Economia

Aposentadoria confortável com planejamento estratégico

4 de October de 2023
Aposentadoria confortável com planejamento estratégico<

Planejar a aposentadoria é essencial por vários motivos, além de ser o melhor caminho para ter paz na hora de se aposentar. Mas uma pessoa só tem qualidade de vida se o valor do benefício cobrir suas despesas e necessidades.

É muito importante saber qual será a renda, com base nas contribuições feitas ao longo da vida e fazer os ajustes necessários para melhorar a previsão. Também é muito importante considerar o período em que a aposentadoria vai ocorrer.

Existem diferentes benefícios e modalidades que possuem critérios específicos, desde que algumas exigências sejam cumpridas em diferentes momentos. Se não for feito um bom planejamento, a pessoa pode se aposentar mais tarde.

Consequentemente, vai pagar contribuições a mais, por isso também existem segurados que decidem se aposentar mais cedo, e com isso acabam recebendo um valor menor.

Se essas pessoas esperassem um pouco mais para preencher todos os critérios, conseguiriam uma aposentadoria mais alta. Além do mais, os valores fornecidos pela previdência nem sempre garantem um padrão de vida tranquilo.

Pensar em alternativas é muito importante, por isso, o artigo vai ensinar a fazer um planejamento para a aposentadoria, dar algumas dicas para planejar, mostrar alguns investimentos, tipos de previdência privada e algumas dicas financeiras.

Como se planejar para a aposentadoria?

Não ter um bom planejamento para se aposentar representa um grande risco na vida de qualquer pessoa. A boa notícia, é que existem algumas formas de evitar problemas quando chegar o momento. São elas:

  • Organizar as finanças;
  • Criar uma reserva;
  • Fazer investimentos;
  • Conhecer as opções.

A primeira coisa a ser feita para ter uma aposentadoria confortável é organizar as finanças, compreendendo como é o relacionamento atual com o dinheiro.

Tanto um profissional especializado em projeto arquitetônico de supermercado quanto qualquer outro precisam identificar as fontes de renda e os próprios gastos. Com isso, saberá se o estilo de vida está de acordo com os ganhos.

Depois de organizar as finanças, é necessário começar a criar uma reserva de emergência, com o intuito de trazer mais tranquilidade para o cotidiano. Esse dinheiro deve ser usado em emergências, como perda de emprego ou doenças.

O valor guardado deve ter capacidade para cobrir 6 meses de custos fixos, e uma das melhores formas de fazer isso é por meio de investimentos. Antes de investir, é necessário conhecer o perfil de investidor.

Também é muito importante estabelecer prazos e selecionar as melhores opções, considerando a capacidade financeira atual.

Depois de dar início aos investimentos, é necessário conhecer as alternativas de aposentadoria, assim, não é necessário depender apenas da previdência social.

O mercado financeiro traz alternativas que melhoram a qualidade de vida na hora de se aposentar, como no caso da previdência privada que complementa o benefício oferecido pelo governo.

Dicas para planejar a aposentadoria

O funcionário de uma empresa de aplicação de película automotiva pode planejar sua aposentadoria, começando esse processo por um objetivo. É necessário definir o que se pretende realizar e estabelecer um prazo.

Outra coisa muito importante é definir o quanto vai precisar de patrimônio para alcançar esse objetivo. Em seguida, é possível começar o planejamento que vai guiar as ações ao longo do tempo.

Para planejar, o profissional deve conhecer sua renda, seus gastos e o quanto pretende poupar por mês. Com base nessas informações, poderá definir suas metas e se aposentar dentro do prazo.

Mas para que esse planejamento seja realista, também é importante definir qual será o padrão de vida depois de aposentar. Quanto mais alto for esse objetivo, maior será o investimento.

Supondo que uma pessoa queira viajar e conhecer outros lugares, precisará de uma renda passiva bem mais alta, o que significa investir uma quantia significativa.

Controlar as próprias finanças também é essencial, pois isso evita gastar mais do que pode e guardar mais dinheiro para se aposentar. Uma das formas de controlar as finanças é anotar as entradas e saídas de dinheiro em um caderno, planilha ou aplicativo.

Assim como uma empresa especializada em instalação de tela de nylon para quadra precisa ter um bom controle de seus recursos financeiros, as pessoas também precisam para ter mais qualidade de vida e fazer uma boa aposentadoria.

Melhores investimentos para se aposentar

Existem diferentes opções de investimentos que são ótimas para quem quer se aposentar com qualidade de vida e segurança financeira. Os principais são:

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é uma modalidade de compra de títulos públicos federais, sendo uma opção extremamente segura. Foi criado para democratizar o acesso aos investimentos e funciona como um empréstimo para o governo.

O dinheiro é devolvido dentro de um prazo determinado e o investidor recebe o valor com juros, por isso, é uma ótima opção para quem está começando.

CDB (Certificados de Depósitos Bancários)

O CDB é um investimento de renda fixa, sendo uma das melhores opções para quem quer estabilidade e segurança.

Esses títulos são oferecidos pelos bancos para captar fundos, portanto, ao adquiri-los, é como se o investidor estivesse fazendo um empréstimo para a instituição financeira, que devolverá o dinheiro pagando juros.

Fundos de Renda Fixa Simples

Uma oficina de funilaria pode fazer investimentos em um fundo de renda fixa simples e ter acesso fácil, barato e seguro aos investimentos.

A principal característica dessa modalidade é o fato de que, pelo menos, 95% do patrimônio é pecado, seja em títulos públicos federais ou títulos de baixo risco.

Tipos de previdência privada

A previdência privada pode ser considerada como uma modalidade de investimento para a aposentadoria. Trata-se de uma forma particular de se aposentar e que não está relacionada ao INSS.

O funcionamento é bem simples, uma pessoa poupa dinheiro agora e esse valor será usado como complemento ou reforço para a aposentadoria oferecida pelo governo.

Existem diferentes opções de previdência privada, e uma delas é conhecida como previdência fechada. Ela engloba funcionários de uma empresa ou profissionais que pertencem a uma categoria.

A previdência aberta pode ser adquirida por qualquer pessoa, e com isso, ter mais qualidade de vida na velhice, podendo pagar um convênio médico, treinamento funcional ao ar livre , entre outros.

É oferecida por bancos, corretoras de investimentos e corretoras de seguros, sendo uma modalidade administrada pela EACP (Entidade Aberta de Previdência Complementar).

Dicas financeiras para a aposentadoria

A terceira idade é para ser a melhor fase na vida de qualquer pessoa, mas para usufruir melhor, é fundamental contar com uma boa aposentadoria. Algumas dicas financeiras podem ajudar a alcançar esse objetivo, como:

Pensar em longo prazo

Uma empresa especializada em digitalização de plantas procura planejar o próprio futuro, e para isso cria objetivos de longo prazo.

As pessoas podem seguir esse mesmo exemplo para estabelecer a renda que quer receber no futuro e a reserva financeira que deve criar para alcançar esse objetivo.

Atentar-se ao orçamento

Cuidar bem do orçamento também é muito importante porque evita dívidas e ajuda a gerenciar os recursos financeiros da melhor forma.

A pessoa terá mais tranquilidade para pagar suas contas e ainda terá a possibilidade de reservar parte da renda para seus investimentos.

Não depender do INSS

Pagar a previdência social é necessário, pois além de ser um direito, garante benefícios que vão além da aposentadoria na terceira idade, como o auxílio-doença, pensão por morte ou aposentadoria por invalidez.

Quem trabalha registrado em um fabricante de anel de vedação industrial faz essa contribuição todos os meses, descontando automaticamente do salário.

A aposentadoria oferecida pelo governo possui um teto, mas para não ficar restrito a esse limite, é necessário começar a investir o quanto antes.

Investir desde cedo

Para garantir uma aposentadoria confortável, é primordial investir o dinheiro desde cedo. Quanto antes uma pessoa começar, maior será seu patrimônio na hora de se aposentar.

Algumas pessoas têm medo de investir, mas para resolver essa questão, nada melhor do que estudar as diferentes possibilidades e optar por aplicações mais seguras.

O proprietário de uma oficina mecânica completa pode optar pela previdência privada, pois ela traz segurança e rentabilidade de longo prazo.

Para conhecer melhor as opções disponíveis no mercado, é interessante procurar instituições financeiras que não estão relacionadas ao INSS, com isso, o futuro aposentado poderá escolher em qual modalidade deseja investir.

Considerações finais

Poder se aposentar é o objetivo de qualquer pessoa que trabalhou a vida inteira, afinal, é o momento de conquistar uma renda e poder descansar.

O problema é que muitas pessoas se decepcionam quando se veem diante de um benefício que mal consegue pagar as despesas básicas.

Isso acontece com quem não se planeja para a aposentadoria, mas mesmo contribuindo com o INSS, ainda existe muita coisa que precisa ser feita.

Planejar a aposentadoria é a melhor forma de garantir uma renda boa o suficiente para viver com mais qualidade de vida e tranquilidade na terceira idade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.