GSC: saiba explorar o Google Search Console
Uma boa estratégia de posicionamento digital demanda conhecimento sobre ferramentas de SEO e de boas práticas de comunicação. Os buscadores são um dos principais mecanismos utilizados pelas pessoas para localizar produtos, serviços, conteúdos e informações de maneira geral.
Não é por acaso que as empresas estão sempre buscando meios de serem encontradas pelos seus clientes em uma pesquisa do Google. Mas como saber se os consumidores estão conseguindo chegar até você por meio dos buscadores?
O Google Search Console (GSC) é um serviço que permite que a empresa entenda como o Google enxerga o seu site. Com isso, é possível acessar informações relevantes, que podem ser utilizadas nas estratégias de otimização e na melhora do posicionamento do seu negócio nos resultados de busca. Vamos entender melhor?
O que é o Google Search Console?
O Google Search Console é um serviço gratuito, que está acessível a qualquer pessoa ou empresa interessada em monitorar o desempenho de tráfego do seu site. Até 2015, ele se chamava Webmasters Tools. Depois de algumas mudanças e atualizações, ele passou a ser conhecido como Google Search Console.
Oferecido pelo Google, ele permite aos usuários monitorar e resolver eventuais problemas de presença do site nos resultados das Pesquisas Google. Por exemplo, o seu site não está aparecendo nas pesquisas? O GSC pode ajudar a entender o motivo e mostrar meios de resolver isso.
Vale destacar que não há necessidade de se inscrever no GSC para aparecer nos resultados de pesquisa. Esse é um serviço oferecido apenas para quem quer entender como o Google enxerga o seu site, acessando relatórios e informações relevantes a respeito de posicionamento e otimização no buscador.
Quais as principais funcionalidades?
De acordo com o Google, o Search Console é um serviço que oferece relatórios e ferramentas que permitem ao usuário:
- identificar se o Google está conseguindo rastrear e encontrar o site da sua empresa;
- mostrar quais sites têm links para o site da sua empresa;
- corrigir eventuais problemas de indexação, bem como solicitar a reindexação de conteúdos novos ou atualizados;
- receber alertas sempre que o Google encontrar spam, indexação e outros problemas em seu site;
- resolver problemas de usabilidade em dispositivos móveis;
- resolver problemas para AMP; e,
- resolver problemas em recursos de pesquisa.
Além de todas essas funcionalidades, o Google Search Console permite que você visualize os dados de tráfego da Pesquisa Google para o site da sua empresa, identificando:
- a frequência com que o site da empresa aparece na Pesquisa Google;
- quais consultas de pesquisa mostram o seu site nos resultados;
- a frequência com que os usuários clicam nessas consultas, entre outros.
Como o Google Search Console pode te ajudar?
Como você pode ver, o GSC tem muitas funcionalidades que trazem insights e relatórios relevantes, que podem ser utilizados em uma estratégia de posicionamento digital.
Na prática, ele traz informações relevantes a respeito da relação entre o seu site e o Pesquisa Google, assim como meios de melhorar a sua posição nos resultados de pesquisa.
Apesar de ser mais conhecido entre os especialistas de SEO, profissionais de marketing, desenvolvedores web e administradores de sites, os proprietários das empresas e gestores também podem — e devem — conhecê-lo.
Mesmo que você não saiba analisar todas as métricas, é interessante conhecer os seus princípios básicos e os recursos disponíveis.
Para profissionais que atuam especificamente com SEO e marketing, ele ajuda no monitoramento do tráfego e na otimização da classificação, permitindo uma tomada de decisões embasada em dados. É comum utilizá-lo em conjunto com outras ferramentas, como Google Ads, Analytics e Trends.
Para quem administra sites e trabalha para o seu funcionamento adequado, o GSC pode ser um grande aliado, já que permite monitorar erros de servidor, problemas de segurança, problemas com carregamento do site, invasões e malwares.
Os desenvolvedores web encontram no Google Search Console uma ferramenta que permitirá monitorar problemas de marcação, como, por exemplo, os erros nos dados estruturados.
O GSC é um grande aliado das empresas e profissionais que trabalham com sites e SEO. Resolvendo problemas do seu site nos resultados das Pesquisa Google, você tem mais chances de ser encontrado pelos consumidores, melhorando o tráfego e os resultados do seu negócio.