Uncategorized

Como a rede 5G pode ajudar o seu negócio

24 de May de 2022
Como a rede 5G pode ajudar o seu negócio<

O 5G está em todas as notícias há algum tempo, mas muito se falou sobre o lançamento dessa nova rede e pouco se falou sobre o que é ou quais podem ser suas promessas para empresas e consumidores.

 

O lançamento desta rede tem implicações não só para smartphones, mas também para cidades inteligentes onde serão instaladas plataformas municipais de Internet das Coisas (IoT) para controlar a iluminação pública, monitorar o congestionamento de tráfego e determinar o horário ideal de coleta de lixo. Mas o que o 5G pode fazer pelas pequenas empresas e empresários? No artigo de hoje, saiba o que exatamente é a 5G e como isso pode beneficiar seus negócios.

 

O que é o 5G?

 

Em poucas palavras, o 5G é a nova – ou seja, a quinta – geração de redes celulares. Mas o que isso significa em termos de melhoria de nossas redes 4G atuais? Quais são suas vantagens?

 

Velocidades mais rápidas: as redes 4G (ou LTE) oferecem velocidades de ligação de até 100 Mbps, mas as operadoras sem fio normalmente variam entre 5 e 12 Mbps entre a rede e seus dispositivos. Espera-se que o 5G forneça velocidades entre 10 e 20 Gbps em média. Este aumento na velocidade corresponde a um aumento na transmissão de dados. Como exemplo, a Consumer Technology Association mencionou, que em velocidades médias, um usuário pode baixar um filme de 2 horas com qualidade HD em uma conexão de rede 5G em apenas 3,6 segundos, contra 6 minutos em 4G.

 

Baixa latência: se você já tentou transmitir um filme inteiro por 4G em vez de Wi-Fi, provavelmente experimentou armazenamentos em buffer e atrasos: isso é latência, o tempo que uma rede leva para “falar” com um dispositivo conectado a ela. Nas redes 4G, a latência média fica entre 40 e 50 milissegundos, e muito mais se houver muitos dispositivos conectados a uma rede ao mesmo tempo. Com o 5G, espera-se que esse tempo caia para 1 milissegundo ou menos, o que significa que os problemas atuais podem em breve ser coisa do passado.

 

Maior capacidade: Como mencionado acima, quando muitos dispositivos se conectam ao mesmo tempo e usam largura de banda em uma rede, isso torna as conexões de todos nessa rede mais lentas. O 5G terá uma capacidade muito maior, permitindo que muito mais dispositivos se conectem a uma rede sem um atraso perceptível nas comunicações.

 

Maior duração da bateria: redes mais lentas exigem que os dispositivos se comuniquem com elas com muito mais frequência, o que leva a um maior consumo de energia e menor duração da bateria. O 5G reduzirá o tempo que leva para os dispositivos se comunicarem com sua rede, o que deve reduzir drasticamente o consumo de bateria.

 

Como o 5G pode beneficiar seu negócio?

 

O 5G tem o potencial de reformular a forma como empresas grandes e pequenas se relacionam com seus clientes e operam no dia-a-dia. Embora empresas e indivíduos precisem começar a fazer a transição de seus atuais dispositivos 4G compatíveis para 5G, esse investimento pode valer a pena. O investimento inicial nessa tecnologia pode colocar as empresas à frente do jogo e fornecer esses benefícios antes que o resto de seu setor tenha a chance de alcançá-las.

 

Melhores comunicações em tempo real: comunicações rápidas e confiáveis ​​são vitais tanto para conversas entre colegas de trabalho quanto para chamadas de clientes. As redes 5G melhorarão as comunicações por meio de chamadas telefônicas de melhor qualidade, além de videoconferências mais confiáveis ​​e comuns para setores como a telemedicina.

 

Melhora a produtividade: as empresas dependem mais do que nunca de tarefas relacionadas à rede, seja usando vendas on-line, compartilhamento de documentos e planilhas pela nuvem ou plataformas de cobrança hospedadas na web. Precisamos e dependemos de poder acessar essas plataformas rapidamente. Com o 5G, as empresas terão acesso a velocidades de internet mais rápidas, o que significa que as tarefas desses serviços online serão feitas mais rapidamente, o que significa menos tempo perdido esperando os sites carregarem, os arquivos terminarem o download ou upload e o acesso aos nossos dados é mais rápido . Em geral, o investimento em dispositivos compatíveis com 5G se pagará por meio de economia de custos e aumento da receita desses ganhos de produtividade.

 

Acesso rural e inovação: o 5G apresenta uma oportunidade para melhorar o acesso à Internet em áreas rurais, ajudando as empresas nessas comunidades a aproveitar os benefícios das plataformas de comércio eletrônico, fornecendo potenciais clientes.

 

Como aproveitar o 5G

 

A atualização para o 5G exigirá algum planejamento por parte das empresas. Certifique-se de que qualquer novo dispositivo ou infraestrutura de TI em que você investir seja compatível com a nova rede. Comece a fazer um inventário de seus dispositivos de tecnologia atuais (como smartphones) que não são compatíveis e comece a atualizá-los para os que são. Comece a analisar os sistemas e serviços que não estão atualmente na nuvem e considere movê-los para aí.

 

Uma das melhores dicas que vimos é nomear alguém dentro da empresa para começar a construir um “roteiro” para o 5G. Peça para que possam compilar uma lista para ver o que é compatível, o que não é, quais serviços podem ser movidos para a nuvem, o que não pode e quais os potenciais serviços podem ser aproveitados quando o 5G for implantado. Peça-lhes que comecem a planejar agora para que, quando a rede for lançada, possam começar a usufruir de todas as vantagens imediatamente.

 

Em última análise, você precisará ver se seu provedor de telecomunicações atual implantará o 5G para seus clientes e, caso contrário, precisará começar a procurar e encontrar uma nova empresa que o faça. Cada empresa de telecomunicações provavelmente lançará o 5G em seu próprio ritmo, portanto, escolha uma operadora que esteja planejando lançar essa tecnologia de forma “agressiva”. A adoção antecipada  a esta tecnologia, colocará o seu negócio na vanguarda do seu setor.

 

Os dispositivos inteligentes e a Internet das Coisas (IoT) estão na vanguarda da tecnologia, dos consumidores e das empresas, e os primeiros usuários colherão os benefícios desses novos e interessantes produtos.