Finanças Pessoais

Gestão financeira eficiente: como impulsionar seu negócio por meio das finanças

24 de July de 2023
Gestão financeira eficiente: como impulsionar seu negócio por meio das finanças<

A gestão financeira nada mais é do que um conjunto de métodos, processos e ações que ajudam a organização a controlar, planejar e analisar as atividades financeiras.

Os profissionais têm acesso a recursos especializados para analisar cenários e traçar metas para que a companhia consiga melhorar seus resultados e obter bons retornos.

A gestão financeira é algo fundamental para o sucesso dos negócios e deve ser conduzida de maneira inteligente. No entanto, muitas organizações não conseguem fazer um gerenciamento financeiro realmente eficiente.

Só que manter as finanças em dia é fundamental para a fluidez das atividades, e nada melhor para a organização do que chegar ao fim do mês com um bom faturamento e as contas em dia.

Para isso, o setor financeiro deve assumir diversas responsabilidades, como cuidar da entrada de caixa, encontrar soluções viáveis, identificar gastos desnecessários, pagar as contas, entre outras ações.

Pode-se dizer que saber administrar o capital é uma forma de arquitetar a companhia, no entanto, não se trata de um processo único.

Para compreendê-lo melhor, este artigo vai explicar o que é gestão financeira, como fazer uma boa gestão financeira, os objetivos desse processo, dar algumas dicas para impulsionar os negócios e falar um pouco sobre os benefícios da prática.

O que é gestão financeira

A gestão financeira são ações, métodos e processos usados para controlar, planejar e analisar as atividades financeiras. Elas são fundamentais porque toda empresa quer crescer e aumentar seus lucros, portanto, precisa de um bom gerenciamento financeiro.

Essa estratégia traz consigo práticas e recursos para que os profissionais possam analisar cenários e traçar metas.

E, por meio das ações controladas e estrategicamente desenvolvidas, é possível melhorar os resultados e a maneira como os recursos são usados.

Se uma clínica de oftalmologista para gatos tiver uma boa gestão financeira será mais produtiva e eficiente, isso traz impactos para a logística, operacional, produção, entre outras áreas.

Os responsáveis pelo gerenciamento financeiro vão utilizar técnicas e conhecimentos aprofundados para encontrar pontos de melhoria, além de administrar o dinheiro da organização e seus bens.

Eles conseguem conciliar metas financeiras, redução de custos, objetivos produtivos, entre outras necessidades para potencializar o crescimento da corporação, seus investimentos e seus lucros.

Como fazer gestão financeira

Para fazer uma boa gestão financeira, o primeiro passo é registrar as entradas e saídas de dinheiro, pois isso mostra como a organização está fechando os dias, semanas e meses.

Essa movimentação é conhecida como fluxo de caixa e trata das despesas e receitas da organização. Entre as despesas mais importantes estão:

  • Aluguel;
  • Pagamentos de funcionários;
  • Fornecedores;
  • Água;
  • Luz;
  • Internet.

Um negócio especializado em reforma de fachada de igreja em ACM deve separar as finanças pessoais das finanças corporativas. O empreendedor pode estabelecer um montante mensal que será seu salário e o restante deve ser mantido na conta da empresa.

Também é muito importante fazer um controle de contas a pagar todos os meses, pois se trata dos custos fixos. Os custos variados também devem ser considerados e eles podem mudar de acordo com as transações, como no caso das comissões de venda.

É necessário gerenciar os valores a receber, principalmente no caso de negócios que recebem pagamento parcelado, assim fica mais fácil fazer o acompanhamento financeiro.

O capital de giro precisa ser controlado, pois ele é muito importante para manter o crédito com fornecedores, manter a produtividade, atrair clientes e evitar diversos problemas financeiros.

Deve-se fazer o monitoramento periódico dos resultados, acompanhando indicadores financeiros como faturamento, margem de contribuição, capital de giro e lucratividade.

Para melhorar ainda mais a gestão financeira do negócio, é interessante investir em ferramentas tecnológicas que trazem mais eficiência e evitam erros do trabalho manual.

Objetivos da gestão financeira

A gestão financeira tem vários objetivos, e um deles é analisar o planejamento financeiro para planejar as ações necessárias e obter melhorias.

Com ela, uma empresa terceirizada serviços gerais consegue fazer bom uso de seus recursos, analisar e negociar a captação de recursos financeiros e aplicar melhor o dinheiro disponível.

Ter uma boa gestão financeira também serve para analisar a concessão de crédito aos clientes e administrar o recebimento de créditos concedidos. É um trabalho muito importante para efetuar os recebimentos e pagamentos, além de controlar o fluxo de caixa.

Por último, administrar as finanças do negócio ajuda a controlar as contas a receber relacionadas às vendas a prazo, bem como cuidar de prazos e contas a pagar, como impostos e despesas operacionais.

Dicas de gestão financeira

Para impulsionar o negócio, o gestor pode utilizar algumas práticas de gestão financeira. Entre as mais indicadas estão:

Fazer um planejamento estratégico

O planejamento estratégico define o caminho que a organização precisa seguir, trabalhando com objetivos e metas. Ele ajuda a acompanhar os resultados e a identificar se o rumo está alcançando os objetivos finais.

As decisões se tornam mais precisas, ágeis e assertivas, uma vez que existe um acompanhamento dos resultados em cada etapa.

Fazer a gestão de custos

Aumentar o número de vendas não é o suficiente para melhorar os lucros da organização, pois muitas vezes os números não geram impactos notáveis na conta bancária.

Mesmo se esforçando e fazendo bons investimentos, algumas companhias continuam sem o lucro desejado e isso acontece porque não existe uma gestão de custos.

Um fabricante de película PPF automotiva deve equilibrar a balança e definir prioridades para destinar seu capital. O planejamento estratégico ajuda nesse sentido e evita surpresas na hora do fechamento.

Controlar o estoque

Um estoque cheio pode ser sinônimo de dinheiro parado, por isso, a administração deve ser feita com cuidado para evitar prejuízos ou até a falta de materiais.

Se ele for bem organizado e controlado, vai ajudar o gestor a identificar produtos com mais saída e aqueles que ficam mais tempo nas prateleiras.

Desse modo, o fornecedor de uma oficina de reparo de vidro automotivo trincado vai melhorar o uso de recursos financeiros em itens de maior rotatividade e que geram mais lucros.

Usar um sistema de gestão online

O gestor financeiro tem muitas tarefas e atribuições, e por isso pode ser difícil ter o controle ideal de todas as atividades do negócio. A falta de atenção pode trazer consequências negativas, principalmente quando se trata de finanças.

Para melhorar o controle financeiro, é interessante usar um sistema de gestão empresarial integrado para registrar todas as informações de maneira centralizada e fazer o acompanhamento online dos dados.

Um bom software de gestão financeira mantém todas as informações acessíveis e organizadas e podem ser acessadas em qualquer horário ou lugar, depois conta com armazenamento em nuvem.

Benefícios da gestão financeira

O consumidor busca diversos produtos e serviços na internet, como nutrição veterinária parenteral marcar, isso gera oportunidades de vendas para as organizações, entretanto, elas precisam de um bom controle financeiro.

Entre os benefícios desse trabalho está reduzir os custos operacionais, principalmente se a organização utilizar uma ferramenta de gestão. Em médio prazo, é possível recuperar o dinheiro por meio de economias trazidas pelo recurso.

É uma forma de otimizar o controle financeiro, pois haverá mais organização em relação às contas a pagar e receber, tudo de maneira minuciosa, separando por categorias como data, fornecedor, cliente, entre outros.

Para um fabricante de tapete antiderrapante sob medida, por sua vez, administrar as finanças é uma maneira de aumentar a produtividade, uma vez que outros departamentos podem ser integrados ao sistema utilizado.

Centralizar as informações evita a divergência entre os setores e traz mais segurança para os processos financeiros. Aliás, eles também são otimizados, se tornam mais ágeis e precisos, o que evita problemas relacionados ao dinheiro.

É importante que a gestão financeira seja feita por meio de um software porque isso traz mais segurança contra falhas humanas.

Para se ter uma ideia, boa parte dos problemas administrativos acontecem por erros dos colaboradores, mas ao contar com um sistema de gestão financeira, mesmo que alguma informação errada seja registrada, o software emite um aviso.

Uma empresa de transporte de urgência e emergência pode usar um sistema ERP para controlar os recursos financeiros e armazenar os dados em um sistema de computação em nuvem que pode ser acessado remotamente.

Também existe mais eficiência no controle de estoque porque ele pode ser integrado ao sistema usado para cuidar das finanças da organização.

Por fim, trata-se de um processo imprescindível para auxiliar as tomadas de decisões estratégicas, uma vez que o gestor terá acesso a relatórios de desempenho com todas as informações que precisa para os rumos do negócio.

Considerações finais

O dinheiro é fundamental para que uma empresa possa oferecer seus produtos e serviços com qualidade e se manter competitiva no mercado.

Ele precisa ser muito bem administrado, pois só assim a organização terá saúde financeira e tocar seus processos internos com tranquilidade.

A melhor maneira de cuidar do dinheiro da companhia é por meio de uma boa gestão financeira, considerando as melhores práticas desse processo.

Se o dinheiro for bem administrado, o negócio terá mais oportunidades de crescimento, será mais assertivo em seus investimentos e poderá melhorar os lucros consideravelmente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.