Finanças Empresariais

Como se prevenir dos roubos de cargas na sua empresa?

17 de August de 2023
Como se prevenir dos roubos de cargas na sua empresa?<

Defenda seu negócio com estratégias inteligentes que vão desde a rota a tecnologia

 

O roubo de cargas aumentou bastante nos últimos anos, e essa passou a ser uma grande preocupação tanto das empresas quanto dos responsáveis pelo transporte. 

Um levantamento feito em 2019 pela BSI Supply Chain Services and Solutions mostrou que aconteceram mais de 22 mil roubos de carga no Brasil, sem contar que o país liderava os casos na América Latina — 90% deles aconteceram em terras brasileiras, o que é explicado pela grande extensão territorial do país.

Como evitar o problema? Medidas de segurança simples, como o rastreio de cargas rodoviárias, podem ajudar. Ainda assim, outros cuidados devem ser tomados. Saiba como se prevenir contra os roubos.

Conhecer bem a rota

Tanto quem fica na empresa quanto os motoristas precisam conhecer bem a rota a ser cumprida e os trajetos alternativos. Todos devem receber orientação sobre o que fazer em casos de problemas na estrada e ter tudo salvo no GPS.

Também é indicado conhecer quais são os trechos mais visados pelos assaltantes, evitando que o motorista passe por eles ao oferecer rotas mais seguras.

Optar pelo transporte diurno

Fazer o transporte de cargas de valor elevado durante o dia é mais seguro. Envolve um período com maior fiscalização, no qual os bandidos se arriscam menos. O horário preferido para os roubos é à noite, por ser mais fácil fugir após o assalto.

Caso seja possível, transporte tudo no período da manhã e tarde e oriente o motorista a parar para dormir durante a noite, sempre em um local seguro, indicado pela empresa e com outros caminhoneiros por perto.

Orientar motoristas a não comentar rota e valor da carga

Um erro comum e que pode resultar em perda da carga por roubo é comentar sobre o valor a ser transportado ou o que está carregando no caminhão. Ao entregar a nota ao motorista, oriente que ele guarde em um local seguro e não comente com outras pessoas sobre isso, principalmente em voz alta.

Também é indicado conversar sobre a rota em um local seguro na empresa e deixar claro para não comentar sobre isso com qualquer pessoa.

Usar a tecnologia a seu favor

A tecnologia é uma ótima aliada das empresas de transporte de carga. Primeiro, sempre trabalhe com o rastreamento, tanto da carga quanto do caminhão ou veículo utilizado. Vale incluir também bloqueadores e botões de pânico, porém, o motorista precisa receber orientação de uso deste último.

A ideia é dificultar a ação dos ladrões. Caso seja abordado, além de ser possível rastrear a carga e o veículo, é possível impedir que siga por uma rota diferente das já autorizadas no GPS. O botão de pânico também permite chamar a polícia e pedir ajuda.

Proteger os galpões

Por mais que boa parte dos roubos aconteçam nas estradas, é preciso proteger também os galpões. Em alguns casos, o motorista precisa ir até o local buscar a carga e só depois pegar a estrada, no entanto, o assalto pode acontecer ali.

Invista em segurança desde essa etapa. Isso inclui desde pessoal capacitado para vigiar o galpão até algumas tecnologias como câmeras e rastreamento das cargas guardadas.

Treinar os motoristas

O treinamento é essencial para preparar os profissionais envolvidos no transporte das cargas e se prevenir contra roubos. Os motoristas são os mais próximos de tudo e os mais suscetíveis a enfrentar um assalto.

É importante orientá-los sobre o que fazer, como não falar sobre valor de carga, evitar desvios de rota sem autorização, se manter em contato com a empresa para saber como estão as estradas, fazer paradas seguras. Também é válido falar sobre como identificar blitz falsas e avaliar veículos com comportamento suspeito.