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Principais indicadores para startups: os 6 KPIs que você não pode deixar de implementar

5 de December de 2019
Principais indicadores para startups: os 6 KPIs que você não pode deixar de implementar<

Indicadores de desempenho são ferramentas essenciais para qualquer negócio, inclusive para as startups. Com os Key Performance Indicators (KPIs), é possível compreender e acompanhar o progresso da empresa em diferentes aspectos. Assim, fica mais fácil ajustar determinadas estratégias e tomar decisões mais assertivas.

Essas ferramentas são importantes para que as startups consigam prever o seu futuro e ter uma visão ampla sobre o que está dando certo e o que precisa melhorar. Assim, podem fazer um planejamento estratégico mais preciso e assertivo. 

Além disso, esses números podem ajudar as startups a conseguir investidores

Pensando nisso, separamos aqui uma lista com os 6 principais indicadores para startups. Continue a leitura e saiba como mensurar os resultados da sua empresa e se manter no mercado.

6 principais indicadores para startups

1- Custo de Aquisição de Cliente (CAC)

O Custo de Aquisição de Clientes é um dos principais indicadores para startups. Isso porque ele representa a média de todos os custos que empresa teve para conquistar cada um de seus clientes.

Na equação, são levados em conta custos com ações de marketing, campanhas publicitárias, anúncios pagos em meio online e offline, etc.

Para chegar até o CAC, basta somar todos os custos que a empresa com a finalidade de adquirir novos clientes em determinado período e dividir pelo total de clientes adquiridos nesse mesmo período.

2 – Tempo de Retorno do CAC

Este importante indicador para startups mensura o tempo médio que o dinheiro gasto na aquisição de cliente demora para retornar aos cofres da empresa. 

Em outras palavras, o Tempo de Retorno do CAC mede quanto tempo cada cliente vai demorar para consumir, em produtos e serviços da empresa, o dinheiro que a mesma investiu em sua aquisição.

Suponhamos que o custo médio para aquisição de cada cliente seja de R$ 1000,00 e que cada um desses clientes gere uma receita mensal de R$ 200,00. Logo, o Tempo de Retorno do CAC será de 5 meses.

3- Receita recorrente

Basicamente, podemos definir a receita recorrente como o dinheiro que sempre vai entrar no caixa da empresa. Ou seja, é aquela quantia garantida com a qual a startup vai poder contar, proveniente de clientes fixos.

Este é um importante indicador da saúde financeira do negócio e muito visado por potenciais investidores.

No caso da Netflix ou do Spotify, a receita recorrente vem das assinaturas dos usuários desses serviços. O mesmo acontece com academias e empresas de Software as a Service (Saas).

4 – Lifetime Value (LTV)

O Lifetime Value é a média de quanto de receita cada cliente vai gerar durante todo o “tempo de vida” dele com a marca. Geralmente, o tempo levado em conta é o mesmo previsto no contrato.

É de extrema importância que a startup mantenha este indicador sempre em crescimento, pois isso é um sinal positivo da saúde financeira da empresa.

Startups com Lifetime Value elevado tendem a chamar mais atenção de investidores.

Mas atenção para um detalhe. O Lifetime Value deve ser sempre superior ao CAC. Caso contrário, a empresa está saindo em desvantagem, pois o gasto para adquirir um cliente será maior do que a receita que ele vai gerar durante o período de contrato.

5 – Taxa de conversão

A Taxa de Conversão é um KPI importante para medir a eficácia e a eficiência das estratégias de marketing e de atendimento da startup. Ela impacta diretamente nos resultados de faturamento da empresa.

O raciocínio por trás da Taxa de Conversão é bem simples. De todos os leads qualificados, quantos a empresa conseguiu converter em clientes?

6 –  Net Promoter Score (NPS)

Encerrando a nossa lista lista com os principais indicadores para startups, temos o Net Promoter Score.

A satisfação é um aspecto muito importante para qualquer negócio. Para mensurá-la, você pode realizar uma pesquisa de NPS e descobrir o quão recomendável a sua empresa é na perspectiva dos clientes.

A realização da pesquisa de NPS consiste em perguntar para uma amostra de clientes:

  • De 0 a 10, qual a chance de você indicar os produtos e serviços desta empresa para um amigo ou familiar?

As respostas devem ser segmentadas em 3 grupos:

  • Promotores: aqueles que deram nota 9 ou 10;
  • Neutros: aqueles que deram nota 7 ou 8;
  • Detratores: aqueles que deram nota de 0 a 6.

Feito isso, é hora de calcular a taxa de NPS. Encontre a diferença entre o total de Promotores e o total de Detratores e divida pelo total de respondentes. Em seguida, multiplique por 100 para ter um resultado percentual.

A interpretação dos dados pode ser de acordo com a seguinte classificação:

  • Zona de Excelência: de 75 a 100;
  • Zona de Qualidade: de 50 a 74;
  • Zona de Aperfeiçoamento: de 0 a 49;
  • Zona Crítica: de -100 e -1.

Esses foram os 6 principais indicadores para startups. Implemente-os na sua empresa e acompanhe melhor seus resultados.

Este post foi escrito pela equipe da Siteware, uma empresa que une pessoas, operação e estratégia em um único software, para que as empresas melhorem seus resultados, sua comunicação e sua governança.