A sustentabilidade é um conceito que cada vez mais tem se tornado fundamental no dia a dia, principalmente quando falamos de negócios. Afinal, as empresas sustentáveis têm buscado formas melhores para desenvolver seu trabalho e conteúdo.

Importante ressaltar que o termo diz respeito à capacidade de realizar todas as ações necessárias de uma situação, sem que haja o comprometimento do meio ambiente e das gerações futuras.

Então, pensando nisso, para conseguir explorar em sua totalidade o conceito de sustentabilidade, é preciso ter bastante responsabilidade.

Entenda mais sobre o conceito de sustentabilidade

Existem três grandes pilares que formam a base do que a sustentabilidade representa, o econômico, o social e o ambiental. Esse tipo de ação depende de uma boa estrutura para conseguir ser bem sucedido em sua empresa de, por exemplo, revestimento em ACM.

Além disso, a ideia de criar um ambiente sustentável está crescendo muito em todas as áreas. Ações desse tipo costumam ser ensinadas em escolas, em ações populares de governos e entre outras. Inclusive, entre as empresas, tornou-se um grande diferencial.

Isso porque as pessoas sentem muito mais confiança em comprar produtos ou contratar serviços de empresas que elas sentem que podem ser mais adaptadas e conscientes de seu entorno.

Ademais, o gasto de matéria-prima por parte das indústrias também gera um impacto muito maior do que as ações individuais, por isso, quando uma empresa se posiciona em prol da sustentabilidade, acaba conseguindo um destaque maior no mercado.

Algumas ações são obrigatórias por lei, fazendo com que toda empresa seja pelo menos um pouco mais responsável socialmente com relação ao uso de materiais naturais. Entretanto, a maioria das corporações opta por extrapolar essas ações.

Dessa maneira, cria-se um conceito mais consciente e de contribuição real com ações sustentáveis. Muitas empresas compreendem a importância desse tipo de ação, e dessa maneira conseguem explorar muito melhor seu potencial e suas interações.

A verdade é que uma empresa com responsabilidade social sente de diversas maneiras uma melhoria em sua situação, seja por conta do público externo ou até mesmo interno. Inclusive, isso pode acontecer em um fornecedor de cola para acrilico ou em outra empresa.

Então, o sentimento gerado por empresas preocupadas com o futuro acaba fazendo com que mais clientes se sintam confortáveis em realizar compras e transações. Por isso, é importante pensar em benefícios e impactos que são gerados pela utilização das ações.

Veja qual o impacto da sustentabilidade na empresa

A sustentabilidade, por ser uma ação extremamente interessante e procurada nos dias de hoje, acaba extrapolando as questões ambientais em si, principalmente quando falamos de empresas de produtos e materiais de limpeza, por exemplo.

Neste caso, além de ser um ambiente de proteção e guarda do meio ambiente, e de a empresa ser um incentivador destas atividades entre seus colaboradores, acaba conseguindo uma lucratividade maior com pessoas que entendem a necessidade.

Entretanto, o foco da sustentabilidade deve permanecer na busca por melhorias no meio ambiente e no local onde a empresa se encontra. Inclusive, os benefícios que advém desse tipo de ação acabam sendo uma progressão natural desse tipo de habilidade, sendo eles:

Ganhos com publicidade

Quando você começa a tornar sua empresa sustentável, as pessoas notarão esse tipo de mudança.

Afinal, vivemos em uma era de tecnologia, onde cada vez mais as pessoas estão buscando informações e estão mais exigentes com as empresas de, por exemplo, papel higiênico rolão 300m que confiam.

Por isso, quando você age de maneira sustentável, consegue explorar melhor o conceito de publicidade com sua empresa. Não é incomum que as pessoas procurem ativamente por marcas que não fazem mal ao ambiente e que possuem ações de sustentabilidade, como:

  • Não testar em animais;
  • Praticar reflorestamento;
  • Lutar contra o trabalho escravo;
  • Fazer coleta de resíduos consciente.

Então, deste modo, as ações de sustentabilidade têm como função principal tornar o ambiente onde você está inserido melhor.

Entretanto, ao fazer esse tipo de ação, você acaba ajudando a comunidade local, que pode se sentir valorizada e começar a não só comprar cestas natalinas com você, mas se fidelizar em outras ações.

Assim, um cliente fidelizado age também como promotor da marca, apresentando em seus círculos de amigos e familiares uma série de ações de impacto que podem ter muito mais relevância para sua empresa.

Por conta disso, algumas indústrias vão ainda mais longe, criando ONGs ou fazendo parcerias com projetos para diminuir o impacto ambiental como um todo, agindo de maneira mais direta nas questões ambientais e possibilitando uma interação maior.

Engajamento interno

Apesar de a primeira visão de movimentação em prol da sustentabilidade ser direcionada ao público consumidor, é importante pensar naqueles que fazem com que as ações funcionem corretamente e mantenham o trabalho em ordem, seus colaboradores.

Afinal, é importante ressaltar que os funcionários de sua empresa são parte fundamental do processo de sustentabilidade.

Isso porque, ao sentir que estão fazendo parte de algo maior, que estão de fato modificando o meio em que estão inseridos, eles conseguem explorar muito melhor as ações de abertura de empresa em São Paulo que você precisa realizar, por exemplo.

Um grupo de pessoas que acredita nas atividades que sua empresa está empregando é mais engajado, aumentando a produtividade da empresa enquanto o clima organizacional fica mais leve, com pessoas motivadas a explorar melhor as ações da empresa.

Por isso, é importante praticar estas ações e incentivar seus colaboradores a fazerem parte. Os profissionais devem sentir orgulho do local de trabalho e das ações de sustentabilidade que você opta por montar.

Quanto mais sua equipe for incentivada, mais ela própria começará a apresentar a empresa para outras pessoas, com orgulho de fazer parte desse tipo de ação. Isso funciona como uma publicidade direta, apresentando a novos públicos sua marca.

Por isso, tão importante quanto às ações externas, é fundamental que você realize treinamentos e desenvolvimento internos, para garantir que seus colaboradores poderão estar no mesmo tom que você.

Sustentabilidade e economia

Até pouco tempo atrás, o mito de que a sustentabilidade era custosa ainda era muito difundido. Entretanto, aos poucos a maioria das empresas e até pessoas começaram a compreender as vantagens econômicas de ser sustentável em, por exemplo, uma empresa de gestão de infraestrutura de TI.

De fato, o investimento inicial para tomar atitudes sustentáveis exige um certo remanejo de capital. Entretanto, a curto prazo esse valor já é compensado com as economias que serão sentidas continuamente depois de mudar o perfil.

Então, ainda que você gaste um pouco mais trocando os copos descartáveis por canecas mais duráveis, a economia de não precisar mais comprar os copos plásticos acaba fazendo valer a pena.

Além disso, outras ações importantes podem incluir gastos altos da companhia, que acabam sendo drasticamente reduzidos. É o caso da instalação de painéis solares para energia elétrica.

Com essa estratégia, o potencial é de economia de até 90% da conta de luz se a ação for bem estruturada.

Além desse tipo de economia, mais direta e óbvia, você também deve pensar em como utilizar a sustentabilidade a seu favor financeiro. Isso porque muitas ações sustentáveis recebem benefícios fiscais junto à prefeitura ou ao governo local.

Verifique quais ações você pode tomar que trarão benefícios imediatos para sua empresa, bem como quais ações devem ser realizadas para você conquistar um espaço melhor no mercado e se tornar uma liderança em seu nicho de atuação.

Devolva para a sociedade

O impacto que as ações de sustentabilidade geram na sociedade como um todo é muito importante. Isso porque a manutenção da sociedade é altamente dependente do meio em que ela está inserida.

Assim, por exemplo, uma empresa empacotadora que consegue entender essa responsabilidade acaba conseguindo um papel de destaque. Dessa maneira, você consegue explorar melhor ações de impacto no mercado, como a diminuição de poluentes e outros elementos.

Quanto mais você puder devolver para a sociedade recursos otimizados, diminuição dos danos ambientais e uma fonte mais segura e confortável de vida, mais as pessoas desejarão ter um contato mais próximo com você.

Esse tipo de ação é uma grande vantagem em um ambiente altamente competitivo, onde novas empresas surgem a cada dia e a necessidade de se reinventar constantemente é fundamental para se destacar no mercado.

Considerações finais

A sustentabilidade está intimamente ligada a nosso conceito de sociedade. Por conta disso, muitas empresas acabam optando por manter uma estrutura mais assertiva com relação a ações de apoio ao meio ambiente.

Hoje, a maioria das pessoas buscam ativamente companhias que tenham algum tipo de retorno para a sociedade, uma vez que esta é uma pauta que constantemente retorna por conta do desgaste ambiental completo que o mundo passa.

Nesse aspecto, empresas que têm essa mentalidade e estão dispostas a fazer algo para mudar essa situação acabam conseguindo um forte destaque em negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários