Business

Os benefícios de comprar uma franquia em vez de iniciar um novo negócio

13 de December de 2023
Os benefícios de comprar uma franquia em vez de iniciar um novo negócio<

Começar no mundo do empreendedorismo geralmente envolve pesar os prós e os contras de iniciar um novo negócio em vez de comprar uma franquia estabelecida. Neste artigo, elencamos cinco benefícios que os empreendedores devem considerar ao avaliar a compra de uma firma, no mercado de fusões e aquisições, em comparação a fundar uma companhia do zero.

 

  1. Marca estabelecida e modelo de negócios comprovado

 

A compra de uma franquia oferece aos empreendedores acesso a uma marca estabelecida com um modelo de negócios comprovado. As franquias geralmente vêm com nomes reconhecidos no mercado e bases de clientes integradas. Esta vantagem pode reduzir significativamente o tempo e o esforço necessários para estabelecer o reconhecimento da marca em comparação com iniciar um novo negócio do zero.

 

  1. Suporte operacional contínuo

 

As compras de franquia normalmente vêm com programas de treinamento abrangentes e suporte operacional contínuo. Os empreendedores se beneficiam do acesso a sistemas, processos e melhores práticas estabelecidas. Essa estrutura de apoio ajuda a agilizar as operações, mitigar riscos e enfrentar potenciais desafios de forma mais eficaz do que iniciar um negócio de forma independente.

 

  1. Acesso a cadeias de fornecimento e campanhas de marketing

 

Os proprietários de franquias se beneficiam de cadeias de suprimentos e estratégias de marketing estabelecidas. Aproveitar o poder de compra de uma rede maior permite melhores negócios com fornecedores, resultando em economia de custos. Além disso, o acesso a campanhas de marketing comprovadas pode aumentar a visibilidade e atrair clientes, proporcionando uma vantagem competitiva.

 

  1. Risco menor para entrar no mercado

 

Em comparação com iniciar um novo negócio, comprar uma franquia geralmente acarreta riscos menores. As franquias têm uma taxa de sucesso mais alta devido à reputação de marca estabelecida e às operações padronizadas. Os empreendedores podem capitalizar o histórico de sucesso da franquia, tornando-a uma opção atraente no mercado de fusões e aquisições.

 

  1. Acesso mais fácil a financiamento e investimento

 

Financiar a compra de uma franquia pode ser mais acessível do que garantir financiamento para um novo negócio. Os bancos e investidores podem ver as franquias como investimentos menos arriscados devido aos seus modelos de negócios estabelecidos e taxas de sucesso. Esse acesso facilitado ao financiamento pode facilitar a aquisição de uma franquia no mercado de fusões e aquisições.

 

Em resumo: a decisão de comprar uma franquia em vez de iniciar um novo negócio pode trazer diversas vantagens para quem vai empreender. Contudo, a entrada nesse mercado requer conhecimento especializado para que a compra da franquia seja bem-sucedida. A Capital Invest – M&A Advisors, uma das principais boutiques de M&A do Brasil, apoia empreendedores e sócios de empresas brasileiras no momento da venda da sua participação e na compra de franquias, entregando resultados com eficiência, profissionalismo e menos riscos.