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Quais são os nichos que mais crescem no Brasil? Como escolher o meu?

22 de August de 2023
Quais são os nichos que mais crescem no Brasil? Como escolher o meu?<

Investir em um segmento em alta pode aumentar as chances do seu negócio on-line dar certo. Se esse é o seu objetivo, é importante que você saiba quais são os nichos que mais crescem no Brasil para, assim, ter mais sucesso no lançamento do seu infoproduto.

Lançar mão dessa estratégia é essencial para criar seu negócio e atrelar uma proposta de valor a ele que seja capaz de solucionar problemas específicos dos consumidores. 

Para auxiliar sua tomada de decisão e o planejamento do seu negócio, montamos uma lista atualizada, com os principais nichos para você investir em 2023. Além disso, você também encontrará dicas de como escolher o setor ideal e como criar cursos on-line em cada área.

Continue lendo!

O que é nicho de mercado?

Um nicho de mercado é um tipo de segmentação comercial. Em geral, oferece soluções mais direcionadas e atraentes para consumidores que compartilham interesses e comportamentos. Na prática, permite a especialização em um tipo de produto ou serviço, para atender as necessidades dos clientes.

Essa divisão ajuda a concentrar seus esforços em áreas, com maior possibilidade de retorno. Assim você aproveita melhor seu capital, sem gastar seus recursos para atrair leads com pouca chance de conversão.

Por exemplo, se tentar impactar vários perfis de uma vez, a recompensa tende a vir de maneira escassa e inconsistente, principalmente porque cada grupo tem uma demanda diferente. 

Escolhendo um nicho emergente, você só precisa se preocupar com um tipo de solução e a qualidade dessa proposta. Dessa forma, estimula a aproximação de pessoas que realmente se interessam pelo produto ou serviço que oferece.

Por que definir um nicho antes de empreender?

A falta de planejamento e estudo sobre o mercado pode acabar com o seu empreendimento. Dados do SEBRAE apontam que 80% das micro e pequenas empresas não sobrevivem ao primeiro ano porque seus idealizadores não pesquisam o segmento antes de lançar um negócio.

Muitos falham ao apostar em um setor em decadência, com poucos interessados. Outros tentam bater de frente com marcas consolidadas, oferecendo uma variedade de produtos, mas sem agregar valor a sua proposta e atuando de maneira genérica.

Ao pesquisar os nichos que mais crescem no Brasil e estruturar o empreendimento em um desses setores, você tem acesso a diversas vantagens. 

Em primeiro lugar, permite conhecer profundamente seus consumidores e concorrentes, levantando quanto pode faturar em cada mercado. Consequentemente, pode obter uma projeção mais assertiva sobre as médias de custos e receita.

Essa abordagem ajuda a preparar seu negócio e lançar sua marca em um cenário mais promissor, antecipando demandas e como pode atendê-las.

Quais são os nichos que mais crescem no Brasil em 2023?

Agora chega de enrolação, vamos conhecer os nichos que mais crescem no Brasil, lista atualizada para você que quer empreender ainda em 2023. 

Alimentação, saúde e bem-estar

A busca por qualidade de vida, hábitos saudáveis ou uma rotina mais ativa nunca teve tanto destaque. Em parte por conta da pandemia, as pessoas passaram a dar mais valor para uma boa alimentação, prática de atividades físicas, fortalecimento da imunidade e assuntos similares.

Por um lado, esse mercado é bastante concorrido e envolve temas delicados. Portanto, o nicho de saúde e fitness é mais desafiador. A boa notícia é que, com tanto destaque, o engajamento e a variedade de perfis interessados também são altos. 

Hobbies

O lazer individual também atrai um grande público, transformando os hobbies em um dos nichos que mais crescem no Brasil. Essas atividades enriquecem a rotina, estimulando prazer, relaxamento e um escape do cotidiano.

Vale destacar ainda que pessoas apaixonadas são engajadas e tendem a investir cada vez mais em produtos e serviços de alto nível. Logo, o nicho apresenta uma ótima possibilidade de lucro.

Carreira profissional

Do outro lado da rotina, podemos perceber um grande interesse por cursos on-line e infoprodutos para desenvolver a carreira profissional das pessoas. Esse público deseja aprender uma nova habilidade ou adquirir conhecimento que possa agregar valor ao currículo.

Muitos setores do mercado podem aproveitar esse interesse, contribuindo para que seus clientes conquistem o trabalho, e o salário, que tanto desejam.

Moda e beleza

Em relação ao e-commerce, itens de vestuário e cosméticos representam setores de grande destaque. Por um lado, atendem a necessidade de vestir e se cuidar, do outro, melhoram a relação das pessoas com o próprio corpo, para que se sintam mais bonitas.

Esse também é um dos nichos que mais crescem no Brasil quando se trata de criação de conteúdo. Os influencers especializados em moda e beleza conquistam um ótimo engajamento, cada um com sua abordagem, nível de experiência e parcela do público que pretendem interagir.

Pets

Quem não adora um bichinho de estimação? Dados do IBGE apontam que existem mais de 140 milhões de pets no Brasil, distribuídos por cerca de 48 milhões de famílias. Esses números já mostram o potencial desse nicho.

As pessoas se preocupam muito com o bem-estar dos seus animais, consumindo produtos para enriquecer o ambiente e a rotina deles. Além disso, desejam se tornar melhores tutores, procurando cursos de adestramento, cuidados alimentares e diversos outros assuntos.

Como aproveitar nichos em alta para criar infoprodutos?

Os nichos que mais crescem no Brasil não oferecem oportunidades apenas para comerciantes e prestadores de serviço. Eles também são úteis para criar infoprodutos, indicando áreas de interesse que o público mais pesquisa.

A busca por conhecimento e o acesso à informação avançaram muito. Isso se deve a fatores diversos, como aumento do número de pessoas conectadas à internet, avanço do uso de smartphones e até pela popularização do YouTube como fonte de aprendizado.

Também é importante mencionar as vantagens do EAD, que permite aprendizado com horários flexíveis e onde estiver, basta ter internet e um dispositivo para se conectar.

Para se ter uma ideia, cada setor em alta oferece muitas oportunidades para criar conteúdo educacional. Veja:

 

Oportunidades para os nichos que mais crescem no Brasil (2023)
Alimentação, Saúde e Bem-estar Hobbies Carreira profissional Moda e Beleza Pets
– Como praticar exercícios em casa;

– Iniciação ao Yoga;

– Dieta para emagrecimento;

– Alimentação saudável;

–  Dicas para parar de fumar;

– Como preparar refeições para a semana.

– Aprender inglês ou outro idioma;

– Aprender a tocar um instrumento;

– Dicas de desenho para iniciantes;

– Cuidados com plantas;

– Cursos de pintura e artesanato.

– Marketing digital para iniciantes;

– Análise de performance em redes sociais;

– SEO;

– Desenvolvimento de softwares;

– Graduação EAD.

– Dicas de skin care;

– Curso de maquiagem;

– Como tratar acnes e espinhas;

– Colorimetria para vestuário e aparência;

– Como personalizar peças de roupa.

– Como cuidar de animais exóticos;

– Enriquecimento ambiental para gatos;

– Adestramento de cães;

– Como lidar com cachorros reativos;

– Como introduzir um novo filhote à matilha.

Como pode ver, as possibilidades são infinitas. Essas são apenas algumas sugestões para você se inspirar e criar o seu conteúdo. Lembre-se de que existem pessoas interessadas em todos os níveis de conhecimento, do básico ao avançado.

5 dicas para escolher o nicho certo para você

Ainda está em dúvida sobre qual o segmento escolher? Então vamos finalizar o post com dicas para aproveitar os nichos que mais crescem no Brasil e definir qual será seu próximo empreendimento. Confira:

1. Escolha um nicho que realmente te interesse

É claro, ter lucro é importante. Escolher um setor pela rentabilidade é algo a se considerar. Porém, atuar em um nicho que se interessa ou domina, em termos de conhecimento, é altamente recomendado.

Não só para assegurar uma rotina mais confortável, mas também para que possa demonstrar sua paixão pela área em cada peça de conteúdo que cria.

2. Aproveite tendências desejadas pelo público

As tendências desejadas pelo público podem contribuir para tomar a melhor decisão, pois tem argumentos apoiados nos dados de engajamento. Além de ser mais assertivo e seguro, pode auxiliar no planejamento das etapas seguintes ao lançamento do infoproduto.

3. Olhe para o futuro do segmento

É importante ressaltar que os nichos em alta variam com o tempo. Neste ano, por exemplo, a lista é uma, no próximo, podemos ter uma surpresa. 

Fique atento ao que está por vir e considere os motivos que elevaram o interesse do público no momento, verificando se eles se mantêm relevantes ou podem sofrer quedas à medida que as soluções são difundidas.

4. Compare o retorno esperado com os seus objetivos

Quando estiver planejando criar seu próprio negócio, umas etapas primordiais é definir os seus objetivos, o que pode envolver quanto pretende lucrar, a meta de seguidores ou a média ideal de alunos retidos.

Faça o possível para projetar um número ou uma condição específica. Depois, é recomendado comparar o esperado com a performance atingida por outras marcas.

Isso serve para entender como o mercado se comporta e qual a expectativa adequada para cada nicho, além de apontar se a iniciativa é viável ou não.

5. Escolha uma área onde pode se destacar

Considere tanto o número de consumidores quanto o de concorrentes no nicho escolhido. Em alguns setores, a disputa pode ser grande, impedindo que sua marca conquiste um bom nível de visibilidade.

Nessa hora, você tem duas opções: na primeira, opta por mudar o nicho que pretende atuar, escolhendo aquele que não está tão saturado. Na segunda alternativa, tente avançar um nível e estabelecer seu empreendimento em um subnicho, separando apenas a concorrência direta.

E então, pronto para criar seu negócio? Esperamos que sim. Com planejamento e cuidado, você pode conquistar o sucesso que espera. 

Este conteúdo foi escrito pela equipe da EAD Plataforma, uma plataforma on-line de ensino a distância que te permite criar e vender cursos na internet. Simples, intuitiva e com preço acessível, a EAD Plataforma atua no mercado desde 2014 e já conta com mais de 1.400 clientes.