Business

O que é logística empresarial? – Conceito, funcionamento e prática!

25 de April de 2022
O que é logística empresarial? – Conceito, funcionamento e prática!<

O que é logística empresarial? Como funciona a logística de uma empresa, ou melhor, de que maneira deveria funcionar a logística empresarial para que melhores resultados possam ser obtidos? Uma logística quando bem organizada pode impactar positivamente nos lucros e objetivos da empresa? Um bom sistema ERP organizacional pode auxiliar no processo de logística empresarial? 

Ter uma empresa no Brasil não é algo fácil. O empreendedor e o gestor brasileiro se deparam com milhares de problemas em apenas uma semana, a grande maioria desses não é enfrentado por empreendedores de outros países, já que muitas das situações causadas são devido à falta de estímulo ao negócio no Brasil. 

A alta carga tributária que os donos de uma empresa devem pagar, aliada a uma Lei Trabalhista que beneficia quem não trabalha de verdade, resulta em uma combinação desastrosa que pode acabar com qualquer negócio. Por isso, toda e qualquer estratégia para melhorar os resultados de uma empresa é bem-vinda. 

O que acontece é que muitas vezes focamos somente no plano empresarial, deixando pontos periféricos ainda mais de lado, sendo que podem ser centrais na economia de capital e aumento do lucro de um grupo, como é o caso de uma logística empresarial bem organizada e empregada. 

É por isso que, no conteúdo de hoje, vamos explicar a você, nosso leitor, o que é logística empresarial, como ela funciona e quais são os benefícios que a mesma pode trazer a você, gestor de pessoas, quando é bem aplicada em um espaço. Leia conosco e entenda melhor sobre o assunto. Vamos lá? 

O que é logística empresarial? 

Afinal, o que é logística empresarial? A logística empresarial se trata do conjunto de ações tomadas para realizar uma otimização de todos os processos que ocorrem dentro de uma empresa, desde uma simples organização de documentos antigos até a logística de organização voltada para a produção. 

Dessa forma, podemos dizer que uma empresa que possui uma boa logística pode sair na frente da concorrência que não possui, simplesmente pelo fato de conseguir produzir mais em menos tempo pela organização que tem em sua vantagem. Percebe a importância de entender o que é logística empresarial? 

De forma geral, essa otimização não visa somente o meio produtivo, como também a diminuição de gastos. Podemos definir a logística empresarial como a ideia de melhorar a produção com base no que se espera, mas sempre com a opção que tenha o melhor custo-benefício a ser escolhido. 

Imagine, então, realizar uma mudança abrupta de logística empresarial dentro de uma metalúrgica de grande porte com mais de 5 mil colaboradores trabalhando sem parar: os resultados podem ser incrivelmente assustadores: é possível, muitas vezes, triplicar a produção pela metade do custo realizado anteriormente. 

Técnicas de logística empresarial, quando aliadas, por exemplo, com sustentabilidade empresarial, podem causar uma diminuição muito grande nos gastos, já que a energia limpa vem sendo uma ótima opção para grandes empresas que gastam muito na conta de luz, já diminuindo em 95% seus gastos com a instalação de uma estação fotovoltaica. 

Como implementar a logística empresarial? 

Já sabemos o que é logística empresarial, mas como implementá-la na prática? De maneira bem específica, é necessário que o setor de Recursos Humanos realize um estudo minucioso de todos os gastos e níveis de produção de cada um dos setores da empresa em questão. 

Esse estudo pode ser realizado com base em informações já obtidas em índices anteriores, como avaliações de desempenho de colaboradores, unindo a novos estudos, com base nas informações desejadas. 

Dessa maneira, podem ser traçados novos caminhos a serem tomados, com base em uma logística mais organizada, como a mudança de colaboradores de um local para outro, melhorando sua logística individual, causando uma produção maior naquilo em que atua. 

Em suma, a logística empresarial pode ser mudada justamente dessa forma: de pouco em pouco, causando um resultado enorme. Isso porque quando alguém da cadeia produtiva melhora seu resultado, inevitavelmente aumenta a produção de alguém que depende dela para trabalhar, e assim sucessivamente. 

Contratação de empresas especialistas 

Por fim, você líder de Recursos Humanos, gestor de pessoas, pode encontrar dificuldades na otimização de processos e compreensão sobre o que é logística empresarial e de que forma ela se encontra em sua empresa no momento atual. Na realidade, isso é mais comum do que você imagina. 

Muitas vezes estamos tão inseridos dentro de um ambiente que nem mesmo notamos o que deve ser melhorado, precisando então de uma segunda ou terceira opinião, vinda de fora, olhos que possam analisar de maneira inicial, como se tudo fosse novo: uma empresa terceirizada para realizar a melhora da logística empresarial. 

É uma das melhores opções para gestores que buscam melhorar os resultados da cadeia produtiva, mas não sabem por onde começar. Esperamos ter ajudado você a entender o que é logística empresarial. Até a próxima!