Trends

Conheça os principais podcasts do setor de fintechs e aprenda em casa

6 de November de 2020
Conheça os principais podcasts do setor de fintechs e aprenda em casa<

Segundo dados do Ibope, 50 milhões de brasileiros ouvem ou ouviram podcasts, ou seja, cerca de 40% dos 120 milhões de internautas do Brasil. Desse total, 16 milhões (19%) escutam algum programa diariamente. Segundo estudo da Deezer, concorrente do Spotify, o consumo de podcasts por aqui cresceu 67% apenas no ano passado. 

São podcasts para todos os gostos e estilos e é claro que no setor de fintechs não seria diferente. São diversos voltados ao tema que prometem ensinar termos e até mesmo ensinar os ouvintes a investir. Neste post você vai conferir os principais podcasts do assunto.

Os 7 principais podcasts que falam sobre o universo fintech

1. PrimoCast

O podcast oficial do Primo Rico. Toda semana, Thiago Nigro reúne o time, somado a convidados da área para falar sobre temas relacionados a finanças, investimentos, empreendedorismo e dicas de livros. Sai um episódio novo toda segunda-feira, às 6h30 da manhã. Disponível nas principais plataformas de streamings e podcasts.

Recomendamos a edição Acordar às 5 da manhã não vai te deixar rico. Thiago fala sobre o movimento que virou moda, chamado “5am club” ou clube das 5 da manhã. O conceito é que acordar mais cedo te deixaria mais produtivo. Ele responde se funciona e se de fato as pessoas conseguem melhores resultados por acordar mais cedo.

2. Bancos & Fintechs 

Disponível no Spotify, o podcast patrocinado pela N5 Now Brasil, fábrica de softwares, é comandado por Marcelo Pessoa e promete entrevistas e bate-papos com os protagonistas da Reinvenção da Indústria Financeira.

A Fintech recomenda as seguintes edições:

  • #Edição 2, em que Marcelo conversou com Thiago Dias, um dos maiores especialistas em fintech do Brasil, sobre inclusão financeira, PIX, dos super apps e de fintechs na América Latina.

#Edição 4: a conversa foi com Renato Lopes, um dos maiores especialistas em blockchain do mercado bancário brasileiro e gerente de arquitetura enterprise do Itaú Unibanco.

3. Café com ADM — o podcast do Administradores.com

Eleito o Melhor Podcast de Negócios do mundo em 2019,  é apresentado por Leandro Vieira, CEO do Administradores.com. 

Recomendamos a edição: Bancos digitais: a revolução dos serviços financeiros — Café com ADM 203 com Bruno Diniz, um dos maiores especialistas brasileiros em fintechs, que falou sobre o advento dos bancos digitais no mercado financeiro brasileiro e como esses serviços devem transformar a experiência dos usuários de serviços bancários.

4. Código Azul

A fintech curitibana Juno criou o podcast Código Azul, que fala sobre finanças, mercado de trabalho e tecnologia. Com um episódio novo por semana, o programa reúne profissionais da startup e convidados para tratar sobre inovações tecnológicas e culturais do mercado. Além de conversar sobre projeções para o segmento e seus desafios. 

Recomendamos a edição 37, que falou sobre carteiras digitais, cashback e experiências ocidentais. No programa o Código Azul falou sobre Pix e novos meios de pagamento, além de carteiras digitais, com o head do time de visibilidade da Juno, Henrique Foryta, e com o product manager João Rocha, um dos responsáveis pelo projeto de Conta Digital na Juno.

O podcast também está disponível no Spotify, SoundCloud e Itunes. 

5. Fintech Talks

O programa, disponível no Spotify, é comandado por Bruno Diniz. Fala sobre o setor de fintechs no Brasil e no mundo, trazendo informações e entrevistas com diversos especialistas do segmento. Uma nova edição sai semanalmente com um boletim que promete as principais notícias.

6. Papo na Nuvem

O programa, produzido pela Zoop com o apoio da Visa, debate sobre tecnologia em serviços financeiros e promete levar grandes porta vozes da indústria para descomplicar toda essa transformação dos negócios, computação e serviços financeiros, que estão cada vez mais baseados na nuvem. 

Recomendamos a edição: #3.1 Fintechs: democratização dos serviços financeiros no Brasil

O episódio fala sobre quais são os próximos passos para as fintechs, além das diferentes relações com os serviços financeiros por parte de empresas e pessoas físicas; o papel da China nesses desenvolvimentos e as lições que podem servir para todos; como o Pix participa destes processos; e quais são algumas das soluções inovadoras para o futuro.

7. Fintechs e novos investimentos

Gustavo Cunha apresenta esse podcast disponível no Spotify. Com uma experiência de mais de 20 anos de mercado financeiro, de mais de 5 anos como empreendedor e investidor de fintechs e de curioso e estudioso em novas tecnologias, mais notadamente Blockchain e inteligência artificial, associada à experiências mais recentes como produtor de conteúdo. 

Promete conteúdos de qualidade que ajude ouvintes a conhecer mais sobre o que está acontecendo no mercado financeiro no Brasil e no mundo. Fala sobre Fintechs, Crowdfunding, Peer to peer lending, Blockchain, Stablecoin, CBDC, Libra, Bitcoin, Câmbio, FX, entre outros.

Recomendamos a edição #44 Inovação no mercado financeiro na ótica do Banco Central do Brasil. PIX, Open banking, Lift. A conversa foi com Aristides Cavalcante, chefe-adjunto do departamento de tecnologia da informação e responsável pelo escritório de segurança cibernética e inovação tecnológica do Banco Central do Brasil, sobre os desafios que o BCB tem para fomentar um ambiente inovador, inclusivo, competitivo e seguro no mercado financeiro Brasileiro. 

O episódio também falou sobre o PIX, o porquê de o BCB decidiu desenvolvê-lo e não deixar a cargo de iniciativas privadas, o risco de um sistema baseado em arranjos de pagamentos fechado e não interoperáveis, o papel do LIFT e do Sandbox regulatório nesse ambiente, por que o blockchain não foi utilizado na arquitetura do PIX, as discussões sobre CBDC e as preocupações com cybersecurity.

A era dos podcasts

A IstoÉ definiu que estamos na era dos podcasts. Em 2019, o Brasil teve destaque no relatório da Voxnest como o país do podcast. Somos o segundo que mais consome o formato, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. O mercado cresceu, entre janeiro e maio de 2020, a produção brasileira aumentou em 103%.

A pandemia deixou ainda mais em evidência o potencial deste mercado, o que faz marcas patrocinarem programas segmentados, como o das fintechs. É bom acompanhar de perto como os conteúdos influenciam os usuários cada vez mais que se tornam clientes.

Gostou da lista dos principais podcasts sobre fintechs? Assine nossa newsletter e receba em primeira mão nossos conteúdos.