos elementos que, tanto para melhor quanto para pior, podem ter um grande impacto na motivação dos membros da equipe. Alguns desses fatores podem ser:

Reconhecimento: um dos fatores que os colaboradores mais apreciam é sentir-se valorizado e ver que os gestores valorizam o trabalho que realizam. É fundamental fazer com que os colaboradores vejam que suas ideias são importantes para a empresa, parabenizando-os mesmo que suas propostas não sejam realizadas no final.

Em caso afirmativo, também é aconselhável explicar os motivos para que não se sintam desvalorizados. Um funcionário também deve ser reconhecido quando seu trabalho supera as expectativas, resolveu um imprevisto de forma eficaz…

Incentivos: além do reconhecimento individual que pode ser realizado no dia a dia, outro sistema eficaz na hora de motivar equipes é a criação de um sistema de incentivos dentro da empresa. É importante definir muito bem como esse sistema vai funcionar para que as condições sejam as mesmas para todos os funcionários.

Autonomia: Perceber que a empresa confia nos funcionários o suficiente para lhes dar autonomia para fazerem suas tarefas e tomarem suas próprias decisões também é outro motivador. Bem transmitida, essa autonomia reflete simplesmente que a empresa está satisfeita com o desempenho de um funcionário ou de uma equipe, o que é mais uma forma de reconhecimento por um trabalho bem-feito.

Acompanhamento: Dar confiança e autonomia a um funcionário ou equipe não significa que seu chefe deva “abandoná-los”. Cada líder deve encontrar a forma que melhor se adapte às suas necessidades para poder reunir-se regularmente com os seus colaboradores, quer individualmente quer em grupo.

A equipe deve perceber que, embora não dependa do líder para tudo, estará disponível sempre que for necessário para alguma coisa. Se um líder se reúne regularmente com seus funcionários individualmente, mesmo para bate-papos curtos, será mais fácil para ele detectar se um trabalhador está desmotivado e ele poderá fazer algo para reverter essa situação.

Satisfação: Outro grande gerador de motivação é o fato de conhecer os colaboradores de cada equipe para descobrir se eles possuem algum interesse específico que possa ser satisfeito dentro do ambiente de trabalho. Ao lidar com os trabalhadores, é possível descobrir se algum deles está orientado para tarefas mais criativas, organizacionais, logísticas… pode gerar uma motivação extra que pode não ocorrer em outro membro da equipe.

Algumas ações concretas a serem observadas.

  1. RECONHECER, PARABENIZAR E AGRADECER

Um dos fatores mais comuns entre os colaboradores que estão insatisfeitos dentro de uma empresa é a falta de reconhecimento por parte da empresa. Se lhes for dada autonomia suficiente para poder tomar suas próprias decisões, entenderão que é um símbolo de confiança em suas habilidades. Se, por meio dessas decisões, obtiverem resultados favoráveis, é fundamental dar-lhes crédito e gratidão pelo esforço realizado.

  1. DEFINIR METAS

É fundamental estabelecer uma série de metas específicas através das quais seja possível, entre outras coisas, gerir algum tipo de sistema de incentivos. Além disso, à medida que os funcionários perceberem que os objetivos traçados estão sendo cumpridos, eles sentirão que estão atendendo às expectativas colocadas em seu trabalho. Por isso, é importante definir os objetivos da equipe, compartilhá-los com os trabalhadores e integrá-los no dia a dia da empresa.

  1. CRIE UM SISTEMA DE INCENTIVO

Como já foi referido anteriormente, estes podem ser de natureza económica, embora cada vez mais os colaboradores valorizem outros tipos de reconhecimento pelo seu trabalho. Por meio das metas estabelecidas como objetivos anuais para a empresa, é importante estabelecer um sistema de recompensas estruturado, objetivo e equitativo. A empresa terá de decidir se são económicas, se são individuais ou por equipa, com que frequência são entregues…

 

 

  1. TREINE SUA EQUIPE

Como dizem nas redes, só tem uma coisa pior do que treinar sua equipe e depois sair da empresa: não os treinar e deixá-los ficar. É fundamental perceber a formação como um investimento, nunca como um gasto, embora deva ser feito de forma estruturada e eficaz.

Isso permitirá que nossos funcionários adquiram novas habilidades e conhecimentos e desenvolvam ainda mais suas competências. Isso, além de melhorar seu nível de motivação, favorecerá suas chances de promoção dentro da empresa, que é outro dos motores motivacionais mais importantes.

  1. REVISE OS SALÁRIOS E CONDIÇÕES DE SEUS FUNCIONÁRIOS

Embora seja verdade que cada vez mais os trabalhadores valorizam outros tipos de remuneração, o salário continua a ser um dos elementos mais importantes para os trabalhadores.

Portanto, garantir que o salário dos trabalhadores esteja dentro da média do setor, que não haja grandes diferenças entre funcionários com cargos semelhantes… são fatores a serem levados em consideração. Além disso, é aconselhável rever as condições de trabalho da equipe, oferecer alguma flexibilidade nos horários, se possível, favorecer o equilíbrio entre vida profissional e pessoal…

  1. ESTRUTURA DO PESSOAL

Ao gerir uma equipa de pessoas, é importante ter em conta que nem todos os colaboradores são igualmente válidos para determinadas tarefas, pelo que os trabalhadores devem ser colocados em cargos adequados ao seu perfil profissional. Dessa forma, o colaborador ficará mais motivado ao realizar uma tarefa que agregue valor e na qual seja bom, e isso resultará em um melhor funcionamento da empresa.

Se este ponto não for levado em consideração, corre-se o risco de o trabalhador desenvolver um trabalho que não o motiva, no qual não pode usar suas melhores habilidades ou para o qual está super qualificado, o que inevitavelmente impactará em sua motivação.

  1. CRIE O MELHOR AMBIENTE

A atmosfera em um local de trabalho é outro fator que afetará diretamente a motivação e o desempenho dos funcionários. Por isso, deve-se fomentar boas relações entre colegas e departamentos e criar um ambiente descontraído, colaborativo e eficaz. Além disso, é importante adaptar as instalações para que sejam o mais confortáveis ​​possível, pois os funcionários passam muitas horas no trabalho e precisam trabalhar com conforto.

Em resumo…

Sem dúvida, promover, crescer e manter a Motivação é um dos fatores mais importantes na gestão de uma equipe. Uma equipe motivada oferecerá maior desempenho, portanto, não se limitará a cumprir os objetivos traçados, mas estará em constante processo de aprimoramento para colaborar no crescimento da empresa.

Embora existam várias teorias que falam sobre Motivação, podemos citar dois tipos básicos:

Motivação intrínseca: nasce do próprio funcionário e refere-se à satisfação pessoal que a realização das tarefas que lhe são atribuídas produz.

Motivação extrínseca: concentra-se nas ações que podem ser aplicadas da própria empresa para motivar esse trabalhador específico. Consiste em premiar o desempenho dos funcionários.

Se uma empresa se esforçar para melhorar o nível de Motivação de seus colaboradores, o impacto será notável: seus níveis de produtividade aumentarão, o comprometimento da equipe aumentará e, à medida que os colaboradores falarem bem de seu local de trabalho, a reputação da empresa também melhorará. Além disso, as taxas de absenteísmo e rotatividade de pessoal dentro da empresa serão reduzidas, o que também tem um forte impacto econômico sobre ela.

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