Marketing

Quais cursos fazer para criar sites profissionais?

29 de September de 2021
Quais cursos fazer para criar sites profissionais?<

Então, você decidiu que quer criar sites e ser um web designer? Excelente! Mas como você pretende aprender o básico e transformar seus designs em sites funcionais?

Provavelmente a resposta para a pergunta acima foi: fazer cursos de qualidade que me proporcionem o conhecimento necessário. 

Se a resposta foi realmente essa, você está no caminho certo para atingir o seu objetivo de criar sites e ter uma carreira na área de web design. 

Mas, quais cursos são os mais indicados para aprender a criar sites profissionais e onde encontrá-los? 

A primeira coisa que você precisa saber é que a Internet está repleta de conteúdo e recursos disponíveis para ajudá-lo como um web designer. 

Se você deseja aprender os fundamentos ou criar seu primeiro site personalizado, está tudo por aí. 

De conteúdo gratuito no YouTube para aprender o básico até cursos de graduação, você poderá encontrar diversas opções ao fazer pesquisas na internet – tanto de cursos online ou presenciais. 

Para te ajudar a escolher os cursos que irá fazer, fizemos uma pequena lista de tipos de cursos que são importantes para que uma pessoa mergulhe no mundo do web design. 

Continue a leitura e confira! 

Tipos de cursos para web designer

Para se tornar um web designer, você deve ter tanto as habilidades técnicas necessárias para fazer sites funcionais quanto a habilidade artística e sensibilidade de design para criar uma experiência que os usuários irão adorar.

Portanto, aqui está uma lista com os tipos de cursos que você deve procurar para se capacitar para criar sites profissionais. 

1. Cursos que ensinam a teoria do web design

O primeiro passo para se tornar um web designer é aprender a teoria do design da web. Existem princípios básicos para a criação de bons sites, incluindo experiência do usuário, estrutura e teoria das cores.

Existem muitas maneiras diferentes de aprender a teoria do design da web. Um método cada vez mais popular é participar de um curso de web design ou bootcamp (ou um bootcamp de UX design ou desenvolvimento web). 

Os bootcamps de web design são programas educacionais curtos, intensivos e imersivos que podem levar novatos à tecnologia e design e transformá-los em web designers prontos para o trabalho.

Esse tipo de curso proporciona cerca de 12 semanas de estudos em tempo integral (a maioria dos bootcamps oferece cursos de meio período também, mas eles levarão mais tempo para serem concluídos.)

Há também um grande número de tutoriais interessantes sobre a teoria do design da web disponíveis no YouTube. 

E, se você quiser ter certeza de que o web design é para você antes de se comprometer com um curso mais longo, pode se inscrever em cursos com valores mais acessíveis em plataformas como a Udemy. 

2. Cursos que ensinam as principais ferramentas

Antes de começar a criar sites profissionais, você precisará aprender uma variedade de ferramentas de web design.

Com o tempo, ferramentas e softwares melhores e mais poderosos foram desenvolvidos e lançados e, como resultado, os web designers nunca estiveram em melhor posição para criar sites bonitos e funcionais como agora. 

Você poderá encontrar cursos que ensinam todas as principais ferramentas ou precisará fazer cursos separados. Recomendamos que aprenda as seguintes ferramentas:

WordPress

O WordPress comanda uma boa quantidade de todos os sites da Internet e possui uma impressionante participação de mercado em todo o mundo quando se trata de CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, em Português)

O WordPress possui mais de 1.000 temas e plugins integrados que permitirão que você crie, edite, personalize, aprimore e otimize sites facilmente.

Photoshop

Os web designers precisam ser capazes de fazer imagens atraentes e criativas – é por isso que o Photoshop é sem dúvida uma das ferramentas mais importantes para criar sites. 

Sua gama ilimitada de opções de cores e diferentes gradientes oferecem tudo que você precisa para montar layouts de qualidade.

Dreamweaver

Outra ferramenta com a qual os web designers devem se familiarizar, é o Dreamweaver, que permite que você codifique diretamente o design do seu site, mesmo que não seja um profissional de programação. 

Modelos de design prontos e outras ferramentas são especialmente úteis para iniciantes que ainda desejam criar um design atraente e responsivo.

3. Cursos de HTML

A linguagem de HTML fornece as instruções de como o conteúdo, as imagens, a navegação e outros elementos de um site são exibidos no navegador de alguém. 

Embora você não precise ser um especialista em HTML, ainda ajuda ter alguma familiaridade com como ele funciona, mesmo se você estiver usando uma plataforma de design baseada em visual. 

Tags HTML são as instruções que um navegador usa para gerar um site. Títulos, parágrafos, links e imagens são todos controlados por essas tags. 

Além de afetar a estrutura do layout, as tags de cabeçalho são importantes na forma como os rastreadores da web classificam um design e afetam como eles aparecem nas classificações de busca orgânica.

4. Cursos de CSS

O código CSS fornece estilo e instruções adicionais sobre como um elemento HTML aparecerá. 

Fazer coisas como aplicar fontes, adicionar preenchimento, definir o alinhamento, escolher cores e até mesmo criar grades são possíveis por meio de CSS.

Saber como ele funciona lhe dará as habilidades para criar sites de aparência única e personalizar modelos existentes. 

Conclusão

Quando você decide aprender as habilidades de um web designer, o caminho que se abre à sua frente pode parecer assustador. 

Existem alguns conceitos muito importantes que devem ser aprendidos, como teoria do web design, CSS, HTML, design responsivo da Web, entre outros. 

Porém, se você sempre quis ser um designer, existem diversos cursos – online e presenciais – que poderão te ajudar em seu caminho.