Startup

Como encontrar talentos para sua startup

12 de April de 2022
Como encontrar talentos para sua startup<

Qualquer empresa precisa encontrar talentos para conseguir se manter competitiva no mercado de trabalho e mostrar às suas concorrentes, e até mesmo para os clientes, o quão dedicada com o negócio está, sem mencionar como profissionais bons fazem a diferença.

Mas essa tarefa não é tão simples quanto parece e são diversos os obstáculos que podem surgir no caminho da sua empresa, sem mencionar as próprias dificuldades do processo que podem vir a ser mais rápidas e com mais qualidade se souber o que está fazendo.

Por isso, o texto de hoje irá ensinar como encontrar talentos para a sua startup, mostrando os diversos caminhos que podem ser seguidos, quais as vantagens e benefícios, o que é preciso saber, assim como dicas que como atingir esse objetivo.

Desde uma empresa de análise de água até uma startup que visa o desenvolvimento de softwares, bons profissionais são necessários em qualquer organização. São eles que mostram como um simples trabalho pode ser feito com maestria e profissionalismo.

E se nas tarefas mais simples eles já demonstram um bom domínio de seus conhecimentos, são nas tarefas mais árduas e complexas que o talento deles floresce, mostrando criatividade, velocidades e diversas possibilidades em seu modo de pensar.

Isso se aplica em diversas tarefas ou ações que a startup busca desenvolver, podendo ser utilizadas até mesmo em plano de controle ambiental. O importante é que pessoas talentosas e comprometidas trazem estabilidade e consistência para a empresa no mercado de trabalho.

Porém é preciso entender que esse tipo de contratação e busca pode ser prejudicada por um orçamento reduzido e até mesmo com a falta de experiência em encontrar talentos, deixando a tarefa para segundo plano, algo que é muito prejudicial para essa investida.

Em contrapartida, por ser uma startup, são menos pessoas envolvidas no processo, o que ajuda muito tanto na questão de qualidade quanto em produtividade e em estabelecer uma cultura organizacional da sua consultoria de TI para pequenas empresas, por exemplo.

Com esse pensamento, chegou a hora de entender um pouco melhor sobre os benefícios que esse tipo de estratégia pode trazer para o negócio, assim como os principais pontos que devem ser focados para que a busca de talentos seja algo natural. Confira.

Os benefícios da gestão de pessoas

Primeiramente é importante entender que o modelo de negócios de uma startup é diferente de empresas mais tradicionais. Isso porque uma organização mais comum visa o crescimento e expansão, além de uma consolidação no mercado ao longo de anos.

Um bom exemplo disso é uma assessoria ambiental, que com alguns trabalhos bem feitos vai ganhando uma fama e maior autoridade no negócio, até que se torna referência e ganha uma certa estabilidade no seu segmento de mercado.

Já as startups têm como modelo de negócios ideias escaláveis e repetíveis, tendo um crescimento muito maior em um tempo bastante pequeno, e esse é um dos motivos por que precisam de profissionais talentosos e comprometidos.

Existem investidores para esse modelo, mas eles querem esse resultado rápido e, mesmo que a ideia esteja relacionada com terminais elétricos automotivos, por exemplo, é preciso de velocidade, criatividade e competência.

Com isso, podemos usufruir de alguns benefícios, como:

  • Mais flexibilidade de horários;
  • Menos burocracia;
  • Avaliação de melhoria contínua;
  • Maior produtividade;

Em outras palavras, da mesma forma que empresas comuns precisam estar atentas à retenção de talentos e gestão de pessoas, as startups também precisam, mas elas devem levar esse argumento ainda mais a sério pelo pouco tempo que têm para produzir muito.

Portanto, mesmo no desenvolvimento de melhorias em um painel de câmara fria, a gestão de pessoas e retenção de talentos de uma startup é algo a ser levado muito a sério e que existem táticas e estratégias para garantir seu funcionamento.

Algumas delas serão mencionadas nos tópicos a seguir. Confira.

01 – Pague muito bem

Uma coisa que as startups fazem para reter talentos é pagar salários e bonificações maiores. A matemática é bastante simples, se você quer que uma empresa produza mais, com mais qualidade e mais velocidade, você precisa investir mais dinheiro.

Um carro pode ser mais rápido, mais potente e consumir menos gasolina, mas mesmo assim ele precisará de um maior investimento para valer a pena toda essa produção e esforço dos responsáveis. Em uma startup não é diferente.

Independentemente se ela desenvolver melhorias e aumentar a potência de ventiladores industriais ou de softwares em específico, se o negócio tem um talento que é muito bom, que é rápido e sabe o que está fazendo, uma das formas de retê-lo é oferecendo um salário bom.

Portanto, para conseguir fazer com que a startup continue a todo vapor e consiga o espaço almejado, ela precisa trabalhar e tirar o máximo de seus colaboradores e, para isso ser possível, é preciso de um certo incentivo financeiro para que eles não sejam perdidos para o mercado.

02 – Ofereça trabalho home office

Independentemente de filosofias de trabalho ou modo como empresas normalmente se comportam atualmente ou ao longo dos anos, uma startup é bastante diferente, e ela lida com resultados e qualidade, mesmo que o trabalho seja sobre iluminação profissional.

Portanto, o local de trabalho não deve ser um empecilho para o progresso. Se a pessoa que você encontrou for muito talentosa e boa no que faz, ofereça o home office como forma de trabalho, tendo o acompanhamento diário através de metodologias de projeto, como o Scrum.

Isso significa que, se o profissional mora em Lisboa, isso não é motivo para que não trabalhe para a startup. A internet permitiu muitas coisas, inclusive a criação desses tipos de empresa, portanto utilize-as ao ser favor.

Outro ponto que pode ser mencionado é que trabalhar de casa pode ser mais confortável e sua empresa pode utilizar isso para diminuir um pouco a carga de trabalho dos funcionários, impedindo todo o trajeto até o trabalho. Isso gera um pouco de alívio e ajuda a diminuir os níveis de estresse que o trabalho pode causar.

03 – Acompanhe os resultados

Reter talentos e garantir boas possibilidades de emprego não se limitam apenas a oferecer um bom salário, mas também de garantir um bom resultado e outras oportunidades para aqueles profissionais que, caso realizem um bom projeto, certamente você irá querê-los novamente.

Isso significa que um bom gestor, um bom líder, deve acompanhar o trabalho, dar feedbacks, orientar o que deve ou não ser feito, reunir informações sobre o assunto, aceitar opiniões, ponderar sobre as possibilidades e decidir junto da equipe o melhor caminho.

Esse tipo de atitude faz com que as pessoas te reconheçam como um bom profissional e queiram estar na empresa tanto para te ajudar a alcançar suas metas e conquistas, quanto para conseguir, junto ao time e ao líder, a terminar o projeto.

Em outras palavras, a retenção de talentos é bastante funcional quando não lida apenas com o lucro, mas também com o preparo do profissional e como ele poderá ter uma excelente oportunidade ali. Ofereça oportunidades, não apenas dinheiro.

04 – Inovação é a chave

Entendemos que é necessário oferecer oportunidades de crescimento e mostrar que a sua startup está cada vez mais próxima do sucesso, mas uma coisa que também precisa constantemente ser buscada é a inovação dentro da sua marca.

A falta de inovação engessa uma empresa e faz com que fique presa a métodos que muitas vezes, além de pouco funcionais, também podem ser melhorados e otimizados utilizando novas estratégias, metodologias ou práticas que a todo momento surgem e são aprimoradas no mercado.

Utilizar a tecnologia é fundamental em um startup e faz com que os colaboradores se sintam mais motivados a trabalhar, já que ela sempre está melhorando os processos, e também ganham mais ferramentas para conseguir melhor desenvolver o seu trabalho.

Em outras palavras, os talentos fogem de empresas tradicionais e uma startup pode ser o lugar perfeito para que esse profissional consiga colocar tudo que sabe e se desafiar ao máximo, coisa que muitos deles sempre buscam: um projeto no qual investir e render frutos, tanto profissionais quanto pessoais.

Considerações Finais

O texto de hoje mostrou como é importante encontrar talentos para a sua startup e como é ainda mais crucial saber mantê-los dentro do negócio, usufruindo ao máximo do que podem oferecer e como utilizá-los de forma correta em sua empresa.

Claro que muito irá depender de cada startup, mas em um contexto geral, todos aqueles que se envolvem com elas buscam algo parecido, portanto, ao encontrar aquele talento nato e perceber o quanto o seu trabalho é bom, invista nele e busque formas de motivá-lo.

Com isso em mente, utilize as informações disponibilizadas ao longo do texto como forma de orientação e comece agora mesmo a buscar tais talentos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.