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Saiba como gerenciar a sua equipe

24 de February de 2022
Saiba como gerenciar a sua equipe<

O aumento dos níveis de produtividade e o consequente desenvolvimento da lucratividade é um dos principais objetivos de muitos empresários. Mas, para que isso seja possível é necessário que esses profissionais saibam gerenciar a sua equipe de forma efetiva.

Esta é uma tarefa que pode exigir muito planejamento, estudo, experiência e uma excelente habilidade comunicativa por parte dos administradores.

Isso porque, a gestão de equipes é uma prática aplicada pelos líderes de uma instituição, visando a melhora dos resultados e o aumento da motivação dos colaboradores.

Por isso, se você deseja saber mais sobre como realizar uma gestão vantajosa para a sua marca, continue a leitura!

Importância de um bom gerenciamento de equipes

Os trabalhadores são um dos aspectos mais importantes de qualquer empresa, afinal são eles os principais responsáveis pelos atendimentos, pela produção e por fazer com que os processos operacionais sejam desenvolvidos.

Além de tudo isso, são esses colaboradores que garantem a qualidade do serviço e a produtividade de toda a empresa. Por isso, fazer a gestão de equipe é crucial para garantir o crescimento, o alcance de metas e a rentabilidade de toda a instituição.

Para que isso seja possível, os gestores precisam utilizar de boas práticas, sistemas de crm gratuitos – e outras ferramentas de gestão – e estratégias que possibilitem que os funcionários tenham mais facilidade com o:

  • Trabalho em equipe;
  • Motivação;
  • Foco nos principais objetivos;
  • Satisfação com o serviço desempenhado;
  • Processo comunicativo, entre outros.  

As empresas que falham nessa motivação e administração, acabam correndo o risco de perder talentos importantes, sofrendo um aumento na rotatividade dos funcionários, e ainda criando um ambiente organizacional insatisfatório e improdutivo.

No entanto, como é possível garantir uma boa gestão de pessoas? A gente te explica!

Formas de fazer uma boa gestão de pessoal

A gestão de pessoas é um trabalho que deve promover a troca de conhecimentos, potencializar o trabalho desempenhado pela empresa e construir um ambiente institucional mais agradável e prazeroso.

Para que isso seja possível é necessário que os gestores desenvolvam e implementem estratégias, sempre mantendo em mente os cinco pilares da gestão de equipes, que são: motivação, comunicação, trabalho em equipe, conhecimento e treinamento.

Com esses pontos devidamente evidenciados, fica muito mais fácil identificar quais são as áreas que precisam de mais atenção e investimentos. Assim, há maiores probabilidades de serem realizadas interferências mais positivas e vantajosas para a companhia.

Entre as intervenções que podem ser feitas para melhorar a gestão e a harmonia das equipes, temos:

  1. Distribua bem as tarefas entre os funcionários

Uma distribuição eficiente das atividades operacionais pendentes é crucial para manter os funcionários motivados, dedicados e ágeis.

Em contrapartida, a delegação de função que não correspondem com as habilidades daquele indivíduo ou o acúmulo de materiais pode fazer com que a produtividade caia exponencialmente.

Para que seja possível, é muito importante utilizar tecnologias que auxiliem na divisão de tarefas – como o app funil de vendas –, um conhecimento aprofundado sobre os talentos e aptidões, compreensão maior sobre o projeto e um acompanhamento do desempenho.

  1. Mantenha a equipe focada no alcance dos objetivos

Pouco adianta fazer a contratação de excelentes profissionais se eles não estão alinhados com a cultura organizacional da empresa, bem como, com as metas e objetivos a serem alcançados.

Uma forma de fazê-lo é por meio do compartilhamento dos anseios da empresa, através de discussões, conversas e outros canais de comunicação.

  1. Saiba se comunicar

Uma das características mais importantes de um bom gestor é a habilidade comunicativa. Afinal, como líder, esse profissional tem a responsabilidade de realizar uma comunicação clara, direta e precisa.

Isso permite a manutenção de funcionários informados, alinhados com os objetivos e a par de todas as ações que são mais decisivas para o negócio.

No entanto, é muito importante não exagerar na realização de reuniões que poderiam ser resolvidas por e-mails, pois elas podem perder a relevância.

Alguns motivos realmente fortes para fazer a reunião da equipe são: esclarecimento de dúvidas – sobre os softwares utilizados (como o crm) ou sobre os projetos –, alinhamento estratégico, apresentação de resultados, correção de falhas, distribuição de feedback, etc.

  1. Utilize ferramentas de otimização da produtividade

A utilização de ferramentas que promovam um aumento na produtividade da equipe é uma das melhores formas de tornar o negócio mais rentável e eficiente.

Isso porque, essas plataformas permitem a unificação das informações de diferentes setores e mantém esses dados sempre atualizados.

Assim, com o auxílio de um crm online gratis ou alguma outra plataforma de gestão, os empresários são capazes de aumentar a produtividade, diminuir a quantidade de erros, automatizar funções, erradicar o retrabalho e organizar melhor todas as documentações.

  1. Forneça feedbacks

O oferecimento – e recebimento – de feedbacks é uma forma eficaz de construir um diálogo com os colaboradores, permitindo que os gestores ouçam o que os profissionais têm a dizer.

Simultaneamente em que se é reconhecido os acertos da equipe e os pontos que podem ser trabalhados.

Por isso, avaliar colaboradores de forma construtiva – seja sobre o desempenho durante a adaptação a um sistema comercial crm ou sobre iniciativas tomadas por esse funcionário – demonstra preocupação dos gestores com os colegas e possibilita uma união entre o grupo. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.