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Profissão copywriter: 7 técnicas que vão fazer você vender qualquer produto

18 de November de 2022
Profissão copywriter: 7 técnicas que vão fazer você vender qualquer produto<

Em uma definição simples, a profissão copywriter é aquela em que um profissional se especializa em produzir conteúdos que estimulem uma persona a executar uma ação. Basicamente, é quando você escreve o texto de um blogpost ou página de vendas utilizando os principais gatilhos mentais. Entre eles, o da escassez, autoridade, prova social, reciprocidade, entre diversos outros.

Por isso, abaixo, você terá uma lista com algumas das principais dicas para quem deseja, de fato, escrever aquele copy infalível. Na prática, um conjunto de técnicas baseadas no que há de mais atual acerca dos meandros da psicologia humana antes, durante e depois de uma tomada de decisão.

 

  1. Reescrever com outras palavras

Na verdade, essa é uma técnica que produz resultados em quaisquer produções de conteúdo. Reescrever com outras palavras é simplesmente a melhor maneira de convencer escrevendo. Ou seja, é quando você consegue, literalmente, imprimir a sua personalidade em um texto.

  1. Capriche nos títulos

Essa aqui é, sem dúvida, uma dica dada por 10 entre 10 especialistas na profissão copywriter. Em suma, o título ideal é aquele que faz com que o leitor necessite, desesperadamente, continuar lendo o restante do conteúdo. Ele precisa gerar impacto suficiente para que o seu potencial cliente decida dar o próximo passo em direção ao seu produto.

Por isso, antes de mais nada, garanta que a palavra-chave esteja sempre presente no título. Além disso, desenvolva o hábito de colocar neles perguntas, palavras impactantes, ou mesmo propor um desafio caso ele decida continuar lendo o conteúdo.

  1. O poder das palavras fortes

Além de parafrasear o texto com outras palavras e utilizar bons títulos, usar palavras poderosas pode fazer toda a diferença na tomada de decisão do leitor. E aqui estamos falando de termos como “definitivo”, “comprovado”, “revelado”, “segredo”, entre inúmeras outras palavras que a sua criatividade lhe permita utilizar sem exagero.

De fato, o poder da palavra hoje é uma realidade absolutamente comprovada e inquestionável em quaisquer segmentos. Por isso mesmo, recomendamos que você não perca tempo em colocar em prática uma das técnicas mais poderosas e eficientes dessa singular profissão copywriter.

  1. Surpreenda!

Quando falamos em surpreender estamos falando em, com efeito, chocar com a sua escrita. Sim, chocar é o termo adequado mesmo! Mas chocar no sentido de mostrar na sua copy algo que o leitor não esperava.

Se você disser, por exemplo, “você não está preparado para continuar lendo esse artigo”, acredite, o poder dessa quebra de expectativa será simplesmente avassalador. Ela simplesmente fará com que ler o restante do conteúdo seja tudo o que o leitor precise fazer naquele exato momento em que está diante do seu texto.

  1. Cuidado para não fazer o leitor de bobo

Um dos mandamentos mais importantes da profissão copywriter é “não entregar o conteúdo todo no título”. Porém, muitos acabam levando essa regra a sério demais, e terminam utilizando títulos que nada têm a ver com o restante do conteúdo apresentado.

Portanto, mantenha-se atento para o fato de que o leitor não é bobo! E o que pode parecer uma grande sacada durante a escrita pode acabar (e geralmente acaba) se tornando um verdadeiro “tiro no pé” durante o projeto de produção dos seus conteúdos.

  1. O poder dos números

Em praticamente quaisquer conteúdos a utilização de números é uma técnica verdadeiramente imbatível. Eles dão a sensação de autoridade, segurança, previsibilidade, confiança, entre outros sentimentos que ajudam a cativar, definitivamente, o leitor.

“Revelado: 90% das pessoas que utilizaram as técnicas apontadas nesse ebook obtiveram resultados em apenas duas semanas”. Irresistível, não é mesmo?

  1. Seja claro e objetivo

Mas, como em quase tudo na vida, a clareza e objetividade são também consideradas estratégias imbatíveis. E, na profissão copywriter, não poderia ser diferente, não é verdade?

Por isso mesmo, recomendamos, fortemente, que você dê uma atenção toda especial à clareza, concisão e simplicidade de cada termo utilizado no seu conteúdo.

Acredite, um texto confuso, ambíguo e prolixo tende a ser devastador durante a sua estratégia de produção. E o resultado, obviamente, será simplesmente um altíssimo índice de desistência dos seus artigos logo nas primeiras linhas. De fato, um resultado que só fará com que você perca um precioso tempo tentando corrigir o que se tornará, de fato, incorrigível.