Business

Quais as marcas mais consumidas no mundo?

26 de April de 2022
Quais as marcas mais consumidas no mundo?<

Você já parou para pensar quais são as marcas que o público mais adora e consome? Desde 2013, o ranking Brand Footprint se preocupa com isso e lança todos os anos uma pesquisa que mostra as principais marcas consumidas pelo público.

 

Os dados que eles liberam são bem interessantes e ajudam a mostrar as marcas que estão crescendo. A Coca-Cola, por exemplo, é uma delas que, há 9 anos, lidera o ranking, o que mostra que o público sempre se lembra da marca quando o assunto é comprar bebidas e consumi-las.

 

Em 2020 o ranking analisou mais de 23 mil marcas, fazendo pesquisas em 54 países de cinco continentes, sendo que o Brasil também faz parte do estudo. A seguir, você conhece quais foram as 10 marcas mais consumidas em 2020.

1. Coca-Cola

A Coca-Cola, o refrigerante mais conhecido e consumido no Brasil, segue liderando o ranking por mais um ano consecutivo. A pesquisa mostrou que a marca foi comprada 6,509 bilhões de vezes para fazer parte dos almoços, jantares e festividades do mundo todo.

 

Mesmo durante a pandemia, a marca conseguiu se reinventar e aumentar suas vendas nos e-commerces em 50%, no qual foi a opção escolhida em 59 milhões de vezes pelo seu público.

 

Como a empresa tem planos de destinar corretamente 100% das suas embalagens no descarte e ainda trabalha para trazer mais opções com menos açúcar, é possível que ela continue no topo por mais alguns anos.

2. Colgate

Depois de tomar uma coquinha gelada, os consumidores pensam em manter a sua saúde bucal em dia. Para isso, a primeira marca que surge na mente do público é a Colgate, que conseguiu estar em 4,311 bilhões de compras dos consumidores.

 

A multinacional americana que existe há dois séculos se manteve pelo segundo ano consecutivo na vice-liderança. Por mais que suas vendas físicas tenham caído 8%, sua participação nas lojas virtuais se manteve crescente, onde eles aumentaram suas vendas em 38%, garantindo, assim, que a marca continuasse como uma das mais consumidas pelo público.

3. Lifebuoy

Neste ano, a Lifebuoy conseguiu subir no ranking. Antes ocupando o 4º lugar, em 2020 ela foi mais lembrada pelos consumidores e pegou o 3º lugar que antes pertencia a Maggi, que desceu um pouco no ranking.

 

A Lifebuoy, de propriedade da Unilever, existe há mais de 100 anos e está presente em mais de 40 países, sendo uma marca líder no segmento de sabonetes antibacterianos. A marca foi incluída em 3,014 bilhões de compras dos consumidores.

4. Maggi

Caindo no ranking de marca mais consumida do mundo temos a Maggi, que antes ocupava o 3º lugar. A marca de ketchups, molhos, condimentos, sopas e macarrão instantâneo fez parte de 3,004 bilhões de compras do público.

5. Lays

Ainda na categoria de alimentos embalados, a Lays ocupa o 5º lugar do ranking, sendo que fez parte de 2,768 bilhões de compras dos consumidores. Assim como a Maggi, a Lays desceu no ranking, no qual antes estava no 4º lugar de marca mais consumida.

 

Mesmo com a queda, seus salgadinhos de batatas chips tiveram um crescimento de 5% nas compras físicas e de 70% nas compras digitais, mostrando ser a marca preferida dos consumidores na hora de comer um lanchinho no final da tarde.

6. Pepsi

A Pepsi, grande rival da Coca-Cola, aparece no ranking em 6º lugar de marca mais consumida, escolhida em 2,354 bilhões de compras dos consumidores. A marca norte-americana presente em mais de 70 países, conseguiu subir suas vendas online em 49%, estando bem próxima da Coca-Cola nesse quesito.

7. Indomie

A Indomie, marca de macarrão instantâneo que possui 16 fábricas e produz mais de 15 bilhões de pacotes anualmente, conseguiu estar presente em 2,221 bilhões de compras em 2020. Segundo a empresa, seus produtos são feitos a partir de recursos frescos e naturais da Indonésia, onde eles prometem ser o sabor preferido do mundo.

8. Dove

A Dove, marca conhecida pelos seus sabonetes cheirosos e super-hidratantes, ocupou o 8º lugar no ranking, contando com 2,033 bilhões de compras dos consumidores. Em 2020, a marca diminuiu em 5% suas vendas físicas, mas cresceu em 49% nas vendas online.

9. Sunsilk/Seda

Outra marca do grupo Unilever, a Sunsilk apareceu em nono lugar no ranking, fazendo parte de 1,943 bilhões de compras. Conhecida pela sua variedade em shampoos e condicionadores, a marca não apareceu como uma das mais compradas online, e, por mais que esteja entre as 10 marcas mais consumidas, ela desceu no ranking Brand Footprint, no qual antes ocupava o 8º lugar.

10. Nescafé

A marca Nescafé foi a preferida dos consumidores na hora de fazer uma pausa do home office para tomar um cafezinho em 2020! Ficando em décimo lugar, a marca esteve presente em 1,814 bilhões de compras dos consumidores, e, por mais que suas compras físicas tenham diminuído em 6%, as compras digitais ajudaram a marca a se manter no mercado com um crescimento de 29%.