Finanças Empresariais

Otimizando a saúde financeira da empresa

24 de July de 2023
Otimizando a saúde financeira da empresa<

A saúde financeira de uma empresa é sua capacidade de controlar o próprio dinheiro para cumprir o pagamento de suas despesas, fazer investimentos e obter lucros. Um dos principais papéis do gestor é saber manter a saúde das finanças em dia.

Este cuidado está além de pagar contas e tributos em dia, pois além dos pagamentos, para que os recursos financeiros estejam em ordem, a corporação também precisa de um bom estoque e investir em novas soluções e ações.

Também é fundamental que ela consiga se manter lucrativa em curto, médio e longo prazos, sem perder de vista o score positivo no CNPJ, pois se trata de uma ferramenta que ajuda a avaliar a organização, principalmente na tomada de crédito.

O dinheiro é a base para o funcionamento de qualquer negócio, pois é com o dinheiro que ele paga seus funcionários, consegue fazer investimentos para seu próprio crescimento e manter sua competitividade no segmento de atuação.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, este artigo vai explicar a importância de uma boa saúde financeira para a empresa, como avaliá-la, como fazer a gestão de pequenos negócios, quais são os controles essenciais e dar algumas dicas sobre o assunto.

Importância da saúde financeira da empresa

Saber cuidar da saúde financeira da empresa é um ponto essencial para os negócios, pois ajuda a medir a performance da companhia e entender seu nível de lucratividade.

Entender sobre isso é importante porque algumas marcas conseguem vender bem, mas não obtêm lucros. Além do mais, existem muitos fatores que podem comprometer as finanças corporativas, como no caso de má administração e mudanças no mercado.

Mas, se um fabricante de toldo para varanda de policarbonato estiver realmente saudável financeiramente, os impactos serão muito menores. Além disso, cuidar das finanças é essencial para aumentar o capital de giro.

É dessa forma que o negócio vai garantir os pagamentos em dia e operar de maneira positiva. De acordo com dados do Sebrae, cerca de 21% das microempresas fecham após 5 anos, e no caso das pequenas empresas, essa taxa é de 17%.

Qualquer organização que tenha uma performance financeira ruim, pode ter problemas, por isso é muito importante estar atento à saúde das finanças.

Como avaliar a saúde financeira

Para avaliar a saúde financeira da corporação, o gestor precisa atentar-se para as dívidas e lucros. Se houver endividamento, mas for possível continuar produzindo e alcançar lucros compensatórios, é sinal de que as finanças estão bem.

Ainda assim é importante estar atento porque dívidas não sanadas podem ser sinal de descontrole e com o tempo podem debilitar o negócio.

O proprietário de uma pequena empresa precisa saber separar seus recursos financeiros pessoais dos recursos financeiros da organização.

Assim, se tiver que fazer implante capilar nas entradas ou comprar qualquer outra coisa, vai usar o próprio dinheiro.

Em outras palavras, o dinheiro do negócio não pode ser usado sem critérios, pois para que os lucros realmente existam, é necessário saber dividir as finanças pessoais das finanças corporativas.

Outro passo muito importante é fazer uma planilha para controlar o dinheiro da empresa, e com isso manterem em dia informações importantes, como:

  • Fluxo de caixa;
  • Ativo da empresa;
  • Dívidas a serem pagas;
  • Pagamento de salários.

Com base nas informações armazenadas na planilha, fica mais fácil tomar medidas de acordo com a situação, e o gestor pode identificar a necessidade de cortar gastos, trocar de fornecedor, entre outras alternativas.

O que é gestão financeira

Donos de pequenos negócios precisam compreender o conceito de gestão financeira, uma vez que se trata de ações e procedimentos administrativos que ajudam a planejar, executar, analisar e controlar o dinheiro.

É um processo fundamental para obter bons resultados e maximizar os lucros. Se o negócio quiser fazer uma boa gestão das finanças, primeiro deve separar o dinheiro das despesas particulares.

Por exemplo, se for necessário pagar um exame de sangue veterinário para o animal de estimação, o valor deve ser retirado das finanças pessoais.

Ter esse entendimento é muito importante porque alguns empreendedores costumam misturar as coisas, e o caixa que realiza pagamentos é o mesmo que recebe o dinheiro das vendas.

Com base nisso, é fundamental ter atenção total para que ele não se torne uma única coisa, atendendo tanto as despesas da empresa quanto de seu proprietário.

Controles essenciais na gestão financeira

Uma boa gestão financeira precisa contar com algumas funções essenciais, pois são elas que vão garantir a saúde das finanças.

A primeira é controlar o fluxo de caixa, acompanhando todas as movimentações para saber o dinheiro que entra e sai, como ele foi gasto, o quanto foi gasto, entre outras informações.

Um fabricante de estrutura metálica para telhado de varanda precisa acompanhar as receitas, despesas e investimentos para melhorar ainda mais o controle financeiro.

O processo também envolve o controle de contas a pagar e a receber, a melhor forma de acompanhar os compromissos do negócio. Ao fazer isso, o gestor garante que todo o processo se mantenha dentro do prazo e não comprometa o caixa.

Além da planilha, também existem sistemas que facilitam esse trabalho e reduzem erros que podem levar a enganos.

Outro elemento fundamental da gestão financeira é seu planejamento, em primeiro lugar deve-se analisar a situação atual para entender qual é a posição do negócio em relação às suas finanças.

O empreendedor deve acompanhar o histórico de faturamento, lucros, despesas, entre outros. A partir disso, vai definir um objetivo dentro de determinado período, lembrando que ele precisa ser realista e desafiador ao mesmo tempo.

Uma empresa de chips abrasivos para tamboreamento dá muita atenção à sua contabilidade porque ela ajuda a acompanhar o desempenho econômico dos negócios.

Seu papel é considerar os ativos e passivos e desenvolver o patrimônio da companhia, o que se baseia em demonstrações contábeis que são analisadas, juntamente com o balanço patrimonial e o DRE.

Dicas para ter saúde financeira

Para ter ou melhorar a saúde financeira do negócio, existem algumas ações imprescindíveis que precisam fazer parte do cotidiano. São elas:

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico precisa estar de acordo com o planejamento financeiro, um tipo de organização que traz mais assertividade sobre as expectativas de vendas, novos públicos, novos mercados, entre outras informações.

Esse planejamento precisa estar alinhado ao plano financeiro anual, e segui-lo vai garantir que as estratégias acompanhem as despesas e investimentos. Negócios que não aliene essas áreas podem acabar se endividando ou prejudicando os lucros.

Acompanhar as compras

Uma oficina de manutenção de câmbio deve acompanhar em tempo real as compras com fornecedores, porque entender de maneira detalhada tudo o que é comprado garante a saúde financeira do negócio.

Para ter fácil acesso a todas as compras e movimentações de fornecedores, uma das melhores ferramentas é a plataforma de gestão fiscal.

Alguns recursos capturam automaticamente as notas fiscais de entrada, ajudando a entender quantas compras foram realizadas no período.

Informações com poucos cliques trazem estratégias certeiras de investimentos, ajudam a escolher bons fornecedores e melhoram as vendas.

Evitar multas e custos dispensáveis

Um dos maiores erros que o gestor pode cometer é encarar as multas como um custo fixo, afinal, é obrigação da empresa estar preparada para lidar com assuntos fiscais e contábeis.

Além das documentações e entregas estarem em dia, uma equipe fiscal e contábil garante que a empresa pague menos impostos e esteja dentro da lei.

Investir em recursos tecnológicos

Um fabricante de caixinha de óculos personalizada deve investir em tecnologia porque esses recursos trazem muitos benefícios e ajudam a recuperar o dinheiro.

Plataformas de automação e softwares empresariais reduzem custos e melhoram as estratégias, o que consequentemente faz a corporação crescer.

Uma das melhores opções nesse sentido são os sistemas ERPs, gestão e armazenamento de notas, plataformas de consulta e aplicativos que gerenciam as tarefas.

São recursos que otimizam o tempo e melhoram a produtividade dos colaboradores para que possam se dedicar a processos estratégicos diretamente relacionados ao crescimento do negócio.

Acompanhar os dados

Uma empresa de lavagem a seco cortinas deve acompanhar os indicadores e os dados estratégicos. Isso porque fazer uma análise de dados constantemente permite que a corporação cresça cada vez mais.

Usar dados disponíveis na rotina favorece o crescimento, como no caso de informações de notas fiscais, investimentos, juros, números de fornecedores, entre outros.

Considerações finais

O dinheiro é a base para o funcionamento de uma empresa, pois é com ele que ela obtém lucros e consegue honrar suas despesas e compromissos.

Mas não basta simplesmente receber o dinheiro das vendas, pagar as contas e os funcionários e achar que é o suficiente.

Existem muitos outros cuidados e processos que devem fazer parte do cotidiano do gestor ou do empreendedor.

São eles que vão garantir uma boa gestão financeira para que o negócio possa crescer, expandir suas atividades, aumentar os lucros e evitar dívidas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.