Finanças Pessoais

Estratégias para organizar as finanças e ter mais segurança com seus bens

11 de January de 2024
Estratégias para organizar as finanças e ter mais segurança com seus bens<

Mantenha seu patrimônio seguro e livre de riscos.

A organização financeira é a chave para a estabilidade e a segurança patrimonial. No mundo complexo das finanças pessoais, adotar estratégias eficazes pode fazer a diferença entre o sucesso e a incerteza. Atos como ter uma reserva de emergência ou fazer uma cotação de seguro trazem uma proteção adicional ao seu patrimônio.

Infelizmente, os seres humanos têm um tempo limitado neste mundo, e, na maioria dos casos, deixamos entes queridos para trás. Apesar do assunto ainda ser tabu, fazer uma boa sucessão patrimonial pode evitar muita dor de cabeça para a sua família.

Neste texto, exploraremos diversas estratégias que poderão te ajudar a organizar suas finanças e a proteger os seus bens, proporcionando uma base sólida para alcançar seus objetivos financeiros.

Tenha um seguro

O seguro é uma ferramenta essencial para proteger seus bens contra riscos financeiros. No entanto, apenas 23% dos brasileiros possuem seguro de vida, de acordo com uma pesquisa da Mobile Time de 2023. Outros seguros, como saúde ou proteção patrimonial, também são negligenciados.

A proteção do seguro vai muito além do popular seguro do carro. Avalie suas necessidades de seguro, incluindo seguro de vida, seguro de propriedade, seguro de saúde e seguro de automóvel. Também não se esqueça de revisar e atualizar suas apólices regularmente, para garantir que continuem atendendo às suas necessidades.

Planeje a aposentadoria

A contratação é um dos maiores objetivos financeiros de uma pessoa. Mas, assim como ocorre com os seguros, poucos brasileiros se preparam para este momento. Uma pesquisa da Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida) aponta que somente 7,2% dos brasileiros possuem previdência privada

Sem um plano de previdência adequado, a maioria das pessoas acaba dependendo somente do INSS, que não oferece uma cobertura satisfatória. Logo, ter um plano de previdência é fundamental na proteção de patrimônio. Outra vantagem desse produto é que ele não entra no inventário, permitindo que o titular deixe o dinheiro do plano para quem quiser. 

Comece a planejar sua aposentadoria o mais cedo possível. Utilize veículos de investimento, como planos de previdência ou fundos de pensão. Contribuir de forma consistente ao longo do tempo aumenta significativamente o potencial de crescimento de seus ativos para a aposentadoria.

Tenha dinheiro para as oportunidades

Além de seu fundo de emergência, reserve uma parte de seus recursos para oportunidades de investimento. Crie uma reserva de oportunidades com o objetivo de fazer um bom negócio quando este aparecer. Pode ser um investimento na sua empresa, a compra de um imóvel com um bom desconto, entre outros.

Isso pode incluir participar de ofertas de ações e até de investimentos mais alternativos, como adquirir uma segunda cidadania. Ter reservas para investimentos oportunos pode contribuir para o crescimento de seu patrimônio ao longo do tempo.

Mantenha um testamento atualizado

Aqui, não se trata de uma oportunidade de investimento, mas sim de planejamento sucessório, que é frequentemente negligenciado, sobretudo no Brasil. Mas ter um testamento é vital para garantir uma transferência eficiente de seus bens, especialmente se você tem muitos para deixar de herança.

Atualize seu testamento e os documentos de planejamento sucessório conforme necessário, especialmente após mudanças significativas em sua vida, como casamento ou nascimento de filhos. Certifique-se também de compartilhar seu planejamento familiar, de modo a deixar toda a sua família ciente.

Organizar suas finanças e proteger seus bens são passos fundamentais para construir uma base sólida para o futuro. Ao adotar estratégias, como a criação de um orçamento detalhado, a diversificação de investimentos e a proteção por meio de seguros adequados, você pode navegar com mais confiança nas águas complexas das finanças pessoais. 

Lembre-se: cuidado financeiro é uma jornada contínua, e ajustes regulares são essenciais para manter sua estratégia alinhada com seus objetivos.