Marketing

Marketing Digital para empresas financeiras

21 de October de 2022
Marketing Digital para empresas financeiras<

Apostar no Marketing Digital em empresas financeiras, é uma das maneiras de  atrair e converter potenciais clientes. As transformações digitais não param, e é preciso acompanhá-las se não quiser ficar para trás.

 

No entanto, é comum que a maioria das instituições financeiras sejam conhecidas por quererem mostrar um lado mais focado no lucro. Porém, isso tem mudado, e o lado humanizado vem se destacando.

 

Muitas empresas já estão investindo no marketing financeiro. Quer entender mais sobre o assunto e fazer parte desse grupo? Continue acompanhando este conteúdo até o final e fique por dentro das informações. Boa leitura!

Saiba como funciona o Marketing Digital no mercado financeiro

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que o mercado financeiro está cada vez mais dinâmico. Isso ocorre por conta das transformações que o setor digital vem passando nos últimos tempos, uma valiosa maneira de se diferenciar em meio à concorrência.

 

O Marketing Digital dentro do mercado financeiro surgiu com a ideia de transformar as estratégias consideradas comuns em estratégias que se igualam ao marketing atual. Mas, para que isso funcione, algumas práticas devem ser seguidas.

 

A primeira delas é definir o público-alvo, assim como em qualquer outro setor. Esse passo é fundamental para que se consiga analisar o mercado e assim criar as personas, que nada mais são do que perfis de clientes ideais com base nas características e necessidades do negócio.

 

Feito isso, é hora de usar as informações, e para fidelizar o máximo de pessoas que o marketing direciona, indica-se que sejam utilizadas linguagens capazes de aproximar a empresa financeira dos potenciais clientes.

Qual a importância do marketing financeiro?

Por meio do marketing financeiro, é possível proporcionar mais autoridade para as empresas, além de posicionar melhor os profissionais. Quando estratégias são utilizadas auxiliadas por uma agência de Marketing Digital e alinhadas às necessidades dos consumidores,  torna-se possível criar relacionamentos de longo prazo.

 

Quando o assunto é a importância dessas estratégias para o setor, pode-se destacar o fato das instituições financeiras receberem muitos clientes por meio de indicações dos usuários ativos, o que torna essencial o conhecimento pelo marketing financeiro. 

 

A seguir, alguns benefícios que podem ser notados com a união do marketing e empresas financeiras:

 

  • Atingir mais pessoas: o marketing financeiro pode ajudar no posicionamento da marca no mercado, oferecendo produtos que realmente vão suprir as expectativas dos clientes;

 

  • Criar posicionamento: empresas melhores posicionadas conquistam mais espaço e se destacam em meio aos concorrentes. O trabalho de marketing para posicionamento demora um pouco, porém proporciona resultados significativos;

 

 

  • Aumentar a produtividade: com projetos desenvolvidos por intermédio do marketing, torna-se possível criar ciclos na empresa. A partir do momento que se trabalha com boas produções, cria-se um melhor engajamento do público, aumentando a produtividade e ainda as interações.

Algumas ferramentas de Marketing Digital que fazem toda diferença nas empresas financeiras

Empresas financeiras vêm passando por muitas inovações digitais, aumentando ainda mais o espaço para competição. Nesse caso, conhecer algumas ferramentas de Marketing Digital nesse setor, pode fazer com que fique à frente da concorrência.

 

Agora que você já conhece mais sobre Marketing Digital em empresas financeiras, é hora de entender essas ferramentas consideradas essenciais e capazes de mudar o setor para  melhor. Acompanhe!

Links patrocinados – Google Ads

É por meio de uma gestão do Google Ads, que anúncios são criados em inúmeros formatos e maneiras de impactos. Assim, leads que buscam pelos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa são atraídos. Com a busca por palavras-chave, um link patrocinado ganha destaque colocando a sua marca no topo da lista dos buscadores.

 

Todos esses links podem contar com formatos variados, já que essa possibilidade é justamente para conseguir atender às mais diferentes plataformas, o que inclui vídeos no YouTube, aplicativos de mensagem, fotos nas pesquisas do Google e anúncios em destaque no Google Shopping. Junto ao Google Ads, é possível criar campanhas que gerem conversões para o seu negócio. 

RD Station

Esse software de automação tem o foco nas principais atividades de uma campanha de Marketing Digital. Isso quer dizer que permite aos usuários um gerenciamento de todas as tarefas em um único lugar, indo da organização dos leads ao disparo de e-mails marketing.

 

No mercado financeiro, o RD Station é fundamental justamente por integrar todas as estratégias de marketing, gerando processos mais ágeis e aumentando os resultados que são alcançados periodicamente.

Redes sociais

Muito utilizadas, as redes sociais podem ser definidas como verdadeiras vitrines, afinal, com elas é possível criar conteúdos sobre o seu negócio ou quaisquer assuntos que sejam relacionados a ele, ou seja, uma maneira de fazer com que a sua marca esteja digitalmente ativa e reconhecida pelos internautas.

 

Com uma página no Facebook, Instagram, Twitter ou LinkedIn, por exemplo, torna-se possível criar comunicações mais próximas com os seus clientes, entregando conteúdos relevantes. 

 

O Marketing Digital para o setor financeiro dentro das redes sociais pode parecer complicado, porém, o tempo investido é capaz de proporcionar inúmeros seguidores, crescimento da página, aumento de clientes e consequentemente maiores lucros.

Mobile

Com tanta inovação, muitas empresas financeiras já estão presentes no Mobile, principalmente em aplicativos, onde os clientes conseguem ter acesso às suas informações de onde estiver e a qualquer momento. É preciso estar sempre atualizado e seguir as tendências do Marketing Digital.

 

Por intermédio de apps, por exemplo, é possível agrupar todas as informações do cliente em um único lugar, facilitando o dia a dia do financeiro e do cliente.

 

Dicas para melhorar sua instituição financeira com o Marketing Digital

Para garantir que uma empresa de finanças tenha sucesso e se conecte com o público por meio da internet e das estratégias de marketing, é preciso aproveitar tudo o que a tecnologia tem a oferecer. Dessa maneira, fica mais fácil colocar as estratégias de web em prática e ainda estabelecer longos relacionamentos com os clientes.

 

Algumas dicas podem ser úteis na hora de ampliar e melhorar a relação com o cliente por meio do Marketing Digital. Confira a seguir!

Divulgação da marca por meio de aplicativos de finanças

Os dispositivos móveis, principalmente os smartphones, estão em alta, permitindo acesso à internet e a busca por variados modelos de negócios e soluções financeiras. Um estudo realizado pelo IBGE mostra que 80% da população brasileira tinha acesso à internet em 2014, número esse que não parou de crescer. 

 

Isso faz com que apostar em desenvolvimentos mobile com foco nas finanças seja uma forma ideal para ampliar e melhorar o nome da marca e, ainda, o atendimento com o cliente.

Oferta de informações relevantes para os consumidores

Não basta apenas divulgar serviços financeiros e investir na comunicação, é necessário que conteúdos relevantes sejam criados a fim de proporcionar conhecimento para esses consumidores. Procure formas diferentes de fazer com que seu marketing seja lembrado em sites, redes sociais e blogs.

 

A ideia é fazer com que o cliente aprenda e receba informações capazes de ajudá-lo, e sempre que tiver dúvidas ele saiba onde procurar.

Elaboração dos programas de fidelidade

O principal objetivo dessa tática é justamente fazer com que os clientes sejam fiéis e, consequentemente, voltem a comprar com você. Essa prática fica ainda mais fácil quando o cliente nota que vai ter vantagens sempre que se relacionar com a marca em questão.

Aprenda a implantar estratégias de Marketing Digital em empresas financeiras

Antes de começar a implantar as estratégias de Marketing Digital, é preciso montar um planejamento que vai de acordo com o cenário em que a empresa se encontra e qual o público-alvo que pretende atingir.

 

Essa primeira etapa pode ser estruturada com alguns pontos. Confira!

Custo

Trata-se da estratégia interligada com os custos que o consumidor terá. Busque oferecer preços mais atrativos, além de condições facilitadas de pagamento.

Diferenciação

Apostar em um diferencial é ter algo que destaque a sua empresa financeira das demais, ou seja, a estratégia visa melhorar a imagem da marca, apresentando às pessoas algum benefício que só a sua organização tem.

Segmentação

Consiste na adaptação dos produtos ou serviços para que sejam oferecidos planos de acordo com o perfil de cada público. No setor financeiro, é possível oferecer, por exemplo, consultorias personalizadas de acordo com o tamanho da empresa.

 

Feito isso, é hora de dar início às estratégias de Marketing Digital em empresas financeiras. Além de apostar nos links patrocinados e redes sociais, como citados ao longo deste conteúdo, será preciso abordar algumas técnicas, como mencionadas a seguir!

Marketing de relacionamento

Investir no marketing de relacionamento é uma técnica útil para promover ações capazes de estimular a interação e aproximar seu público. Algumas medidas promovidas por essa estratégia são programas de fidelidade e bonificações para os atendimentos diferenciados. Lembre-se, clientes satisfeitos permanecem na empresa e indicam a organização para terceiros.

Conteúdos

Produzir conteúdos ricos é uma estratégia capaz de sanar as dúvidas do público ao apresentar caminhos para que seus problemas sejam solucionados. Como estamos falando do mundo financeiro, assuntos sobre investimentos, procedimentos bancários ou gestão de empresas, são alguns dos mais procurados nos mecanismos de busca do Google.

 

Por fim, pudemos entender que o Marketing Digital para empresas financeiras é indispensável para promover a estabilidade de qualquer negócio. Com ele, torna-se possível aproximar marca e consumidores, criando relacionamentos de confiança.

 

Lembre-se sempre, ao longo do processo, de contar com o auxílio de profissionais capacitados em Marketing Digital. Com eles, você consegue evitar atividades erradas e preservar a empresa de possíveis punições. Seguindo essas dicas, a imagem da sua instituição financeira será de modernidade!